Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo homenageia Paratleta Isabela Carla Francos, Atleta Valter Stadnik e Artista Marili das Graças Vieira Teixeira

por RAFAELLA publicado 07/12/2022 12h11, última modificação 07/12/2022 12h11

Proponentes das Moções e homenageados

Na noite do dia 06 de dezembro, a Câmara entregou Moção de Aplausos à paratleta Isabela Carla Francos, ao atleta de tiro esportivo Valter Stadnik e à artista iratiense Marili das Graças Vieira Teixeira. Três iratienses que se dedicam às suas habilidades, amam o que fazem e com seus talentos vêm elevando o nome de Irati. As Moções foram aprovadas por unanimidade de votos pelos parlamentares e as entregas foram acompanhadas por familiares e amigos dos homenageados.

Atributos como emprenho, dedicação, determinação e amor ao que fazem, qualifica-os a receber essa homenagem pública, reconhecendo a importância dos seus feitos, por trazerem orgulho e muito bem representarem o município de Irati.

De autoria dos vereadores Alcides Cezar Pinto, Helio de Mello, Teresinha Miranda Veres e Vera Maria Gabardo, a Moção concedida a Isabela e sua comissão técnica, reconhece as duas medalhas de ouro conquistadas no Metting Paraolímpico Loterias Caixa, realizado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro, na modalidade de arremesso de peso e lançamento de disco. “Izabela vem orgulhando a cidade com muita dedicação e responsabilidade. É um exemplo de superação e resiliência, a qual vem superando dificuldades de conciliar os treinamentos com o trabalho que desempenha na Escola Rosalina Cordeiro de Araújo”.

Já a Moção de Aplausos concedida ao atleta de tiro esportivo Valter Stadnik foi apresentada pelos vereadores Helio de Mello, Amauri Cezar Jacumasso, Teresinha Miranda Veres e Vera Maria Gabardo. A homenagem segundo Helio, um dos autores do projeto, também se justifica pelo título conquistado pelo atleta Valter, que se sagrou vice-campeão no Campeonato das Américas de FAN 32, competição realizada nas instalações do Clube Paranaense de Tiro em Piraquara - PR. “No Campeonato das Américas, participaram 167 atletas de vários países, sendo que apenas dois atletas conseguiram fechar 25/25, onde após fizeram uma barragem com 10 FANs, sendo campeão o argentino Marcelo Lucci e vice-campeão o iratiense Valter Stadnik, do Clube de Tiro Irati”.

A Artista iratiense, Marili das Graças Vieira Teixeira, recebeu a Moção de Aplausos dos Vereadores Vera Maria Gabardo, Helio de Mello, José Ronaldo Ferreira e Teresinha Miranda Veres. A homenagem reconhece a brilhante trajetória e o trabalho desenvolvido pela artista, especialmente com a criação, no ano de 2002, da peça: A Bruxa da Montanha, para os alunos da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo. A peça, contada e dramatizada pela artista, fez tanto sucesso que a mesma foi convidada para apresentar em outras escolas. Foi transformada em livro, lançado em 2006. Depois veio a Bruxa da Montanha II e III e é contada até hoje em escolas de Irati e região, registrando nestes 20 anos, mais de 170 apresentações. “A homenageada, que hoje dedica-se à contação de Histórias em Creches e Escolas, acredita que o incentivo à leitura, através de histórias é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Uma grande referência para a arte e cultura do município”, destacou uma das autoras do projeto Vera.

Os proponentes das Moções entregaram Certificados aos homenageados. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos. Helio reafirmou que as homenagens concedidas pela Câmara representam o reconhecimento à importância do esporte, da arte e da cultura iratiense.