Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo homenageia o Paratleta Iratiense Heverton Gil

Legislativo homenageia o Paratleta Iratiense Heverton Gil

por RAFAELLA publicado 22/03/2023 09h59, última modificação 22/03/2023 09h59
Heverton conquistou a medalha de ouro no 1º Campeonato Mundial de Parajiu-Jitsu No-Gi, tornando-se o primeiro campeão mundial da modalidade
Legislativo homenageia o Paratleta Iratiense Heverton Gil

Proponentes da honraria, secretário André e homenageado

No dia 21 de março, a Câmara entregou Moção de Aplausos ao paratleta Heverton Gil, que conquistou medalha de ouro no 1º Campeonato Mundial de Parajiu-Jitsu No-Gi, realizado em São Paulo, no dia 21 de janeiro, tornando-se o primeiro campeão mundial da modalidade. A Moção foi aprovada por unanimidade de votos pelos parlamentares e a entrega foi acompanhada por familiares e amigos do homenageado.

De autoria dos vereadores Alcides Cezar Pinto, José Ronaldo Ferreira, Teresinha Miranda Veres e Vera Maria Gabardo, a Moção concedida ao paratleta, reconhece a importante conquista respaldada em atributos como empenho, determinação, disciplina e amor ao esporte, qualificando-o para receber essa homenagem pública. O Poder Legislativo ressalta a importância do título como referência para a valorização e incentivo do esporte local.

O paratleta iratiense Heverton, de 25 anos, iniciou carreira no atletismo, quando ainda estudava no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, através dos professores Eliton e Emerson, ainda em 2015. Segundo ele, pessoas a quem agradece até hoje por terem o inserido no mundo do esporte e acendido a chama da competição dentro dele, mostrando que, apesar das dificuldades, ele era capaz. Depois disso, Heverton recebeu um convite para treinar em Curitiba, ainda na modalidade do atletismo. Foi lá que descobriu a paixão pelo jiu-jitsu e decidiu mudar os rumos da carreira. Antes de ir para o Mundial, o atleta já havia disputado outros campeonatos, como o paranaense, brasileiro e sul-americano, inclusive o South American Pro, no qual conquistou a vaga para o Mundial. “A conquista do Mundial representa uma realização pessoal e o resultado de todas as batalhas e dificuldades que precisei enfrentar para conquistar este título”. O paratleta fez agradecimentos especiais às suas professoras, pai, irmão, avós, mãe e à sua esposa, seu alicerce. “Hoje se estou no topo do mundo, devo isso à minha esposa e a minha mãe. Todos que estão aqui hoje, tem papel fundamental na minha trajetória. Esse título é de todos nós”.

O Presidente José Ronaldo Ferreira registrou a satisfação da Câmara em homenagear o paratleta Heverton, um verdadeiro campeão, que conquistou o título com muita dedicação e determinação, tornando-se exemplo a ser seguido por crianças e jovens. Em nome dos proponentes da Moção, o vereador Alcides Cezar Pinto cumprimentou o paratleta e reforçou a atribuição da Câmara de valorizar os esportistas em todas as áreas. “Parabéns Heverton pela conquista, e como você mesmo disse que muitas pessoas fazem parte desse momento, gostaria de parabenizar a sua família, professores e incentivadores que estiveram e estão ao seu lado sempre, e em especial a sua esposa Gracielle que está à espera do Pedro Gabriel. Deus lhe abençoe campeão, desejo muito sucesso na sua vida”, parabenizou.

O secretário de esportes, Andre Demczuk, disse que se fez presente na homenagem por ser um grande admirador do Heverton. “Um atleta que sempre correu atrás sozinho dos seus sonhos, sem apoio do poder público. Hoje o Heverton é bolsista do município, gostaríamos de poder fazer mais, porém, dentro da realidade de Irati é o que podemos colaborar. Hoje estivemos em Curitiba participando de uma reunião na Paraná Esporte e fizemos um pedido para que Irati tenha um Centro de Iniciação Esportiva de Paradesporto. E, oficializamos também, o Dia da Inclusão no município, onde as pessoas poderão conhecer mais os esportes que elas podem participar mesmo tendo algum tipo de deficiência. Nós vamos bancar este festival, com o apoio do poder público municipal. E o Heverton com certeza nos ajudará, sendo exemplo para outros jovens. Parabéns Campeão”.

Os proponentes da Moção entregaram Certificado ao homenageado. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos. Ronaldo reafirmou que a homenagem concedida pela Câmara representa o reconhecimento e a valorização do esporte e dos atletas locais, que dedicados às suas habilidades amam o que fazem e com seu talento elevam o nome de Irati.