Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo aprova, em 1ª votação, projetos que denominam ruas em homenagem a personalidades locais

Legislativo aprova, em 1ª votação, projetos que denominam ruas em homenagem a personalidades locais

por Ana Moraes — publicado 07/03/2024 08h48, última modificação 07/03/2024 08h48
Legislativo aprova, em 1ª votação, projetos que denominam ruas em homenagem a personalidades locais

Três vereadores utilizaram a palavra-livre na sessão


 A  4ª Sessão Ordinária do 1º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura aconteceu no dia cinco de março.  Na ocasião foram apresentados quatro Projetos de Lei e oito indicações ao Executivo. Na Ordem do Dia, sete projetos foram votados, sendo que quatro deles se referem à denominação ou alteração no nome de ruas. 

 No Expediente foram lidos o Projeto de Lei n.º 003/2024, do Executivo, que autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar a abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento do Município de Irati, para o exercício de 2024; Projeto de Lei nº 004/2024, do Executivo, que autoriza o Poder Executivo Municipal a adquirir os imóveis registrados nas matrículas nº 17.730, 17.691, 18.341, 17.799 e 18.340, do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Irati, compostos por, na totalidade, 61 unidades habitacionais. Além do Projeto de Lei nº 005/2024, também do Executivo, que autoriza o Poder Executivo Municipal a adquirir os imóveis do condomínio Residencial Bela, registrados nas matrículas nº 12.680, 12.681, 12.682, 12.683, 12.684, 12.685, 12.686, 12.687, 12.688, 12.689, 12.690, 12.691, 12.692, 12.693 e 12.694, do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Irati, compostos por, na totalidade, 15 unidades habitacionais; e o Projeto de Lei nº 008/2024, do Legislativo, que declara de Utilidade Pública no Município de Irati–PR o “Centro de Tradições Gaúchas Pousada de Tropeiro”. 

ORDEM DO DIA

 Foi aprovada em segunda votação, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 001/2024, recebida do Legislativo, que altera o §1º do art. 25 da Lei Orgânica do Município de Irati - PR. O vereador Alcides Cezar Pinto explicou sobre a proposta, “com o impedimento ou ausência do presidente, ou vice-presidente, o primeiro secretário assumirá a presidência da Câmara”. 

 Também foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 002/2024, do Legislativo, que denomina o campo Society do bairro Jardim Planalto de “Antonio Celso de Souza”. Alcides foi o proponente do projeto e trouxe a biografia do homenageado. Conforme o vereador,  “Xoxolo sempre foi envolvido com o esporte local e contribuiu muito para o desenvolvimento do município”. 

 O Presidente Interino Dr. João Henrique Duarte afirmou ser uma homenagem justa e destacou a importância política e social da história de Xoxolo para o município. O vereador Helio de Mello também elogiou o projeto, ressaltando que a homenagem perpetuará o nome de Antonio Celso de Souza, reconhecendo sua paixão pelo esporte e seu legado na cidade.

 Por último, em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 003/2024, do Legislativo, que concede reposição inflacionária sobre o auxílio-alimentação pago aos servidores da Câmara Municipal de Irati–PR. Dr. João Henrique esclareceu que “a reposição trata-se apenas de uma correção do vale-alimentação, do índice inflacionário dos anos de 2022 e 2023”. 

 Já em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 004/2024, do Legislativo, que denomina a Rua “G” do Loteamento Anciutti, no bairro Riozinho, de Rua Pedro Rodrigues da Silva. A proposta de nomear a rua em homenagem ao Sr. Pedro, morador conhecido como "Canjica" no Riozinho, é uma iniciativa da vereadora Teresinha Veres. “Os moradores solicitaram a denominação devido à necessidade de extensão de energia elétrica para suas residências. Na próxima sessão apresentarei a biografia do Sr. Pedro”, destacou.

 Também em primeira votação, foram aprovados dois projetos propostos pelo vereador Jorge Zen. O primeiro, Projeto de Lei nº 005/2024, do Legislativo, denomina a Rua "Sem Denominação" no Loteamento Jardim Kennedy, bairro Lagoa, como Rua João Freitas Filho. O segundo, Projeto de Lei nº 006/2024, do Legislativo, altera o nome da Rua Rio Vermelho no mesmo loteamento para Rua Vitoldo Michalski. Essas mudanças visam resolver problemas de nomenclatura na região, homenageando João Freitas Filho, um dos primeiros moradores da Lagoa, e o Sr. Vitoldo Michalski, que trabalhou como vigilante da Prefeitura por 31 anos. Os históricos de ambos serão apresentados na próxima sessão.

 O último projeto aprovado em primeira votação foi o Projeto de Lei nº 007/2024, do Legislativo, que amplia a extensão da Rua Ametista, localizada no Loteamento Santa Fé, no bairro Pedreira. O vereador Acides expressou preocupação com a situação da rua citada porque, segundo ele, parte dela tem um nome e outra parte tem outro, e, com a proposta de extensão, será corrigida essa questão. Dr. João reforçou a importância do projeto, uma vez que foi um pedido dos moradores. 

PALAVRA-LIVRE 

 Durante a palavra-livre, a vereadora Teresinha Miranda Veres destacou a importância do Dia da Mulher para celebrar as conquistas femininas e promover a igualdade de gênero. Ela ressaltou a representatividade das mulheres em todos os setores da sociedade e a necessidade contínua de valorização e respeito. Teresinha ainda expressou o desejo por um mundo onde todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades.

 Presidente Interino Dr. João Henrique Duarte usou a tribuna para celebrar a compra de 77 casas pelo programa Pró Moradia do Governo Federal. Parabenizou o Prefeito Jorge Derbli pela assinatura do contrato e agradeceu ao Secretário Robertinho e sua equipe pelo trabalho. Também mencionou emendas que virão, incluindo recursos para a Santa Casa de Irati. 

 Dr. João ainda expressou preocupação com a dengue, destacou a necessidade da adesão da população no combate aos focos do mosquito e sugeriu um mutirão de limpeza urbana. 

 A vereadora Vera também recorreu à Palavra-Livre, onde informou que virão novos recursos da Deputada Leandre e a agradeceu pelo apoio ao município. Por fim, parabenizou todas as mulheres e reconheceu a força das mães e trabalhadoras voluntárias de Irati. O vereador Jorge Zen aproveitou a oportunidade para detalhar os recursos da Deputada Leandre, enquanto Dr. João parabenizou-a pelo auxílio à cidade. O Presidente Interino ainda destacou a história inspiradora de mulheres como as vereadoras Teresinha e Vera, e felicitou todas as mulheres de Irati pelo Dia da Mulher. 

 A Sessão Ordinária na íntegra pode ser acompanhada através do ícone “Sessões Gravadas”.


(Assessoria Câmara Municipal de Irati)


NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO