Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Gerente Executivo do Senac Irati discorre sobre as ações da Instituição na Tribuna

Gerente Executivo do Senac Irati discorre sobre as ações da Instituição na Tribuna

por RAFAELLA publicado 26/10/2023 10h26, última modificação 26/10/2023 10h26
Gerente Executivo do Senac Irati discorre sobre as ações da Instituição na Tribuna

João Guilherme Baggio de Oliveira - Gerente Executivo do Senac

   No dia 24 de outubro, foi realizada a 13ª Sessão Ordinária do 2º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, um novo Projetos de lei do Legislativo, e oito indicações dos vereadores foram apresentadas. Atendendo um convite da Vereadora Teresinha Miranda Veres, o Gerente Executivo do Senac Irati, Sr. João Guilherme Baggio de Oliveira, discorreu sobre as ações da Instituição.

   No Expediente, foi lido o Projeto de Lei nº 017/2023 (José Ronaldo Ferreira), que concede o Título de Cidadão Benemérito do Município de Irati ao Senhor Odair Miguel Gonsalves dos Santos. Na Ordem do Dia, foi aprovada em única votação a Moção de Aplausos nº 007/2023 do Legislativo, que por meio dos Vereadores Alcides Cezar Pinto, José Ronaldo Ferreira, Dr. João Henrique Duarte e Vera Maria Gabardo, registra e concede Moção ao Centro de Integração Empresa Escola do Paraná – CIEE/PR – Unidade de Irati. Em segunda votação foi aprovado o Projeto de Lei nº 040/2023, que autoriza o Executivo a conceder subvenção à Comunidade Bethânia, no valor de até R$ 36.000,00.

   Em primeira votação, foram aprovados os Projetos de Lei nº 043/2023, que altera a Lei n° 3136/2010, que dispõe sobre a Política Municipal de Prevenção e Repressão ao uso de Drogas Lícitas e Ilícitas, tratamento e ressocialização e cria o Conselho Municipal Sobre Drogas - COMUSD, Conferência Municipal e Fundo Municipal e o nº 044/2023, que reduz, por prazo determinado, os valores das multas aplicadas por infração aos decretos editados para enfrentamento da COVID-19.

PALAVRA-LIVRE

    O Presidente José Ronaldo Ferreira contou que na semana passada participou no gabinete do prefeito de uma reunião com a Gerência de Saneamento do Instituto Água e Terra (IAT), João Alfredo Costa Neto e Saleiman José Andraus. “Na oportunidade, o prefeito Jorge e a Secretária de Meio Ambiente, Magda, solicitaram que o IAT analise o processo de renovação de Autorização Ambiental para dragagem do Rio das Antas e que instrua quanto aos pedidos de outorga dos afluentes do rio, os quais também precisam ser dragados. O município, segundo Magda, quer fazer de forma correta os trabalhos no rio tanto tecnicamente quanto juridicamente”, relatou. Ronaldo também falou sobre a importante notícia recebida da chefe da 4ª Regional de Irati, Dra. Larissa Mazepa, a qual informou a todos os prefeitos e gestores da região, que no dia 17 de outubro, foi iniciada uma nova etapa no Hospital Erasto Gaertner. “No dia 19, o Hospital liberou os códigos de atendimento para pacientes oncológicos. Para este mês de outubro, foram liberados 50 códigos. Já para os próximos meses serão gerados 100 códigos para os pacientes de câncer de Irati e região. Segundo Larissa com a oferta destes códigos, as filas de espera dos pacientes para tratamento de câncer foram zeradas. Agora as pessoas serão atendidas pertinho de casa com quimioterapia, psicologia, nutrição, fisioterapia e assistência social”, informou. O Presidente também citou que apresentou uma indicação convidando a Dra. Larissa a fazer uso da Tribuna para falar sobre os atendimentos prestados pelo Hospital.

       O vice-presidente, Dr. João Henrique Duarte, externou sua tristeza e solidariedade ao colega de profissão Dr. Siqueira. “Na semana passada, dia 18 de outubro, foi o Dia do Médico, dia que costumeiramente recebemos o carinho das pessoas que nos cercam, mas infelizmente fomos surpreendidos pela cena lamentável que ocorreu em um dos nossos postos de saúde. Nosso colega em pleno exercício de sua profissão e cumprindo com o seu dever foi covardemente agredido. Todos os dias saímos de nossas casas para cuidar de pessoas, esse foi o nosso juramento. Registro o meu repúdio a essa violência, Irati um município de pessoas de bem, ordeiras que não compactuam com tal comportamento. Ao Dr. reafirmo meu carinho e solidariedade”.

TRIBUNA POPULAR

    Atendendo um convite da Vereadora Teresinha Miranda Veres, o Gerente Executivo do Senac Irati, João Guilherme Baggio de Oliveira, discorreu sobre as ações da Instituição, sobre o Programa Senac de Gratuidade e sobre os cursos realizados e em execução em 2023. “Hoje temos no total 333 matrículas em cursos de aperfeiçoamento, 264 matrículas em cursos de capacitação, 60 matrículas em cursos de aprendizagem e 26 em cursos técnicos. Somando no total 683 matriculados, gerando um total de investimentos de R$ 2.290.189,35”. João citou também os parceiros do Senac: “Prefeitura de Irati; Secretarias de Agricultura, Assistência Social, Saúde e Educação; a Associação Mulheres que Lutam – AMLQ; Associação Santo Inocentes – Cidade da Criança; Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer – Anapci; Associação Comercial e Empresarial de Irati – Aciai; Sindilojas Irati; e Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios – CMEG”.

    A vereadora Teresinha Miranda Veres agradeceu a presença e explanação do João. “Acompanho o trabalho do Senac e sei da importância desta instituição, que oferece oportunidades à população, colocando pessoas no mercado de trabalho e gerando renda no município”. Teresinha também elogiou a nova unidade do Sesc, que está sendo construída em Irati.  

    Sobre a obra do Sesc, João afirmou que esta unidade trará possibilidades maiores de qualificação com atendimento de saúde, atendimento odontológico, possivelmente educação infantil e ensino médio, tudo isso com valores muito acessíveis. “O Sesc é um serviço social e vai englobar muitos outros setores também”, relatou o Gerente.

  Vera Gabardo e os vereadores Leomar Jacumasso e Alcides Cezar Pinto também enalteceram o trabalho do Senac, que vem transformando a vida das pessoas. O Presidente José Ronaldo Ferreira parabenizou pelo bom trabalho realizado pela instituição e reiterou o objetivo e compromisso desta de Leis de trabalhar junto em defesa de uma melhor qualidade de vida para a população.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO