Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo aprova decreto que autoriza licença ao prefeito Jorge Derbli

Legislativo aprova decreto que autoriza licença ao prefeito Jorge Derbli

por RAFAELLA publicado 10/10/2018 15h34, última modificação 10/10/2018 15h34
Com o decreto aprovado, o prefeito municipal fica autorizado a licenciar-se do cargo, para tratar de interesses particulares, no período de 15 de outubro a 13 de novembro de 2018
Legislativo aprova decreto que autoriza licença ao prefeito Jorge Derbli

Marcelo Rodrigues votou contrário a licença do prefeito

Na Sessão Ordinária do dia 09 de outubro, foram lidos no Expediente cinco novos Projetos de Lei do Executivo e um Projeto de Resolução do Legislativo. Na Ordem do Dia, foram apreciados e aprovados sete projetos. Cinco vereadores fizeram uso da palavra-livre, os quais parabenizaram os colegas de casa pela coragem e participação no último pleito eleitoral e aos deputados eleitos.

Os vereadores aprovaram em segunda votação por unanimidade de votos os projetos de lei nº 105/2018, que autoriza o Executivo a aumentar a subvenção à Guarda Mirim de Irati e abrir crédito adicional suplementar na importância de até R$ 40.000,00; nº 106/2018, autoriza o Executivo a aumentar a subvenção à ASI – Associação Santos Inocentes (Cidade da Criança) e abrir crédito adicional especial e suplementar na importância de até R$ 88.000,00; nº 107/2018, autoriza o Executivo reparar os danos materiais causados ao imóvel de propriedade do senhor Aldemir Sobanski; nº 108/2018, autoriza o Executivo a receber em doação 297,04 toneladas de CBUQ da Empresa Acome do Brasil Ltda para pavimentação asfáltica da Rua Antônio dos Santos e parte da Rua Vereador François Abib; nº 109/2018, autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 15.000,00 e o nº 110/2018, que autoriza o Executivo a abrir crédito adicional especial e suplementar na importância de até R$ 2.400.000,00 como projeção de gastos até o final de mês de dezembro de 2018.

Já o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2018, que autoriza o prefeito municipal, Jorge David Derbli Pinto, a licenciar-se de seu cargo no período de 15 de outubro a 13 de novembro de 2018 foi aprovado com a dispensa do interstício legal de votação, em única votação, com o voto contrário do vereador Marcelo Rodrigues. A votação gerou bastante discussão entre os parlamentares.

Marcelo Rodrigues justificou seu voto contrário afirmando que que estava de licença, não assinou o parecer do Decreto, e não vê a necessidade de 30 dias de afastamento do prefeito. “Além disso, recebi informações que com a saída do prefeito, assumirá o vice, que irá exonerar cargos de confiança por questões políticas e de retaliação”, lamentou o vereador dizendo: “Se chegar neste nível a política de Irati, estamos perdidos”.

Rogério Luís Kuhn concordou com o raciocínio do Marcelo, avaliando que pós eleição, não é o momento correto da licença. “As coisas estão se assentando, os candidatos estão vindo para agradecer e outros para puxar a orelha. Concordo, porém, não podemos deixar de votar por questões de prazo. Sugiro que aprovemos, mas, que o prefeito tome as medidas possíveis jurídicas até o dia 15 para declinar do pedido. Vamos ficar de olho para descobrir exatamente o que está acontecendo”.

José Bodnar também concordou com os ambos os vereadores, mas ressalvou “não podemos trabalhar em cima de suposições e é direito do prefeito licenciar-se. Mas que está situação sirva de exemplo para que os projetos não venham em cima da hora. Não é hora de estar se licenciando por 30 dias. Vamos aprovar e ele que decline do seu direito”.

Roni Surek lembrou que dias atrás já veio um pedido de licença, mas, o prefeito pediu a retirada, devido algumas conturbações. “Agora a solicitação está vindo novamente com pedido de urgência. Nós estamos acatando, mas, conforme disse o Marcelo, surgiram rumores e onde há fogo, há fumaça, mas eu não vi fogo e nem fumaça, portanto, votarei favorável, em briga de homem não se mete a colher. A encrenca não é conosco”.

Valdenei Cabral destacou “vivemos num país democrático, confesso que respeito o voto de todos, mas como líder do prefeito não recebi nenhuma informação e muito menos boatos, portanto, antecipo meu voto respeitando a posição de todos”. Nivaldo Bartoski concordou com o pedido da licença dizendo: “para isso temos prefeito e vice. O prefeito está no seu direito, se ele pediu, é porque tem negócios particulares”. Por fim, o Presidente Helio de Mello enalteceu as manifestações, que demostram a preocupação com o poder público e com aquilo que pertence a todos”.

Sem mais projetos a serem apreciados na Ordem do Dia, a palavra-livre da Sessão, foi utilizada por cinco vereadores que trataram sobre diversos assuntos.