Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em visita a Irati, Embaixador da Ucrânia no Brasil e Comitiva de Empresários são recebidos na Câmara

por RAFAELLA publicado 20/09/2019 13h30, última modificação 20/09/2019 13h34
Com fortes laços com o Paraná que abriga milhares de imigrantes da Ucrânia, o encontro foi de muitas trocas de experiências conectando ainda mais os países

Mesa de autotidades composta durante a visita dos ucranianos

Na tarde de quinta-feira (19), a Câmara de Vereadores recebeu a visita ilustre do Embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, acompanhado de empresários vindos da região de Kharkiv. O grupo veio composto por representantes da prefeitura da cidade de Kharkiv e empresários dos ramos agropecuário, telemedicina, tecnologia da informação, universitário, entre outras áreas. O Presidente Nei Cabral esteve representando o Legislativo junto com os vereadores Edson Luís Elias e Rogério Luís Kuhn, ao lado do prefeito Jorge Derbli, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emiliano Gomes e da Diretora do Escritório Regional da Justiça e da Família, Marisa Massa Lucas.

Kharkiv é a segunda maior cidade da Ucrânia, localizada na região homônima, tendo sido a capital do país até 1934. É considerada uma das regiões mais industrializadas do país europeu. Com cerca de 1,5 milhão de habitantes, é um importante centro industrial, científico, cultural, educacional e de transportes da Ucrânia.

Visando estreitar ainda mais os vínculos entre os países, o Presidente Nei Cabral, que é descendente de ucranianos, recepcionou a todos com muita alegria e satisfação, dando boas-vindas aos visitantes. “É uma honra para esta Casa de Leis estar recebendo visitas de empresários de um país tão desenvolvido no que se refere a indústria. A nossa cidade está de portas abertas para que possamos avançar em novas relações de negócios”, enfatizou Cabral.

O prefeito Jorge Derbli destacou que a Ucrânia ajudou muito Irati a se desenvolver, “temos em torno de 30% de imigrantes de ucranianos aqui. Essa conexão trará bons frutos para o município e também para a Unicentro, onde teremos um intercâmbio universitário a curto prazo. Espero que também possamos ter um grande intercâmbio comercial. Irati tem muito a oferecer aos empresários que desejam se instalar no município. Temos estrutura nas áreas de saúde e educação. Espero a visita de vocês novamente para que possam conhecer melhor a nossa cidade”, destacou o prefeito.

O embaixador Rostyslav Tronenko avaliou o encontro como muito satisfatório. “Esta é a minha primeira visita na cidade. Agradeço a todos pela hospitalidade. Durante 130 anos, na 5ª e 6ª geração, os ucranianos montaram o sul do país, moldaram economicamente, culturalmente e politicamente este estado, este município e o sul do Brasil e demais países vizinhos. Só tenho agradecimentos, pois mesmo nos tempos mais difíceis, tempos de escuridão, quando a Ucrânia era soviética, vocês no Brasil continuaram cantando, dançando e fazendo valer com muito amor e carinho a nossa cultura”, declarou emocionado o Embaixador.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Irati, Emiliano Gomes, fez uma breve apresentação de Irati aos visitantes, repassando informações territoriais do município abordando também os setores de saúde, educação, agricultura, turismo, cultura, economia e as potencialidades do município. Para ele, esta é uma ótima oportunidade para estreitar os laços comerciais com a Ucrânia. “São nesses encontros que aumentamos as relações que resultam em negócios futuros”, destacou o secretário afirmando que toda troca de experiências e informações é enriquecedora para ambos os países. “Compreendemos melhor a maneira de negociação deles e eles a nossa, e assim expandimos os laços e a nossa visão estratégica”, declarou Emiliano.

Os representantes da Ucrânia agradeceram o relatório repassado pelo Secretário de Desenvolvimento, “um demonstrativo extremamente profissional, que aponta o planejamento da cidade em diversos setores. Já quero morar aqui”, brincou um dos membros da Comitiva.

Gomes destacou que com essa visita, Irati abre o leque de negócios para o mundo. “Este é o objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pretendemos expandir as negociações e parcerias cada vez mais”, afirmou. A comitiva da Ucrânia também apresentou a cidade de Kharkiv, um importante centro industrial, científico, cultural e educacional. “Eles têm um grande potencial, podem fazer investimentos favoráveis em Irati. São empreendedores de diferentes áreas com visão aberta e interessados na nossa região”, ressaltou Emiliano.

Para Tronenko esse primeiro encontro da delegação em Irati deverá prosperar. “A comitiva é formada por pessoas de um forte centro industrial e educacional da Ucrânia. Parte da delegação veio até a Câmara de Vereadores e a outra esteve na Unicentro”, informou.

A Comitiva apresentou algumas parcerias da Ucrânia que já são realizadas no Brasil na área da saúde e tecnologia da informação, com representantes em Curitiba, afirmando que há possibilidades de implantar um projeto piloto em Irati. O Diretor da SK Telemed Brasil explanou sobre a empresa e os projetos inovadores, que podem ser trazidos também para o município.

No final do evento, os representantes da Ucrânia trocaram presentes com as autoridades iratienses e para finalizar o Prefeito, em nome da comunidade, agradeceu a todos e convidou os empresários para que retornem a Irati, “a cidade é de vocês, ucranianos”. Os vereadores também agradeceram a visita na Câmara e aproveitaram para trocar informações e experiências com os empresários antes da partida dos mesmos, que seguiram para Prudentópolis.