Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo homenageia o Professor Edson Luis Kuzma com Moção de Aplausos

Legislativo homenageia o Professor Edson Luis Kuzma com Moção de Aplausos

por RAFAELLA publicado 27/09/2023 10h09, última modificação 27/09/2023 10h09
Legislativo homenageia o Professor Edson Luis Kuzma com Moção de Aplausos

Homenageado e vereadores proponentes da Moção

No dia 26 de setembro, a Câmara entregou Moção de Aplausos ao Professor Edson Luis Kuzma pelo recebimento do Prêmio Capes de Tese na área de Administração Pública de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A premiação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior reconheceu as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros no último ano. A conquista torna o Professor exemplo de profissional docente, mérito resultante da dedicação na vida acadêmica como educador e pesquisador. A Moção foi aprovada por unanimidade de votos pelos parlamentares e a entrega foi acompanhada por familiares e amigos do homenageado.

De autoria dos Vereadores Alcides Cezar Pinto, José Ronaldo Ferreira, Helio de Mello e Teresinha Miranda Veres, em nome do povo iratiense, a Câmara presta homenagem ao Professor, como forma de reconhecer a importância do feito e, ao mesmo tempo, ressalta a importância do prêmio como referência para a valorização e incentivo dos demais professores.

Em nome dos autores da homenagem, Alcides Cezar Pinto, enalteceu o Professor Edson que também trabalha no departamento de licitação da Prefeitura e é respeitado e elogiado pelos servidores. “Edson se destacou a nível nacional defendendo sua tese de doutorado em um programa de pós graduação e recebeu o Prêmio Capes, que reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros. Com 1469 trabalhos, essa edição teve o maior número de inscritos nos 19 anos de concurso. Kuzma cursou doutorado em administração na Unoesc, no município de Chapecó, no período de 2019 a 2022. A sua tese defendida em 2022, tem como objetivo propor uma escala de mensuração para inovação, modelos de negócios de economia circular, recuperação de recursos e proposição de valor. A pesquisa foi aplicada em 1389 empresas do setor Pet, localizadas no Brasil. A tese apresenta contribuições e implicações gerenciais, acadêmicas, teóricas, metodológicas e sociais, em diversos sentidos. Edson é exemplo de servidor público que tirou férias para poder fazer provas e se dedicar a essa tese sem faltar ao trabalho. Professor Kuzma é exemplo de amigo e ser humano, muito dedicado ao que se propõe, e hoje vem colhendo os resultados”, parabenizou Alcides.

O Professor Edson Luis Kuzma agradeceu a homenagem, especialmente ao Alcides que é seu aluno na Unicentro. “Esta premiação da Capes foi a coroação de um estágio de doutoramento. Sou nascido na comunidade do Rio Corrente e tenho orgulho dessa origem, estudei na escola da Lagoa, no Colégio Antônio Xavier e na Unicentro, sempre fui aluno da escola pública e cheguei ao doutorado muitas vezes recebendo bolsas. Ressalto a importância da educação na vida das pessoas. É uma honra estar sendo reconhecido com um trabalho a nível nacional. Agradeço aos meus pais por estarem sempre ao meu lado me apoiando e incentivando. A tese foi um período transformador na minha vida, muito do que conseguimos só alcançamos com esforço. Agradeço a todos os vereadores pela homenagem, aos meus colegas de prefeitura e aos meus amigos da Unicentro”.

Representando a Prefeitura, Rosenilda Aparecida Golinhak Paiva, demonstrou o imenso orgulho de estar participando deste momento que reconhece o sacrifício do Edson. Não chegamos a lugar nenhum sem trabalho, sacrifício e humildade. O Edson é mais do que merecedor e é o nosso Doutor”, enalteceu.

Os proponentes da Moção entregaram Certificado ao Professor. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos em forma de admiração e respeito. Ronaldo reafirmou que a homenagem concedida pela Câmara representa o reconhecimento e a valorização de toda dedicação e esforço no desenvolvimento do seu trabalho como professor e pesquisador, elevando também o nome de Irati.