Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em regime de urgência, Câmara aprova projetos que suspendem reposição salarial aos servidores públicos

Em regime de urgência, Câmara aprova projetos que suspendem reposição salarial aos servidores públicos

por RAFAELLA publicado 20/10/2021 15h40, última modificação 20/10/2021 15h47

   Durante a Sessão Ordinária do dia 19 de outubro, os vereadores aprovaram com a dispensa do interstício legal de votação os projetos nº 044/2021, que suspende os efeitos do art. 1º da Lei n° 4.882/21 que concedeu a reposição salarial aos servidores públicos municipais de forma linear até 31 de dezembro de 2021 e o nº 014/2021 do Legislativo, que suspende os efeitos do art. 1º da Lei nº 4.855/2021, que concede reposição salarial aos servidores da Câmara Municipal até 31 de dezembro de 2021. Durante a discussão das matérias, os vereadores justificaram os votos afirmando que, infelizmente, precisam seguir as orientações do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Irati acompanhou a votação.

   As matérias aprovadas por unanimidade de votos visam adequar os atos de gestão ao novo entendimento do Tribunal de Contas do Estado que, em recente decisão, aprovou a orientação aos gestores no sentido de que se abstenham de conceder a recomposição inflacionária a que faz menção o artigo 37, inciso X, da Constituição Federal, durante a vigência da Lei 173, ou enquanto prevalecer à decisão proferida. As matérias observam a irrepetibilidade dos valores pagos, ante o seu caráter alimentar, tendo em vista a boa-fé tanto dos gestores, como dos servidores. Além disso, garante que a reposição seja automaticamente restabelecida em 1º de janeiro de 2022, quando encerra-se a vedação de aumento das despesas com pessoal, prevista pela Lei Complementar 173/2020. Portanto, considerando que a LC n°173/2020, faz-se necessária a suspensão do pagamento referente à reposição salarial dos servidores no percentual de 4,52%.

   O Presidente da Comissão de Justiça, Redação e Legalidade, José Renato Kffuri, fez a leitura do parecer do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que acatou a decisão do STF. Os vereadores Nei Cabral, Teresinha Miranda Veres e o Presidente Helio de Mello lamentaram as circunstâncias de ter que votar projetos como estes. Sugeriram ainda que em abril do próximo ano, o prefeito possa ressarcir de alguma forma os servidores referentes a estes três meses que ficarão sem receber a reposição salarial. “Tratam-se de projetos polémicos, porém de fácil interpretação. Não é de vontade nossa e nem do executivo aprovar projetos com este tipo de matéria, pois a reposição é direito adquirido, não é despesa. Mas, infelizmente precisamos seguir as determinações do STF e do Tribunal de Contas. Porém, os projetos garantem que em janeiro de 2022 a reposição voltará a ser paga automaticamente aos servidores”, declarou o Presidente Helio.

   Os projetos foram apresentados e lidos em Sessão Extraordinária no dia 14 de outubro, encaminhados às Comissões Competentes da Casa que emitiram pareceres, e aprovados, em regime de urgência, na Sessão Ordinária do dia 19, seguindo para sanção do prefeito.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO