Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em nome da população, Câmara solicita diversas melhorias nas áreas urbana e rural

por RAFAELLA publicado 22/03/2023 09h09, última modificação 22/03/2023 09h09

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

Durante a 6ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura realizada no dia 21 de março, os vereadores apresentaram 11 indicações ao Executivo e um pedido de informação. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste ano, já foram apresentadas pelos parlamentares 84 indicações e 12 requerimentos. A maioria dos pedidos são para melhorias nas estradas rurais e vias urbanas.

JOSÉ RONALDO FERREIRA

O Presidente José Ronaldo Ferreira sugeriu a realização de estudos para análise da viabilidade de concessão de isenção na área de abrangência do estacionamento regulamentado – ESTAR, para veículos de carga e descarga, ou, alternativamente, sejam criadas mais vagas específicas para este fim, com o objetivo de que os entregadores estacionem em vagas regulares, de forma adequada, evitando transtornos e autuações. Também recomendou a instalação de uma cobertura no acesso de entrada/saída do CMEI Alexandre Iarema, localizado no bairro Rio Bonito. “O pedido é uma reivindicação de professores, funcionários e pais de alunos da referida instituição de ensino”, alertou.

Ronaldo ainda solicitou estudos e planejamento para implantação da rede de esgoto na Rua Jandaia do Sul, bairro Vila Raquel. “Trata-se de uma obra de extrema importância, visto que o acesso ao saneamento básico é um direito humano e, portanto, deve ser tratado como prioridade, preservando a saúde da população e o desenvolvimento sustentável”, enfatizou.

LEOMAR JACUMASSO

O vereador Leomar Jacumasso indicou a instalação de um ponto de ônibus no Caratuva II, na estrada de acesso aos “Ortiz”, proporcionando maior comodidade a quem aguarda a passagem do transporte. O pedido é uma solicitação dos moradores, representados pela Sra. Rita Sidoski da Fonseca. Também sugeriu a instalação de um redutor de velocidade na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades do Lava Car existente no acesso ao Loteamento João Paulo II, onde diariamente há um alto fluxo de veículos. “O pedido é uma solicitação dos moradores e dos proprietários do citado estabelecimento e visa oferecer maior segurança aos usuários da referida via e proximidades”, alertou.

Leomar também apresentou requerimento indagando o Executivo sobre a justificativa para cobrança de taxa de inscrição (R$ 200,00 por equipe) e taxa de arbitragem (R$ 110,00 por equipe e por jogo) para participação no Campeonato Rural de Futebol Suíço.

LEOMAR JACUMASSO E DR. JOÃO HENRIQUE DUARTE

Leomar Jacumasso e Dr. João Henrique Duarte sugeriram alargamento e patrolamento nas Ruas São Tomé e São Judas Tadeu, ambas localizadas na Vila São João, proporcionando maior segurança e comodidade para todos que transitam pelas vias.

LEOMAR JACUMASSO E WILSON KARAS

Leomar Jacumasso e Wilson Karas indicaram a realização de melhorias na estrada da Linha 13 de Gonçalves Junior, onde os usuários têm enfrentado dificuldades de acesso.

VERA GABARDO

A 2ª Secretária Vera Maria Gabardo recomendou melhorias na estrutura externa da UBS Adhemar Vieira de Araújo, com a instalação de bancos ou cadeiras, visando oferecer mais conforto aos usuários do serviço público de saúde, especialmente para quem está aguardando atendimento ou agendamento de consultas.

ALCIDES CEZAR PINTO

O 1º Secretário Alcides Cezar Pinto sugeriu que o município interceda junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, para que a cidade de Irati seja incluída no Projeto Paraná em Ação, que oferece importantes serviços que promovem cidadania, defesa de direitos e inclusão social. Também solicitou adequações e melhorias na Rua Guilherme Rech Filho, no bairro Jardim Virgínia. “Conforme os moradores, a mencionada via está intransitável e é bastante movimentada pois dá acesso à Vila São João e ao Jardim Virgínia. Ainda, segundo informações, há algum tempo foi jogado uma camada de asfalto na via, mas atualmente a rua está pior que estrada de chão, cheia de buracos”, enfatizou.

ALCIDES CEZAR PINTO E JOSÉ RONALDO FERREIRA

Alcides Cezar Pinto e José Ronaldo Ferreira requereram o envio de ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, solicitando que sejam realizadas adequações e melhorias na BR 153, no trecho que compreende o trevo do Riozinho até o viaduto da BR 277. “O pedido se justifica pela importância da rodovia, que diariamente é bastante utilizada por veículos, ciclistas e pedestres’, alertaram.

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.