Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo homenageia e parabeniza 8ª Cia Independente de Irati pelo 12º Aniversário

por RAFAELLA publicado 03/11/2022 14h54, última modificação 03/11/2022 14h54
A vereadora Teresinha Miranda Veres entregou à Corporação uma placa em reconhecimento ao trabalho prestado à população de Irati e região

Vereadores e alunos do Curso de Formação de Praças da Policia Militar de Irati

Foi realizada na noite do dia 1º de novembro, a 13ª Sessão Ordinária do 2º Período do 2º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, um projeto de lei substitutivo do Executivo e cinco indicações dos vereadores foram apresentadas. A Sessão foi acompanhada pela Subcomandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar de Irati, Tenente Gisleia Aparecida Ferreira, e pelos alunos do Curso de Formação de Praças da Corporação.

No Expediente foi lido o Projeto de Lei Substitutivo do Executivo nº 036/2022, que dispõe sobre a forma de amortização do déficit técnico atuarial de acordo com a Portaria MF n° 464/2018 - custo suplementar - da Previdência Social dos Servidores do Município de Irati - CAPSIRATI, mediante atualização anual, bem como revoga a lei 4909/2021.

Na Ordem do Dia, foram aprovados em primeira votação os Projetos de Lei do Legislativo nº 023/2002 (João Henrique Sabag Duarte), que denomina a Unidade Básica de Saúde do Distrito de Gonçalves Júnior, de “UBS Adriana Morais Carvalho” e o nº 023/2002 (Leomar Jacumasso), que denomina a Rua Sem Denominação “A”, do Loteamento São Miguel, no Bairro Lagoa, de Rua Julio Gil.

PALAVRA-LIVRE

Teresinha Miranda Veres relembrou a “Campanha Novembro Azul”, reforçando a importância da prevenção e combate ao câncer de próstata. “A única forma de garantir a cura é por meio do diagnóstico precoce. Previnam-se homens, façam exames”, alertou.

A vereadora também prestou homenagem à 8ª Companhia Independente de Polícia Militar de Irati, que no dia 14 de outubro comemorou o seu 12º aniversário. Teresinha discorreu sobre a história da Corporação desde 1874 quando a Polícia foi instalada na cidade, com destacamento composto por um efetivo reduzido sob o comando de um Sargento. “Inicialmente o Destacamento de Irati era subordinado ao 1º Batalhão de Polícia de Ponta Grossa, mas com o crescimento da região e aumento do efetivo, no ano de 1970, foi elevado a 2ª Companhia Independente do 1º Batalhão, sediado na área central da cidade. Em 1988, teve sua sede transferida para o bairro Rio Bonito, onde encontra-se até hoje instalada. Entretanto, com a exigência de demandas mais especificas, em resposta às peculiaridades advindas do constante crescimento da região, aliado as atribuições de comando dos demais municípios, no ano de 2010, por meio do Decreto nº 8.531 de 14 de outubro de 2010, criou-se a 8ª Companhia Independente, desvinculando-a do 1º Batalhão de Polícia Militar. Adequando-se as necessidades da região, a 8ª Cia passou a assumir responsabilidades territoriais na área de segurança pública sobre os 10 municípios da região”, contou a parlamentar afirmando que Irati e região agradecem à Corporação pelos serviços prestados em todos estes anos, primando sempre pelo zelo e pela honestidade, protegendo os cidadãos, sociedade e os bens públicos e privados. “A todos os profissionais nosso reconhecimento e gratidão”. Teresinha entregou à 1ª Tenente Gisleia uma placa em reconhecimento ao trabalho da Polícia prestado à população de Irati e região.