Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo concede Título de Cidadão Honorário de Irati ao Professor Eurico Pereira

por RAFAELLA publicado 16/12/2019 12h10, última modificação 16/12/2019 12h27
“Agradecemos ao Professor pela luta diária, motivação, paciência, partilha de conhecimentos e ensinamentos para a vida”, enalteceu Alberto Schereda

Homenageado, sua esposa e o proponente da honraria Alberto Schereda

Uma noite da educação. No dia 12 de dezembro, o Legislativo outorgou o Título de Cidadão Honorário de Irati ao Professor Eurico Pereira. A honraria proposta pelo vereador Alberto Schereda, aprovada por unanimidade de votos, reconhece os relevantes serviços prestados à nossa população por este Professor, que sempre desenvolveu sua missão com muita dedicação melhorando a qualidade do ensino do município.

O Presidente Nei Cabral afirmou que é um Título mais do que justo. “O Professor Eurico é exemplo de cidadania, trabalho e dedicação ao ensino. O trabalho de um professor na educação é fator decisivo para proporcionar oportunidades e melhorar a qualidade de vida da população. Por isso, esta homenagem não é somente dos poderes públicos, mas representa também o sentimento de toda a população iratiense que é grata por seus ensinamentos e exemplo de vida”, destacou.

O proponente da honraria, Alberto Schereda fez a leitura da biografia do homenageado. “Eurico Pereira nasceu no dia 24 de dezembro de 1945, na cidade de Rebouças. Formou-se em Ciências no ano de 1976 e em Matemática em 1979. Em 1980 mudou-se para Irati, onde passou a lecionar na Escola Nossa Senhora das Graças, educandário em que permaneceu trabalhando até a sua aposentadoria, deixando boas lembranças e saudades entre alunos e colegas de trabalho. Destacou-se de forma especial como professor, desenvolvendo nos alunos um gosto especial pela matemática, em alguns até mesmo a paixão pela matéria”, contou Schereda relembrando as frases que o Professor utilizada em sala de aula. “Em forma de motivação usava: ‘Vovô vai ficar contente’; ‘Vai ganhar um doce de batata doce’; ‘Seu caderno está um luxo ou seu Caderno está um Lixo’. As flores também desfilavam nas suas aulas: a Tulipa Branca; Tulipa Amarela e a famosa Tulipa Negra. O Professor também usava arremesso de giz em parábola na carteira do aluno que estava descontente, no mundo da lua. Foram muitas as frases utilizadas por este mestre que marcaram a vida dos alunos”, relatou o vereador. “Eurico abdicou de si mesmo por sua família e por seus alunos e em cada momento teve lições a ensinar, não apenas de matemática, mas de vida, em todos os momentos”, elogiou Alberto registrando o merecimento da honraria.

Emocionado, o Professor Antonio Alceu Jacopetti também prestou homenagem ao Professor Eurico. “Uma homenagem muito justa, o Eurico é um irmão e nós sabemos que a nossa função na educação é o que permanece quando o que se aprendeu foi esquecido. É depois de 30, 40 anos se deparar com alunos nos abraçando. Hoje, é sem dúvida, um momento de muita alegria à nossa classe”, afirmou.

Lisonjeado com a homenagem, o Professor Eurico agradeceu ao Legislativo. “No ano de 1980 cheguei em Irati para desempenhar a minha nobre função de ensinar e educar. Fui acolhido por todos os colegas, alunos e pela comunidade. Jamais tive a pretensão de ser reconhecido com este título, mas o reconhecimento veio e estou muito feliz por isso. Agradeço a Deus, ao prefeito, ao proponente Alberto e aos demais vereadores. De modo especial, agradeço aos meus ex-alunos que foram a chave mestre para que meu trabalho se realiza-se a contento. Com eles estabeleci uma troca de experiências e conhecimentos. São muitas lembranças no meu coração”, agradeceu o homenageado finalizando com uma frase de Augusto Cury: “Por trás de cada informação dada com tanta simplicidade em sala de aula existem as lágrimas, as aventuras e a coragem de um professor”.

O prefeito Jorge Derbli enalteceu o Professor Eurico. “O conhecimento é uma riqueza que a gente guarda num cofre, o qual adquirimos ao longo da vida através de pessoas chamadas professores e mestres. Só temos a agradecer ao homenageado que nestes últimos anos ensinou tanta gente com uma metodologia diferenciada. Coisas que marcaram a vida de muitos alunos. Ser professor é formar o prefeito, o vereador, engenheiro, médico, dentista, pedreiro, todas as profissões passam por suas mãos. Tenho certeza que nas equações da matemática o Professor Eurico repassou bons valores aos iratienses”, elogiou.

O Presidente Nei Cabral registrou que a homenagem concedida pela Câmara ao Professor Eurico representa o reconhecimento dos cidadãos iratienses, não só no âmbito da educação, mas também na realização de outras atividades que orgulham, engrandecem e visam o bem comum da população. “Esta honraria é uma demonstração do carinho, respeito e admiração dos iratienses ao Professor que ao longo dos anos conquistou tantas pessoas, através de seu esforço e qualidades”, enalteceu o Presidente.

Assista a Sessão Solene na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas” .