Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo distribui Cartilhas Educativas nas Escolas Municipais

Legislativo distribui Cartilhas Educativas nas Escolas Municipais

por RAFAELLA publicado 30/11/2020 11h11, última modificação 30/11/2020 11h11
“Um trabalho sem cores partidárias, que visa apresentar, de forma clara e objetiva, as funções e atribuições dos Vereadores e da Câmara Municipal”, afirma o Presidente Nei Cabral
Legislativo distribui Cartilhas Educativas nas Escolas Municipais

Entrega das Cartilhas na Escola Municipal Esperança C. Chuilki no Guamirim

Atendendo as medidas de prevenção do coronavírus, o Presidente da Câmara - Nei Cabral e a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, Dione Cristina, estiveram em oito escolas do interior do município na sexta-feira (27), distribuindo Cartilhas Educativas, contendo informações sobre a importância do Poder Legislativo Municipal como a base de um sistema democrático.

No próximo ano letivo, a Cartilha poderá ser trabalhada em salas de aula pelos alunos, pois trata de assuntos como: “Democracia, Ações e Estrutura Política do Brasil; História das Câmaras no País; Função dos Vereadores e suas Atribuições; Importância da Participação da Mulher no Legislativo; O que é a Câmara Municipal e como ela é composta; O que é uma Lei; O que é uma Comissão Parlamentar de Inquérito; O vereador e a Ética; entre outros assuntos.

Conforme a Mesa Diretora, a política é uma arte, uma ciência muito mais ampla do que se possa imaginar. Sua prática ocorre desde o seio da família e se estende a todas as atividades humanas. “Por essa razão, é de suma importância a participação da população nas conquistas, ampliações e consolidação dos direitos individuais e coletivos em nosso sistema democrático”, enfatizou o Presidente Nei Cabral afirmando: “Este é um trabalho sem cores partidárias, que visa apresentar, de forma clara e objetiva, as funções e atribuições dos Vereadores e da Câmara, além de incentivar a participação e a formação da cidadania política dos nossos jovens e da sociedade em geral”.

A Coordenadora da Educação, Dione Cristina, elogiou o material produzido pela Câmara, o qual poderá ser trabalhado em sala de aula no próximo ano. “A cartilha estimula a participação dos jovens na política, um forte canal de comunicação entre o Legislativo e as Escolas”.

Nos próximos dias o trabalho de distribuição continuará nas escolas da área urbana. O objetivo, segundo a Mesa Diretora, é fazer com que o material chegue nos educandários, atingindo todos os alunos da rede municipal de ensino, que poderão levar a cartilha para casa e incentivar os pais, familiares, vizinhos e amigos a participar mais das atividades legislativas.