Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo aprova Moção de Aplausos ao Atleta de Tênis de Mesa Cleverton Leal de Jesus

por RAFAELLA publicado 19/05/2022 09h18, última modificação 19/05/2022 09h18

Os projetos de lei da Ordem do Dia foram aprovados por unanimidade de votos

Foi realizada na noite do dia 17 de maio, a 15ª Sessão Ordinária do 1º Período do 2º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, um novo projeto do Executivo e oito indicações dos vereadores foram apresentadas. Atendendo um convite do Presidente Helio de Mello, a Secretária Municipal de Educação, Jandira Terezinha Girardi, fez uso da Tribuna e discorreu sobre os projetos, atividades e ações da pasta. A Câmara ficou lotada de professores, diretores e funcionários da educação municipal.

No Expediente, foi lido o Projeto de Lei do Executivo nº 023/2022, que autoriza o Executivo a firmar convênios e conceder subvenção social à Liga Paranaense de Combate ao Câncer (Entidade Mantenedora do Hospital Erasto Gaertner) no valor de até R$ 350 mil. A referida matéria já lida será analisada pelas Comissões Competentes da Casa e na Sessão Ordinária do dia 24 de maio, caso aprovada, entrará para primeira votação.

ORDEM DO DIA

Foi aprovada em votação única, a Moção de Aplausos nº 001/2022 (Alcides Cezar Pinto, Helio de Mello, Teresinha Miranda Veres e Vera Gabardo), a qual homenageia o atleta de tênis de mesa Cleverton Leal de Jesus. Em segunda votação, foram aprovados os projetos do executivo nº 016/2022, que concede o direito real de uso de bem municipal para a Associação dos Grupos de Agricultura Ecológica São Francisco de Assis – ASSIS; nº 018/2022, altera a Lei nº 4430/2017 e o nº 019/2022, que altera a Lei nº 1796/2001. Também foi aprovado o projeto do Legislativo nº 011/2022 (Vera Gabardo), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Irati-PR o “Dia Municipal do Turismo”.

Já em primeira votação, foram aprovados os projetos de lei do executivo nº 020/2022, que autoriza o Executivo a conceder premiação ao Concurso “Irati Tecnológico – Desenvolvimento de Aplicativo”; nº 021/2022, altera a Lei nº 4229/2016 e o nº 022/2022, que autoriza o Executivo a receber em reversão, e mediante licitação conceder direito real de uso de imóveis.

PALAVRA-LIVRE

O 1º Secretário José Ronaldo Ferreira cumprimentou os Amigos da Santa Casa de Irati pelo evento realizado no dia 14 de maio no Estádio Coronel Emílio Gomes. “Foi um evento especial. Participei cuidando do churrasco, do fogo. Parabéns aos organizadores. Peço que seja enviado um ofício ao Técnico Cuca, em forma de agradecimento, pela sua participação junto com sua equipe no evento, que rendeu cerca de cinco mil quilos de alimentos à Santa Casa de Irati”. Ronaldo também fez a prestação de contas do seu projeto de partilha referente ao mês de abril. “Neste mês repassei o valor de R$ 2.321,00 para duas instituições. R$ 1.160,00 ao SASE, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, visando a compra de 75 pacotes de fraldas para uma pessoa acamada; e R$ 1.160,00 à Capela Nosso Senhor Bom Jesus, da comunidade de Arroio Grande, para auxiliar na troca da cobertura da referida Igreja que está danificada”, declarou. O vereador contou também que adquiriu, recentemente, uma cama hospitalar, que já está na sua residência e deverá atender a população. “Esta cama será a primeira de cinco que quero comprar ainda neste mandato para atender o povo sem custo nenhum para quem precisar. É o dinheiro do povo que retorna para o povo. Já estive em uma cama hospitalar, portanto, este gesto para minha pessoa tem gosto de gratidão”, enfatizou.

O Presidente Helio de Mello discorreu sobre a luta em prol da pavimentação de Gonçalves Júnior ao Distrito de Itapará. “Por diversas vezes apresentamos a parlamentares reivindicações da comunidade e o sonho de pavimentação asfáltica de Gonçalves a Itapará. Entregamos inúmeros documentos, porém, no final do ano passado recebi um convite para visitar um gabinete em Brasília e convidei alguns vereadores e o prefeito que nos acompanhou na viagem. Estivemos no gabinete do Deputado Evandro Roman e entregamos nas suas mãos o pedido. Felizmente, na semana passada, recebi a visita do prefeito e do deputado no meu local de trabalho, o qual trouxe a notícia do investimento de R$ 4,5 milhões para a primeira etapa de pavimentação da referida estrada. Estamos vendo uma luz no fundo do túnel. Com este valor será possível fazer cerca de cinco quilômetros dos 30 km que são necessários. Para fazer toda a estrada o investimento teria que ser de aproximadamente R$ 30 milhões. “Esta via é utilizada por estudantes, ambulâncias, agricultores, turistas, etc. São mais de 30 comunidades que serão beneficiadas, 14 igrejas, dois colégios estaduais, quatro escolas municipais, quatro postos de saúde, é uma espinha dorsal dentro de Irati”, afirmou. Segundo Helio, este recurso deve ser depositado este mês ainda para que em junho já ocorra a licitação e seja dada a ordem de serviço antes das eleições. “Sugeri ao prefeito que estes cinco quilômetros de pavimentação sejam feitos onde existem moradores para oferecer mais qualidade de vida às pessoas”.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra no ícone “Sessões Gravadas”.