Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo concede Título de Cidadão Honorário de Irati ao Dr. Luiz Ernesto Pujol

por RAFAELLA publicado 11/05/2022 13h25, última modificação 11/05/2022 14h14
“Nunca trabalhei nos meus 45 anos de atividade pediátrica. Só me diverti e aprendi com a vivacidade, pureza e autenticidade das crianças”, enfatizou o homenageado

Vice-prefeita Ieda, ex-vereador Roni Surek, homenageado Dr. Pujol, Presidente Helio de Mello e prefeito Jorge Derbli

Em Sessão Solene, na noite do dia 10 de maio, a Câmara outorgou Título de Cidadão Honorário do Município ao Médico Dr. Luiz Ernesto Pujol. A homenagem foi proposta na legislatura anterior pelo ex-vereador Roni Surek, porém, o título não foi entregue anteriormente devido a pandemia. A solenidade contou com a presença do prefeito Jorge Derbli e da vice-prefeita Ieda Regina Schimalesky Waydzik.

O Título de Cidadão Honorário é uma homenagem prestada pelo Legislativo aos cidadãos que se destacam na sociedade pelos relevantes serviços prestados em prol da coletividade. O Presidente Helio de Mello declarou que a homenagem concedida é justa para mostrar o quanto Irati é grata ao homenageado que dedicou décadas de cuidado e amor às nossas crianças. “Dr. Pujol, sempre foi muito zeloso, ético e empenhado nas suas atividades, jamais fez distinção entre seus pacientes. Foi o socorro e o amparo de tantas mães e pais, dedicando uma vida inteira ao ofício de cuidar, tratar e curar com humanismo, dedicação e amor”.

Helio fez a leitura da biografia do homenageado, que nasceu em Curitiba em 25 de janeiro de 1947. Formou-se em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná em 1973. O início de sua carreira tem fortes raízes em Irati, onde foi nomeado pela Secretaria Estadual de Saúde e permaneceu por um longo período, formando um círculo de amizades e uma clientela de sua especialidade que se manteve fiel mesmo após ter sido remanejado para Curitiba. Dr. Pujol sempre teve destacado papel na representatividade da classe médica em defesa dos direitos da cidadania e nas importantes causas sociais e humanitárias. Sobre a sua profissão e especialidade cita: “Nunca trabalhei nos meus 45 anos de atividade pediátrica. Só me diverti e aprendi com a vivacidade, pureza e autenticidade das crianças”.

O proponente do Título ao Dr. Pujol, ex-vereador Roni Surek, disse que esta honraria não é uma homenagem, mas sim uma justiça. “Este reconhecimento não é porque o Dr. Pujol foi médico dos meus filhos, mas sim pela sua importante trajetória com as nossas crianças, salvando vidas sempre com muita dedicação e humildade. Foram oito anos em Irati cativando muitas famílias. Em conversa com iratienses sobre o Título concedido, recebi somente elogios e afirmações de que este reconhecimento é mais do que merecido”, afirmou Roni agradecendo ao médico em nome de Irati.

Dr. Pujol agradeceu as palavras e a homenagem. “Vim para Irati em 1974 quando ainda não existiam pediatras nem em Irati e nem na região. Fui muito bem recebido por todos, especialmente por médicos que já atuavam aqui. Nesta época fizemos um bom trabalho, trouxemos novos profissionais e outros pediatras. Fui recebido com condescendência e acolhido como igual. Sempre trabalhei pelo SUS, nunca tive consultório particular. Em 1975, um ano depois que estava em Irati, enfrentamos uma epidemia de meningite meningocócica, mas, felizmente, não perdemos nenhum doente. Lembro-me bem das enfermeiras que estiveram comigo neste período, este fato em Irati me marcou muito não como médico, mas como um sujeito que aprendeu que a medicina não é só remédio, muitas vezes o paciente precisa de palavras de carinho e atenção, de se sentir acolhido pelo médico”, enfatizou. O homenageado também fez um alerta a população sobre as doenças que estão voltando. “Temos vacinas disponíveis no SUS. Imaginem se não existisse o Sistema Único de Saúde nesta pandemia da Covid, o que seria de nós? Convençam as pessoas de que é preciso vacinar as crianças”, alertou. O médico disse ainda que sua expectativa para o amanhã é que a modernidade não apague o jeito simples e honesto dos iratienses. “Tenho muita alegria de chamar todos os iratienses de meus conterrâneos”, agradeceu.

O prefeito Jorge Derbli parabenizou o ex-vereador Roni pela homenagem e aos vereadores que aprovaram a honraria. “Quantas e quantas crianças passaram pelas mãos do Dr. Pujol, inclusive a minha neta. Só temos a agradecer por todos os atendimentos e, especialmente, pela atenção e carinho oferecido aos iratienses. O Senhor é um exemplo por tudo que fez pelo nosso povo e pelo legado que deixou à nossa cidade”.

O Presidente Helio de Mello afirmou: “Dr. Pujol é um dos médicos mais queridos e lembrados pela nossa população. Quem de nós não foi atendido ou teve um filho ou familiar atendido pelo Dr.? Hoje a nossa palavra é de gratidão. Muito obrigado por compartilhar conosco, por meio dos seus atendimentos, a sua sabedoria e experiência. Que Deus o abençoe para que o Senhor possa continuar exercendo o ministério da medicina pediátrica por muitos anos”, destacou. Mello registrou ainda que a homenagem concedida pela Câmara representa o reconhecimento dos cidadãos iratienses aos elevados serviços prestados não apenas na sua carreira médica, onde sempre atuou com amor e comprometimento, mas também em razão da sua trajetória como ser humano, multiplicando a generosidade e a excelência, saberes e cuidado, tornando-se um exemplo para todos nós.

Assista a Sessão Solene no ícone “Sessões Gravadas” no site www.irati.pr.leg.br