Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo concede Título de Cidadania Honorária de Irati à Sra. Joana Stroparo Duda

por RAFAELLA publicado 13/07/2022 10h30, última modificação 13/07/2022 10h39

Vereadora Teresinha, homenageada Dona Joana e Presidente Helio

Na tarde do dia 12 de julho, em Sessão Solene, o Legislativo outorgou o Título de Cidadania Honorária de Irati a Sra. Joana Stroparo Duda. A honraria proposta pelo Presidente Helio de Mello, aprovada por unanimidade de votos, é uma demonstração de carinho, respeito e admiração dos iratienses à homenageada que está com 102 anos de idade.

Conforme o Presidente Helio de Mello, a honraria não é somente um título gracioso, ele é concedido a quem realmente se dedica pelo engrandecimento do município, assim como Dona Joana, que nunca mediu esforços, honrando os desígnios de Deus, contribuindo para o desenvolvimento local. “A vida só tem expressão, sentido e beleza quando é guiada por ideais de bondade, justiça e humildade e este é o legado da homenageada, um espelho, uma inspiração para todos nós. Hoje nossa reverência é para esta mulher, que simboliza a força feminina na sociedade por suas conquistas, posicionamentos e sua grandiosa humildade”, destacou.

Dona Joana é a oitava filha do casal Francisco e Luiza Simionato Stroparo, imigrantes italianos. Nasceu na Colônia Antônio Rebouças (Campo Largo) no dia 28 de maio de 1920 e veio com seus pais para Irati com apenas 40 dias de vida. Casou-se com Tadeu Duda em 26 de outubro de 1940 com quem viveu por 60 anos, e teve 11 filhos, 23 netos, 25 bisnetos e 2 trinetas (tataranetas). Com 102 anos de idade, é um exemplo de humildade, ternura, simplicidade, desprendimento, hospitalidade, otimismo e intensa vida espiritual. Conforme o autor da honraria, “quem a conhece sabe a paz que irradia”.

Representando a família, o vice-prefeito de Rebouças, Fabio Marcelo Chiqueto, que é neto de Dona Joana, agradeceu e enalteceu a homenagem “Tive a oportunidade de morar por dois anos na casa da avó quando estudei no Colégio São Vicente e a rotina dela era se dedicar à família, ao trabalho, ao marido e a Deus. A vida dela se resume a dedicação total e integral a família e aos mais necessitados. Irati tem orgulho não só da minha avó, mas dos frutos que ela e meu avô produziram, gente honesta que contribui para o desenvolvimento de Irati. O mundo seria diferente se nós tivéssemos mais Joanas vivendo dentro dele”, agradeceu.

O prefeito Jorge Derbli saudou Dona Joana, seus familiares e a Câmara pela importante propositura. “Quantas vezes teremos oportunidade de homenagear pessoas com mais de 100 anos, eu fico imaginando a transformação que a homenageada viu acontecer nesse município nestes 115 anos. É um exemplo de vida e orgulho para a família. Irati agradece a Senhora pela sua história e por todos os feitos. A receita para se chegar aos 100 anos é a receita da Dona Joana, rezar”, brincou o prefeito parabenizando a homenageada e a família.

Helio de Mello registrou que a homenagem concedida representa o reconhecimento dos cidadãos iratienses aos elevados serviços prestados pela Sra. Joana. “É um orgulho para nós tê-la como conterrânea”, afirmou o autor do Título.

Assista a Sessão Solene na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas” pelo site www.irati.pr.leg.br