Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo aprova projetos que declaram de Utilidade Pública no Município a “Associação dos Praças Unidos” e a “Associação Iratiense de Artesãos”

por RAFAELLA publicado 15/06/2022 10h39, última modificação 15/06/2022 10h39

Todos os projetos na ordem do dia foram aprovados por unanimidade de votos

Foi realizada na noite do dia 14 de junho, a 19ª Sessão Ordinária do 1º Período do 2º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, foram lidas cinco indicações dos vereadores. Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram três projetos de lei do Executivo e Legislativo. A Tribuna Poupar foi utilizada pelo Secretário Municipal de Viação e Serviços Rurais, Amarildo José Polo, que discorreu sobre os serviços prestados pela pasta.

Na Ordem do Dia, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 017/20022 do Executivo, que altera a Lei n° 4746/2019 quanto aos percentuais de gratificação recebida pelo exercício das funções de Direção, Coordenação pedagógica e por Tempo Integral e Dedicação Exclusiva - TIDE nas Instituições Educacionais. Também foram aprovados em segunda votação, os projetos do Legislativo nº 012/2022 ((Alcides Cezar Pinto), que declara de Utilidade Pública no Município de Irati a “Associação dos Praças Unidos” e o nº 013/2022, que declara de Utilidade Pública no Município de Irati a “Associação Iratiense de Artesãos”.

PALAVRA-LIVRE

A vereadora Vera Maria Gabardo discorreu sobre a história da Associação de Artesãos de Irati. “Situada na Rua Dona Noca, anexa à Rodoviária Municipal, a referida associação atua no município há mais de 15 anos e já passou por mudanças significativas durante sua existência. Inicialmente, era sediada onde hoje está o prédio administrativo da Secretaria de Cultura e Turismo. Após alguns anos, a sede foi mudada para a antiga Casa da Economia Solidária, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes e, em 2018, passou para o espaço na Rodoviária, onde oferece maior comercialização dos produtos. Desde o início, a Associação já contou com a passagem de mais de 200 associados e atualmente conta com 60 sócios. A loja reúne diferentes tipos de artesanato, que são fonte de emprego e renda para muitos artesãos da cidade inclusive, alguns deles têm no artesanato sua principal fonte de renda. Todos os artesanatos comercializados na loja são feitos de forma totalmente artesanal por artesãos e artesãs da nossa cidade. A proposta é conseguir ter como associados no mínimo 150 artesãos em até dois anos, visando fortalecer este setor que movimenta cerca de 25% da economia local e fomenta o pequeno empreendedor, além de enriquecer a cultura e ser referência para o turista na região”, afirmou Vera que repassou também um vídeo mostrando a loja física. Os vereadores cumprimentam a vereadora pelo projeto e aos artesãos pelo belo trabalho que vêm realizando em Irati.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.