Legislativo entrega Moção de Aplausos à Instituição de Longa Permanência para Idosos Santa Rita
No dia 07 de outubro, os vereadores entregaram Moção de Aplausos à Instituição de Longa Permanência para Idosos Santa Rita em reconhecimento ao seu relevante papel social no município, garantindo direitos às pessoas idosas, proporcionado acolhimento, bem-estar integral e diversos serviços de assistência social. De autoria dos vereadores Sybil Dietrich, Marcelo Duda e Selmo de Lima Vieira, a Moção foi aprovada por unanimidade de votos. A homenagem foi acompanhada por idosos acolhidos, funcionários do Asilo e membros da Loja Maçônica de Irati.
Conforme o Presidente da Câmara, Selmo Vieira, o trabalho desenvolvido pela instituição é motivo de orgulho para todo o município, que se enaltece com o exemplo de cidadãos comprometidos com a dignidade, bem-estar e desenvolvimento integral das pessoas idosas. “Parabenizamos toda a equipe do Asilo destacando seu empenho, dedicação e amor ao próximo”, agradeceu.
Sybil Dietrich, uma das proponentes da Moção relatou parte da história da instituição. “A ILPI – Santa Rita foi fundada em 21 de março de 1957 e tem por finalidade a promoção da Assistência Social, mantendo o foco do trabalho no acolhimento de pessoas acima dos 60 anos em situação de vulnerabilidade social fornecendo: moradia; vestuário; segurança alimentar e nutricional; higienização; medicamentos; e serviço de limpeza e lavanderia. Também é oferecido atendimento de cuidadores, serviço social, psicologia e nutricionista, além das oficinas de Artes Visuais e Movimentos Corporais. É proporcionado acesso a atendimento médico e odontológico. Sem distinção de etnia, credo, opinião política ou nacionalidade, a instituição é referência em acolhimento para pessoas de idade superior a 60 anos para os municípios de Irati, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins e Rebouças. Atualmente se encontram acolhidas 71 pessoas idosas de todos os graus de dependência. Dentro de um contexto em que a expectativa de vida da população cresce, faz-se necessário a valorização daqueles que contribuem para uma sociedade mais acolhedora e inclusiva. Esse importante papel desenvolvido torna a ILPI um exemplo de instituição, qualificando-a para receber essa homenagem pública”, enalteceu.
Ainda, segundo Sybil, a Santa Rita conta com diversos voluntários e parcerias. “Desenvolve também atividades e os cuidados integrais dos idosos são realizados por profissionais capacitados; há planejamento de atividades por parte de profissionais de Assistência Social e Psicologia; as refeições são elaboradas por nutricionista; há missas e cultos quinzenalmente; oficina de movimentos corporais; oficina de Arte; comemoração de aniversários dos acolhidos mensalmente; comemoração de datas festivas; visitas de familiares com o objetivo de manutenção de vínculos; parceria com instituições de ensino e empresas locais para o desenvolvimento de oficinas e projetos com os acolhidos; palestras e capacitações”, realtou Dietrich.
Emocionando, o representante da Instituição, Eugênio Demczuk, agradeceu a homenagem. “Em 1990 quando vagou a presidência do Asilo, como era conhecido na época, assumi em nome da Maçonaria a instituição e permaneci até os dias hoje. Agradeço aos irmãos da Loja Maçônica União e Progresso pela oportunidade. Divido a homenagem com todos os funcionários e colaboradores da instituição, pois sem eles nada seria possível. Hoje temos lá pessoas menos favorecidas pela sorte, muitas vezes abandonados pela família, mas todos são muito bem acolhidos. Em nome da ILPI e dos irmãos da Loja Maçônica agradeço a homenagem”. Selmo parabenizou a equipe da instituição pelo bom trabalho realizado, especialmente, a Marucha que há anos está na instituição sempre correndo em busca do melhor para os acolhidos.
Os proponentes da Moção entregaram Certificado ao Eugênio Demczuk. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos em forma de admiração e reconhecimento à ILPI. O Presidente reafirmou que a homenagem concedida representa a valorização a quem dedica seu tempo e compromisso ao serviço social, promovendo transformações na vida dos idosos e na comunidade.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





