Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo homenageia o Centro de Integração Empresa Escola do Paraná - CIEE/PR Unidade de Irati

por RAFAELLA publicado 22/11/2023 12h06, última modificação 22/11/2023 12h06

Homenageados e autores da Moçao

No dia 21 de novembro, a Câmara entregou Moção de Aplausos ao Centro de Integração Empresa Escola do Paraná - CIEE/PR Unidade de Irati. Desde a sua fundação no ano de 1999, a instituição vem oferecendo aos jovens oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional “transformando vidas e construindo futuros”. A Moção proposta pelos Vereadores Alcides Cezar Pinto, José Ronaldo Ferreira, Dr. João Henrique Duarte e Vera Maria Gabardo foi aprovada por unanimidade de votos pelos parlamentares e a entrega foi acompanhada por membros da Unidade.

Segundo o Presidente José Ronaldo Ferreira, a Câmara Municipal concede Moção de Aplausos ao CIEE – Unidade de Irati, em razão do trabalho desenvolvido pela instituição há mais de duas décadas, um feito a ser comemorado, por seus colaboradores e por toda a população iratiense. “Prestamos esta homenagem em nome do povo de Irati, como forma de reconhecer a importância da instituição, que atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho por meio de programas de estágio e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais. A entidade contribui para o desenvolvimento econômico e social do nosso município”, elogiou o Presidente afirmando que a Moção também é uma oportunidade para enaltecer valores como educação, aprendizagem, responsabilidade, trabalho e oportunidade.

Em nome dos autores da homenagem, Alcides Cezar Pinto, discorreu sobre a história do Centro de Integração Empresa Escola do Paraná, uma associação privada, de âmbito estadual, sem fins lucrativos, de Assistência Social e de Utilidade Pública, mantida por contribuições dos membros cooperados. “O CIEE/PR foi fundado em 14 de agosto de 1967. Iniciativa de um grupo de educadores e empresários preocupados com o descompasso entre a formação profissional e a capacitação do estudante para ingressar no mundo do trabalho. Há mais de 56 anos, atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, tem uma média mensal de 30.300 estagiários e 5.700 aprendizes, e já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de mais de cinco décadas de atuação, contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,6 milhão de adolescentes, jovens e estudantes no mundo do trabalho. O escritório em Irati iniciou suas atividades no dia 1º de julho de 1999, quase 25 anos de atuação, mantendo o compromisso com os jovens, trazendo-lhes oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional”, relatou.

O Gerente Regional do CIEE/PR, Giuliano Marcelo Borges, agradeceu a homenagem e discorreu sobre a sua trajetória na instituição. “A minha carreira profissional iniciou aos 14 anos em uma madeireira como office boy, onde permaneci por quase 10 anos. Depois disso, ingressei no CIEE-PR como estagiário no dia 18 de julho de 2003. Na época as legislações de estágio eram diferentes, conseguíamos atuar em funções que hoje a legislação já não permite, comecei a visitar empresas visando a captação e mais oportunidades para os jovens de Irati e região. Em seguida, fui efetivado na função de agente de estágio 2, depois 3 e com a reestruturação do CIEE em 2010 assumi a Coordenação do Escritório. Em 2019, fui promovido a Supervisor Regional, e no início deste ano, fui promovido a Gerente Regional da instituição, a minha gerência abrange cerca de 74 municípios. Esse meu relato espelha os jovens que encontram portas abertas, o estágio pode proporcionar muitas oportunidades. Para nós é uma grande alegria unir forças com os poderes legislativo, executivo e judiciário, empresas, entidades e instituições de ensino por um propósito que é a inserção do jovem no mundo do trabalho. Hoje o mercado está competitivo, precisamos proporcionar aos jovens uma formação complementar”, afirmou Giuliano agradecendo mais uma vez a homenagem que representa muito para a instituição.

Os proponentes da Moção entregaram Certificado ao CIEE / PR – Unidade de Irati. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos. O Presidente José Ronaldo Ferreira registrou a satisfação da Câmara em homenagear esta importante instituição. “A Moção entregue representa o reconhecimento e a valorização ao CIEE/PR, destacando o empenho e o profissionalismo das pessoas que a integram, como forma de reconhecer o serviço prestado, divulgando, incentivando e motivando a capacitação dos estudantes para ingressar no mundo do trabalho”.