Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo homenageia a Equipe de Bocha de Irati com Moção de Aplausos

Legislativo homenageia a Equipe de Bocha de Irati com Moção de Aplausos

por RAFAELLA publicado 13/09/2023 14h50, última modificação 13/09/2023 14h50
Legislativo homenageia a Equipe de Bocha de Irati com Moção de Aplausos

Autores da homenagem, secretário André e representantes da equipe de Bocha

Na noite de ontem (12 de setembro), a Câmara entregou Moção de Aplausos à Equipe de Bocha de Irati pela sua trajetória e especialmente por sua ascensão à primeira divisão em competições estaduais organizadas pela Federação e por sua participação na fase regional dos Jogos Abertos do Paraná deste ano. De autoria dos Vereadores Helio de Mello, Alcides Cezar Pinto, Teresinha Miranda Veres e Leomar Jacumasso, a Moção foi aprovada por unanimidade de votos pelos demais parlamentares e a entrega foi acompanhada pela equipe e pelo Secretário de Esportes André Demczuk.

Representando os autores da homenagem, Helio de Mello, elogiou os bocheiros e afirmou que em nome do povo iratiense, esta homenagem é mais do que justa e merecida em reconhecimento a importância desta equipe, que traz orgulho e muito bem representa o município através de seus participantes. “Essas importantes conquistas decorrem de muita determinação e disciplina e torna os atletas exemplos a serem seguidos, qualificando-os para receber essa homenagem pública. Somos intitulados um país do futebol e enfrentamos dificuldades para trabalhar com outro tipo de esporte além dos tradicionais, e esta equipe vem quebrando barreiras e se destacando desde o tempo do Clube Sete, onde a bocha já era referência. Não é apenas lançar bolas, precisa ter estratégia, técnica, conhecimento e treinamento. Os bocheiros de Irati estão de parabéns, pois vem formando atletas de todas as idades”.

O Secretário de Esportes, André Demczuk, afirmou que é uma honra falar sobre a equipe de Bocha. “Conhecia pouco deste esporte, mas aprendi a gostar, e hoje quis estar aqui para prestigiar os amigos e as famílias desta equipe, que é formada por muitas mulheres e crianças. Agradeço a todos os participantes, esta homenagem não é apenas pelos títulos alcançados, mas sim pelo que esta equipe vem fazendo pelo esporte de Irati”.

Representando a equipe homenageada, Cristiano Fiori, agradeceu a Moção. “Quando recebi o convite do Secretário Dedé para fazer parte da equipe da secretaria, ele pediu que eu ajudasse a equipe de bocha voltar a crescer. Começamos com os amigos buscando ideias, e demos início aos campeonatos em dupla, onde um ensinava o outro, hoje a bocha soma quase 80 atletas. Estamos formando muitos competidores e pela primeira vez na história de Irati, colocamos em terceiro lugar no Estado a bocha Mirim Juvenil. O Clube Sete tem 100 anos de história, e a bocha em Irati deve ter aproximadamente 80 anos, rodou por vários lugares e hoje está instalada no Parque Aquático e já merece uma nova quadra, pois os atletas estão aumentando. Pela primeira vez na história a bocha feminina também irá representar Irati nos Jogos Abertos do Paraná, das 26 mulheres, selecionaremos 10. Obrigado a todos pela homenagem, a bocha de Irati é mais do que merecedora”.

Os proponentes da Moção entregaram um certificado à Equipe. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos em forma de admiração, respeito e reconhecimento. Ronaldo reafirmou que a homenagem concedida pela Câmara representa a valorização do esporte e dos atletas locais, que dedicados às suas habilidades, amam o que fazem e com seu talento elevam o nome de Irati.