Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo homenageia o Conselho Tutelar de Irati

Legislativo homenageia o Conselho Tutelar de Irati

por RAFAELLA publicado 20/12/2023 11h40, última modificação 20/12/2023 11h39
Legislativo homenageia o Conselho Tutelar de Irati

Vereadores e Conselheiros

No dia 19 de dezembro, a Câmara entregou Moção de Aplausos ao Conselho Tutelar de Irati, reconhecendo o trabalho dos integrantes deste relevante órgão público municipal, que possui diversas atribuições relacionadas no estatuto da criança e do adolescente e atua há mais de três décadas no município. A Moção proposta pela vereadora Vera Maria Gabardo, Alcides Cezar Pinto, Helio de Mello e Teresinha Miranda Veres foi aprovada por unanimidade de votos pelos parlamentares e a entrega foi acompanhada pelos conselheiros.

Segundo o Presidente Dr. João Henrique Duarte, a Câmara Municipal concede Moção de Aplausos ao Conselho Tutelar de Irati como forma de reconhecer o trabalho destes profissionais, que atuam como organizadores da sociedade para assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes. “Uma oportunidade para enaltecermos os esforços de homens e mulheres que ocupam e já ocuparam a função de conselheiros tutelares, os quais, com honradez e dedicação, cumpriram sua missão para o exercício da cidadania, ao longo destes 30 anos de existência do Conselho Tutelar de Irati”.

Em nome dos autores da homenagem, Vera Maria Gabardo, discorreu sobre a história da instituição. “O Conselho Tutelar de Irati foi instituído em 1993 e desde então mais de 70 pessoas da comunidade foram e são conselheiros e conselheiras tutelares. A cada quatro anos acontece o processo de escolha, onde a população elege cinco representantes que possuem a função de defender e garantir os direitos das crianças e adolescentes iratienses. O principal compromisso dos conselheiros é fazer com que nossas crianças e adolescentes tenham acesso a escola, saúde, convivência familiar e comunitária, a proteção contra o trabalho infantil e principalmente que não passem por situações de violências e negligências. Infelizmente nossas crianças e adolescentes, muitas vezes, sofrem violência de quem deveria protegê-las, sendo violências físicas, psicológicas e até sexuais. Por isso a importância do Conselho para tutelar esses pequenos que precisam, merecem e tem direito a proteção integral nessa fase de desenvolvimento que estão passando. Parabéns a estes profissionais pelo importante trabalho que realizam”, enalteceu Vera.

O Conselheiro Tutelar, Antônio Ademir Alves Carneiro, relatou um pouco da construção da história do Conselho em Irati, e agradeceu a homenagem em nome da instituição. “Quando recebemos a noticia da Moção, nos tocou muito, pois é a primeira vez que somos homenageados. Agradecemos aos vereadores pela aprovação unânime da Moção. Desde 1933, tivemos grandes avanços nas políticas públicas nesta área, e espero ter ainda mais para que possamos sempre melhorar o atendimento às nossas crianças e adolescentes. Os nossos pequenos hoje, não querem que tenhamos dó deles, querem apenas que seus direitos sejam respeitados. Desejo sabedoria e que Deus abençoe aos novos conselheiros”, destacou Ademir desejando também um Feliz Natal e um ano novo de muita paz a todos.

Os proponentes da Moção entregaram Certificado ao Conselho Tutelar. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos. Dr. João registrou a satisfação da Câmara em homenagear esta importante instituição. “Esta homenagem representa o reconhecimento e a valorização dos conselheiros, destacando o empenho e o profissionalismo na execução de suas funções, os quais realizam um trabalho que transcende as paredes do conselho, afiançando que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam garantidos e respeitados”.

(assessoria Câmara Municipal de Irati)