Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo abre trabalhos e empossa membros das Comissões Permanentes para o ano de 2021

por RAFAELLA publicado 03/02/2021 17h30, última modificação 03/02/2021 17h27

Vereadores, Pastor, Padre e Prefeita em exercício

Foi realizada na noite de terça-feira (2 de fevereiro), a 1ª Sessão Ordinária do 1º Período da 27ª Legislatura. Participaram da sessão a convite da Mesa Diretora, a prefeita municipal em exercício, Ieda Regina Schimalesky Waydzik, o Pastor Romeu Ribeiro Batista da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e o Pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nelson Bueno da Silva.

O Pastor Romeu e o Padre Nelson realizaram uma benção no plenário, pedindo iluminação celestial, proteção e sabedoria no Legislativo nestes próximos quatro anos, para que os vereadores possam cumprir a missão de servir a população de forma digna e honesta.

Conforme prevê o Artigo 42 da Lei Orgânica Municipal e o Artigo 31 do Regimento Interno da Casa, também foi realizada a eleição e posse dos membros das Comissões Permanentes da Casa para o ano de 2021. Para cada Comissão apresentou-se apenas uma chapa à sua composição, respeitando a proporcionalidade partidária. As Comissões ficaram assim compostas: Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social – Presidente: Teresinha Miranda Veres, Relator: Alcides Cezar Pinto e Membro: José Ronaldo Ferreira; Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos: Presidente: Leomar Jacumasso, Relator: Amauri Cezar Jacumasso e Membro: Wilson Karas. Também foi empossada a Comissão de Ética Parlamentar, que tem o início do seu mandato nesta data e término no dia 31 de dezembro de 2022, a qual ficou assim composta: Presidente: José Ronaldo Ferreira, Relator: Ailton Laroca e Membro: Leomar Jacumasso. Lembrando que as Comissões de Justiça, Redação e Legalidade e Finanças, Tributos e Orçamento já tiveram suas composições definidas no mês de janeiro.

Na Tribuna Popular, a prefeita em exercício Ieda Regina Schimalesky Waydzik registrou a sua satisfação de estar presente em uma noite tão importante para a democracia brasileira e à cidade de Irati. “Com o início dos trabalhos legislativos se dá a completude do processo democrático. Os vereadores representam o nosso povo”, afirmou a vice-prefeita. “Nestes últimos oito meses da minha vida houve uma reviravolta. Me vi da noite para o dia dirigindo os destinos de uma população de mais de 60 mil habitantes. Nosso prefeito Jorge precisou se retirar para tratamento de saúde e me vi obrigada a assumir essa responsabilidade. Aproveito para agradecer aos vereadores que acataram os nossos pedidos de reuniões extraordinárias. Foram 30 dias de muito aprendizado. Vivemos um momento de recessão econômica mundial, de desempregos e desafios. A Prefeitura precisará ser melhorada e capacitada para vencer esses desafios. Para isso aprimoraremos a informatização e transparência de nossos atos para que a comunidade tenha conhecimento e facilite a fiscalização dos vereadores. Estamos trabalhando com diagnósticos para que possamos conhecer os gargalos que temos e corrigi-los. Uma das nossas metas é reformar a Defesa Civil e trabalhar em conjunto com a comunidade. A Pessoa Idosa também será prioridade no nosso governo. Temos mais de 40 projetos para colocar em prática, os quais o prefeito discorrerá em breve”, enfatizou Ieda comentando ainda que será uma vice atuante e espera contar com a visita dos vereadores em sua sala na Prefeitura. “Serei uma ponte de entendimento entre o poder Executivo e os Vereadores. A Câmara e a Prefeitura precisam trabalhar em harmonia com lealdade, sem cores partidárias, atuando para que Irati cresça e tenhamos mais empregos, saúde e educação e qualidade de vida”.

O Presidente Helio de Mello elogiou as palavras da prefeita em exercício afirmando que acredita na atuação de um vice-prefeito em uma administração, citando um exemplo: “Muitas vezes os cidadãos se deslocam do interior já cansados de reivindicar melhorias e quando chegam na Prefeitura não encontram o prefeito. É sobre essa participação do vice-prefeito que me refiro, de estar ali, no lugar do prefeito atendendo o povo, oferecendo respostas”. Helio também colocou a Casa de Leis a disposição para que integrados, os Poderes Executivo e Legislativo, possam trabalhar em harmonia em prol do bem comum. Disse ainda que as expectativas em relação a Câmara são bastante altas. “Mas temos certeza de que todos, independentemente de partido ou ideologia, vão trabalhar sempre pelos interesses da nossa sociedade na busca do desenvolvimento econômico, justiça social, novos empregos, saúde e educação.