Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Equipe do Programa de Extensão da Unicentro apresenta à Câmara o Projeto “Rede de Solidariedade e Cuidado”

por RAFAELLA publicado 14/12/2020 14h55, última modificação 14/12/2020 14h58
"A proposta é unir pessoas dispostas a ajudar e pessoas que precisam de ajuda, para uma atuação em rede", destacou a Professora Claudia

Equipe da Rede de Solidariedade e Cuidado

Na manhã de hoje (14), na Escola Municipal João Batista Anciutti, a Coordenadora da “Rede de Solidariedade e Cuidado” desenvolvida pela Unicentro, Professora Claudia Magnabosco Martins, apresentou para o Presidente Nei Cabral o projeto que vem sendo desenvolvido pela Universidade desde o início da pandemia, o qual vem oferecendo suporte à comunidade neste momento complicado. A Professora solicitou apoio dos Vereadores para a disseminação do projeto, visando ajudar cada vez mais as pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.

A Rede tem sido desenvolvida em Irati com o engajamento de professores, estudantes e associações e vem apoiando a comunidade iratiense com diversas ações. “A proposta é unir pessoas dispostas a ajudar e pessoas que precisam de ajuda, para uma atuação em rede. Partimos dos princípios da Economia Solidária (Ecosol): uma forma de pensar a organização da sociedade, baseada na cooperação, autogestão e solidariedade, opondo-se a exploração do trabalho e dos recursos naturais. Organizamos também eventos de trocas solidárias em que aqueles que possuem algo e queiram doar ou trocar depositam seus produtos, e aqueles que necessitam daquilo que foi doado, podem retirar nas mesas ou Araras Solidárias. Conectamos doadores e as comunidades atendidas”, contou Claudia.

“Com estas ações temos conseguido um processo de conversa, conscientização e do quanto é importante esse movimento de solidariedade e das possibilidades que a gente tem de fazer o mundo um pouco melhor, mais consciente, em que todos possam importar e ter condições de vida”, enfatizou Claudia.

Em nome da Câmara de Vereadores, Nei enalteceu a dedicação e o empenho da equipe da Unicentro e de todos os envolvidos neste nobre projeto, que vem auxiliando famílias carentes. O Presidente colocou a casa de Leis a disposição da Rede de Solidariedade e se prontificou a ajudar na divulgação do trabalho para que “possamos conectar o maior número de pessoas e a comunidade possa fazer o bem sem olhar a quem”.

A entrega de produtos a serem doados pode ser feita através de agendamento com o programa de extensão, cujo contato é o e-mail centraldeacoescoletivas@gmail.com