Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo aprova Plano Decenal Municipal pela Primeira Infância

Legislativo aprova Plano Decenal Municipal pela Primeira Infância

por RAFAELLA publicado 12/05/2022 13h30, última modificação 12/05/2022 13h30
Legislativo aprova Plano Decenal Municipal pela Primeira Infância

Todos os projetos foram aprovados por unanimidade de votos na Ordem do Dia

Foi realizada na noite do dia 10 de maio, a 14ª Sessão Ordinária do 1º Período do 2º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, três novos projetos do Executivo e uma Moção de Aplausos do Legislativo foram apresentadas. Também foram lidas cinco indicações e três requerimentos dos vereadores.

No Expediente, foram lidos os Projetos de Lei do Executivo nº 020/2022, que autoriza o Executivo a conceder premiação ao Concurso “Irati Tecnológico – Desenvolvimento de Aplicativo”; nº 021/2022, altera a Lei nº 4229/2016 e o nº 022/2022, que autoriza o Executivo a receber em reversão, e mediante licitação conceder direito real de uso de imóveis. Também foi lida a Moção de Aplausos do Legislativo nº 001/2022 (Alcides Cezar Pinto, Helio de Mello, Teresinha Miranda Veres e Vera Gabardo), que concede Moção de Aplausos ao atleta de tênis de mesa Cleverton Leal de Jesus. As referidas matérias já lidas no Expediente serão analisadas pelas Comissões Competentes da Casa e na Sessão Ordinária do dia 17 de maio, caso aprovadas, entrarão para primeira votação.

ORDEM DO DIA

Na Ordem do Dia, foi aprovado em segunda votação o projeto de lei do executivo nº 015/2022, que institui o Plano Decenal Municipal pela Primeira Infância de Irati-PR e os projetos do Legislativo nº 009/2022 (Helio de Mello), que inclui no Calendário Oficial de Festividades do Município de Irati a Romaria Penitencial do Itapará e o nº 010/2022 (Helio de Mello), que Declara de Utilidade Pública no Município de Irati-PR a “APMF CMEI Professor José Maria Orreda”.

Já em primeira votação foram aprovados os projetos do executivo nº 016/2022, que concede o direito real de uso de bem municipal para a Associação dos Grupos de Agricultura Ecológica São Francisco de Assis – ASSIS; nº 018/2022, altera a Lei nº 4430/2017 e o nº 019/2022, que altera a Lei nº 1796/2001. Também foi aprovado o projeto do Legislativo nº 011/2022 (Vera Gabardo), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Irati-PR o “Dia Municipal do Turismo”.

PALAVRA-LIVRE

Jorge Luiz Zen que prestou juramento antes do início da Sessão e assumiu no lugar do vereador licenciado José Renato Kffuri, usou a palavra-livre para agradecer a Deus, a família, amigos e as pessoas que sempre estiveram junto durante a sua caminhada política. “No último pleito eleitoral recebi quase 600 votos, espero corresponder cada voto com um bom trabalho. Agradeço também ao José Renato Kffuri que me proporcionou a vaga e desejo a ele boa sorte na Secretaria de Saúde. A Secretária Jussara fez um bom trabalho, tenho certeza que assim será com o Nato. Espero representar muito bem Irati”, afirmou.

Leomar Jacumasso discorreu sobre a promessa que fez durante a eleição à comunidade de Gonçalves Júnior, onde obteve o maior número de votos. “Prometi que o primeiro recurso que lutaria era para esta comunidade, que necessita de uma Capela Mortuária. E junto com o Deputado Estadual Hussein Bakri conseguimos viabilizar uma emenda de R$ 375 mil que será destinada para a construção desta Capela. Haverá também uma contrapartida do município de 270 mil. Este espaço atenderá Gonçalves Júnior e toda a região próxima, serão 191 m² de área construída e duas salas para velórios”, relatou. Leomar também discorreu sobre a emenda viabilizada pelo Deputado Estadual Artagão Júnior para construção de uma Capela Mortuária também no Distrito de Guamirim. “Conseguimos com o Deputado R$ 300 mil e haverá contrapartida do município de R$ 353 mil”, comemorou. O vereador disse que as duas emendas ultrapassam R$ 1,3 mi. “Estou muito feliz por poder ajudar as famílias, que agora terão espaços apropriados para velar seus entes queridos”, concluiu.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.