Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo entrega Moções de Aplausos ao Maestro Wellington da Costa Gonçalves Pereira e ao Coral Gaudeamus In Domino

Legislativo entrega Moções de Aplausos ao Maestro Wellington da Costa Gonçalves Pereira e ao Coral Gaudeamus In Domino

por RAFAELLA publicado 10/12/2025 16h44, última modificação 10/12/2025 16h44
Legislativo entrega Moções de Aplausos ao Maestro Wellington da Costa Gonçalves Pereira e ao Coral Gaudeamus In Domino

Vereadores, Maestro e membros do Coral

   No dia 9 de dezembro, os vereadores entregaram Moções de Aplausos ao Maestro Wellington da Costa Gonçalves Pereira e ao Coral Gaudeamus In Domino, cujas trajetórias se destacam pela excelência musical, dedicação artística e contribuição cultural ao município de Irati e à região. De autoria dos vereadores Teresinha Miranda Veres, Alcides Cezar Pinto, João Leuch, José Renato Kffuri, Selmo de Lima Vieira, Silvana Teresinha Rzepka e Sybil Dietrich, as Moções foram aprovadas por unanimidade de votos. As homenagens foram acompanhadas por amigos e familiares do Maestro e membros do Coral.

   Conforme o Presidente, Selmo de Lima Vieira, a Câmara, em nome do povo iratiense, presta justo reconhecimento ao Maestro Wellington da Costa Gonçalves Pereira, profissional que, desde sua infância, constrói uma trajetória exemplar na música. “Sua atuação eleva a qualidade artística local e inspira novas gerações”. Também presta homenagem ao Coral Gaudeamus In Domino, fundado em 2012 pelo Maestro João Wilson Faustini (in memoriam). “O grupo, formado por membros de diferentes crenças, tem como missão promover a união e o desenvolvimento cultural por meio da música. sua atuação em eventos, concertos e apresentações em Irati e outros municípios fortalece a identidade cultural local e contribui para a difusão da arte e da expressão comunitária”, enalteceu Selmo.

   Teresinha Miranda Veres, uma das proponentes das Moções, relatou que o Coral é um coro de música sacra e popular. “Seu nome, uma expressão em latim, significa ‘alegremo-nos no Senhor’, refletindo seu propósito de reunir pessoas de diferentes crenças religiosas. Fundado em 2012 pelo Maestro João Wilson Faustini (in memoriam), atualmente está sob a regência do seu sucessor, Maestro Wellington Costa. Através da música sacra e popular, o grupo promove a união entre as pessoas de diversas religiões que compartilham a crença em um ser superior. Atualmente o Presidente do Coral é Sr. Herculano Baptista Neto e são cerca de 30 coralistas. Os ensaios são realizados toda as quintas-feiras às 19 horas no Clube do Comércio”, informou Tere afirmando que o grupo é um exemplo de dedicação, talento e compromisso cultural.

    Wellington da Costa Gonçalves Pereira, de acordo com Teresinha, além de Maestro regente de Coral e Orquestra, é pianista, compositor e arranjador. “Iniciou sua experiência musical ainda criança, tocando contrabaixo elétrico aos nove anos na Igreja Evangélica. Em 2005, teve a oportunidade de aprender luthearia, trabalhando em uma fábrica de instrumentos musicais de cordas em Curitiba. Em 2014, começou a participar do Coral Gaudeamus sob a regência do Maestro João Wilson Faustini, o qual dedicou parte do seu tempo a ensiná-lo e prepará-lo para ser seu sucessor e herdeiro musical. Como aluno e maestro foi escolhido para ser o herdeiro responsável por todas as suas obras físicas e direitos autorais. Wellington participou de duas conferências internacionais da The Hymn Society of America e da SOEMUS – Sociedade Evangélica de Música Sacra, onde atualmente ocupa o cargo de presidente. Tem publicado diversas músicas através dessa sociedade. Também atua como professor de música no município de Fernandes Pinheiro, ministrando aulas de instrumentos musicais e orientando o coral infantil dos alunos do ensino integral”, relatou. Teresinha reafirmou a alegria e a satisfação de reconhecer publicamente o Coral e o Maestro, que com dedicação, sensibilidade e talento constroem uma história de música, união e cultura em Irati.

    Representando o prefeito, o Secretário de Comunicação Social, Sidnei Jorge, cumprimentou a todos pela homenagem. “Vocês foram chamados por Deus para emprestarem suas vozes aos anjos para cantarem e encantarem toda a humanidade. Deus fala através dos seus cantos. Parabéns”.

   O Maestro Wellington da Costa Gonçalves Pereira agradeceu o reconhecimento. “Receber esta Moção é um momento que transcende a gratidão pessoal é o reconhecimento do poder transformador da arte e da união comunitária. Música para mim nunca foi um conjunto de notas e sim a linguagem universal, que conecta corações e mentes. O Maestro Faustini enxergou em mim um verdadeiro milagre e por mais de 10 anos dedicou e investiu seu tempo a me ensinar e ainda me confiou a responsabilidade de ser o herdeiro de todas as suas obras. Sou grato a todas as pessoas que passaram pela minha vida e que fazem parte da minha história. Testemunhar a transformações de vidas através da música, a construção de um futuro mais consciente e harmonioso, é a essência do que fazemos. Agradeço a generosidade desta Casa de Leis”.

    Representando o Coral, o Presidente Herculano Baptista Neto registrou a honra de receber a Moção, título que traz mais compromisso e dedicação a todos. “O Canto Coral na década de 70 já tinha algumas expressões no município, mas foi a partir de 2012 que houve um divisor de águas em Irati com a presença do Maestro Faustini que revolucionou, e transformou um roqueiro em Maestro Wellington”, brincou. “Mesmo depois do passamento do Faustini em 2023, o Coral se manteve ativo e de forma digna, valorizando e respeitado a pessoa do Faustini, o qual deixou um legado tão grandioso nas mãos do Wellington, que com dignidade exemplar fez jus ao aprendizado que teve. Hoje temos a herança do Faustini e a presença do Wellington. Agradeço de coração a homenagem a todos os vereadores. Espero que a música sacra continue tocando o coração de todos e registro um convite para que mais pessoas possam participar do Coral”, agradeceu.

    Os proponentes das Moções entregaram Certificados ao Maestro e ao Grupo. O Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos em forma de admiração e reconhecimento aos homenageados. Antes de encerrar, o Coral realizou uma breve apresentação demonstrando seu talento e abrilhantando a solenidade. Selmo agradeceu a presença de todos e registrou que a homenagem concedida representa o valor atribuído pelo Legislativo aos profissionais e grupos culturais que elevam o nome de Irati, promovem a arte, fortalecem a comunidade e transformam vidas por meio da música.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)