Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / LDO 2023 é aprovada em primeira votação

LDO 2023 é aprovada em primeira votação

por RAFAELLA publicado 07/07/2022 13h13, última modificação 07/07/2022 13h13
LDO 2023 é aprovada em primeira votação

A Sessão foi acompanhada por diversos bombeiros

Foi realizada na noite do dia 5 de julho, a 22ª Sessão Ordinária do 1º Período do 2º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, três indicações foram lidas. Na Ordem do Dia, cinco projetos foram aprovados.

No Expediente, Alcides Cezar Pinto apresentou indicação à Comissão Municipal de Trânsito solicitando a pintura das faixas de pedestres e sinalização nas Ruas Professor Vitor do Amaral e Nossa Senhora de Fátima, próximo do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira. “Os moradores já fizeram diversas solicitações e até o momento nada foi feito. A falta de sinalização adequada vem prejudicando a segurança dos estudantes, condutores e transeuntes no trânsito”, justificou o parlamentar. Vera Maria Gabardo sugeriu melhorias na iluminação pública da Rua Manoel da Cruz do Nascimento, onde a falta de iluminação adequada traz desconforto e riscos diversos a toda comunidade, além de dificultar o deslocamento de pessoas e de veículos, gerando insegurança a quem reside e transita pelo local.

Já o 1º Secretário José Ronaldo Ferreira sugeriu a instalação de cobertura no ponto de ônibus localizado na Rua Expedicionário José de Lima (em frente à capela mortuária do cemitério municipal), visando melhorar as condições de quem utiliza o transporte coletivo, oferecendo aos usuários proteção contra a ação do tempo e mais comodidade.

Na Ordem do Dia, foram aprovados em segunda votação os projetos do Legislativo nº 014/2022 (Helio de Mello e Teresinha Miranda Veres), que concede o Título de Cidadão Benemérito do Município de Irati ao Senhor Nelson Bakaus; nº 015/2022 (Helio de Mello), que concede o Título de Cidadão Benemérito do Município de Irati ao Senhor Air Cavalim e o nº 016/2022 (Helio de Mello), que concede o Título de Cidadã Honorária do Município de Irati à

Em primeira votação, foi aprovado o projeto de lei do Executivo nº 029/2022, que dispõe sobre as Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária para o Exercício 2023 e dá outras providências e o projeto do Legislativo nº 017/2022 (Jorge Luiz Zen), que denomina a Rua Sem Denominação, do Loteamento São Miguel, no bairro Lagoa, de Rua Jacirema da Luz Oliveira.

PALAVRA-LIVRE

José Ronaldo solicitou o encaminhamento de um ofício ao chefe do DNIT solicitando providências em relação a BR 153, no trecho que cruza Irati. “Instalaram quatro radares para indústria da multa arrecadar. Foi instalado o último na Vila São João em cima de um buraco. É uma vergonha. Há alguns dias foi terminando a pintura do asfalto, porém, o mesmo já está repleto de buracos. Estive conversando com o prefeito sobre esta situação, e o Dnit não nos permite fazer reparos na via. Por isso, solicito que seja feito um ofício bem detalhado sobre a situação do asfalto, para que acidentes futuros sejam evitados. Do Riozinho até o Viaduto da BR 277 está intransitável”, desabafou o vereador em nome da população.

A vereadora Teresinha Miranda Veres cumprimentou os Bombeiros pelo dia 2 de julho, Dia Nacional dos Bombeiros. Segundo a parlamentar, a escolha da data se deu pelo fato que em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, sob o Comando do Major João Batista de Morais Antas, através do Decreto Imperial nº 1.775, o Imperador D. Pedro II criou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. “Antes do Corpo Provisório ser criado, quando havia ocorrência de incêndio, tocava-se os sinos das Igrejas avisando que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio. No Paraná foi instituído o Corpo de Bombeiros em 8 de outubro de 1912 e em Irati em 8 de dezembro de 1948”, contou. Para Teresinha, este importante profissional que integra a força de segurança pública do estado, é o herói da sociedade, que no exercício da sua atividade profissional, coloca sua vida em risco para salvar a de terceiros ou para defender bens públicos e privados da sociedade. “A profissão de bombeiro faz a vida das pessoas melhor nos momentos de dificuldades, protegendo com amor e dedicação no coração. Ser bombeiro é fazer a diferença na vida de alguém. É o verdadeiro amor ao próximo”. Em nome da Câmara, a vereadora entregou flores à Comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Carla Spak Sobol. Emocionada, Carla explanou sobre a trajetória na Corporação e agradeceu a homenagem em nome de todos os bombeiros.