Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em nome da população, Câmara requer manutenção de estradas rurais e melhorias nos bairros

por RAFAELLA publicado 17/03/2021 09h50, última modificação 17/03/2021 10h21

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos

Representando os anseios da população, os vereadores apresentaram na Sessão Ordinária do dia 16 de março, 18 indicações ao Executivo sugerindo a manutenção de estradas rurais e melhorias em diversos bairros de Irati e no trânsito. As solicitações foram bastante comentadas pelos parlamentares, que explanaram sobre as dificuldades dos munícipes.

O 2º Secretário Leomar Jacumasso apresentou indicação solicitando serviços de patrolamento e cascalhamento na estrada que liga a localidade de Caratuva ao Pinho de Cima. Segundo Leomar, o pedido de manutenção é urgente a fim de melhorar o trânsito e o acesso no local. O 1º Secretário José Ronaldo Ferreira sugeriu a implantação de um redutor de velocidade na Rua José Damas Soares, nas proximidades do parquinho do Seu José Carlos e da Dona Elisabete, espaço que atrai muitas famílias com crianças. “A implantação do dispositivo garantirá maior segurança a quem frequenta o local”, alertou o parlamentar.

A vereadora Vera Maria Gabardo apresentou seis indicações. Solicitou a pedido dos moradores, a implantação de redutores de velocidade nas seguintes vias da Vila São João: Rua do Sossego, Rua da Paz e Rua Athis Fernandes Silva. “Na esquina da Rua do Sossego, nas proximidades do Bar do Jaci, se faz necessária também a substituição das manilhas, visto que o tamanho da atual galeria não comporta o volume de águas, o que vem causando transtorno aos moradores do local. Ainda na Vila São João, se fazem necessários reparos na esquina da Rua Bahia com a Rua Santa Catarina”, justificou.

A parlamentar sugeriu a reconstrução de meio-fio da Rua Santa Catarina, na extensão em frente à empresa do Sr. Amilton do Carmo Silva (nº 505), a fim de evitar a erosão da via e a ocorrência de danos a quem transita pelo local. Pediu serviços de patrolamento e abertura de bueiros nas ruas do bairro Vila Matilde, que se encontram em precárias condições de trafegabilidade comprometendo o deslocamento com segurança dos moradores.

Vera também solicitou a instalação de uma placa de sinalização na BR 153 (nas proximidades do Detran, do antigo módulo policial e da entrada da Rua Santa Catarina), com informações sobre o local (área urbana, vila, instituições educacionais), como forma de orientar os condutores que não conhecem ou não estejam familiarizados com o trânsito na região; e a instalação de uma placa de identificação na Av. Paraná (entrada do conjunto Joaquim Zarpellon), indicando que o local se trata de posto de Atendimento do Covid, facilitando assim o acesso aos cidadãos que buscam pelos serviços de saúde no local. Por fim, Gabardo recomendou a realização, através da Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente, de um levantamento dendrológico das árvores existentes no Parque da Vila e no Parque Aquático, colocando-se placas de identificação com o nome científico e popular das espécies.

O vereador Alcides Cezar Pinto sugeriu a substituição das lâmpadas de iluminação pública queimadas na Avenida das Torres, no bairro Alto da Lagoa. “Os moradores pedem que este serviço seja realizado com urgência, pois trará mais segurança aos usuários”. Solicitou também serviços de cascalhamento na Rua São Thomé, na Vila São João, e manutenção da Rua Padre Pires, no bairro Colina Nossa Senhora das Graças. Por fim, ainda pediu cascalhamento e construção de bocas de lobo na Rua Doroteia Szpak Choma, no bairro Nhapindazal, a fim de melhorar a trafegabilidade no local.

A vereadora Teresinha Miranda Veres solicitou a realização de serviços de limpeza e manutenção do bueiro localizado em frente ao nº 812 da Rua Pacífico Borges, no bairro Rio Bonito, uma vez que em dias de chuva, devido ao entupimento da galeria, ocorrem alagamentos no local, causando preocupação e transtornos aos moradores. A parlamentar também recomendou a implantação de um redutor de velocidade na Rua Caetano Zarpellon, no bairro Rio Bonito. “O dispositivo de trânsito trará mais segurança aos usuários da referida via e proximidades”, justificou.

O Presidente Helio de Mello apresentou indicação solicitando a realização de melhorias nas estradas das comunidades da Linha E e de Campina Branca do Itapará, no acesso das entradas das propriedades e na estrada que dá acesso à propriedade do Sr. Luiz Camilo em Boa Vista do Pirapó. “Sr. Luiz é proprietário de leiteria, e tem enfrentado dificuldades no acesso com seu caminhão para transportar leite e ração, sendo que em dias de chuva, o veículo precisa ser puxado por um trator para conseguir realizar o trajeto”, lamentou.

Helio também sugeriu a realização de melhorias e manilhamento na Rua Rio Vermelho, no bairro Lagoa. “Em dias de fortes chuvas, a água toma conta da referida via, prejudicando a passagem segura dos cidadãos, gerando transtornos e causando preocupações. O pedido é uma reivindicação antiga dos moradores”, alertou. Por fim, o Presidente ainda pediu a instalação de uma academia ao ar livre na comunidade de Gonçalves Junior, com o objetivo de proporcionar esporte e lazer às famílias que residem na região.

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.