Em alusão ao Dia 18 de Maio, Câmara reforça importância do combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes
Crianças da Cidade da Criança durante o evento do dia 18 de Maio apresentando a música "O Seu Corpo é um Tesourinho"
No dia 20 de maio, foi realizada a 15ª Sessão Ordinária do 1º período do 1º ano da 28ª Legislatura. Foram lidos no Expediente, diversos ofícios, um novo projeto de lei do Executivo, além de 15 indicações e seis requerimentos dos vereadores.
Durante o Expediente da Sessão, além das indicações e requerimentos, foi lido o Projeto de Lei nº 032/2025 que autoriza o Executivo a efetuar abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 1.449.339,21 no município de Irati, para o exercício de 2025. Também foram lidos ofícios da Sanepar e do cidadão Jeff Reinholds.
ORDEM DO DIA
Em segunda votação foi aprovado o projeto de lei nº 028/2025 do Executivo, que visa incluir o Parque Municipal da Vila São João na Tabela IV da Lei Municipal nº 1796/2001, possibilitando a cobrança de taxas relativas ao uso do referido espaço público, nos termos do Código Tributário Municipal e o Projeto de Resolução nº 003/2025 (Sybil Dietrich), que dispõe sobre a criação da Procuradoria Comunitária da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Irati-PR e dá outras providências.
Já em primeira votação foram aprovados os projetos de lei do Executivo nº 029/2025, que altera e acresce dispositivos à Lei Municipal nº 4336/2017, que institui o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDRS), e dá outras providências e o nº 030/2025, que dispõe sobre a alteração da Lei Municipal nº1922 de 23 de dezembro de 2023, e para revisão da unidade de valor para custeio - UVC. Do Legislativo foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 015/2025 (Sybil Dietrich), que institui o Programa “Maria da Penha nas Escolas” no âmbito do Município de Irati, Estado do Paraná, e dá outras providências.
PALAVRA-LIVRE
Silvana Teresinha Rzepka discorreu sobre o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes. “Agradeço aos nobres pares por terem apoiado o meu projeto que cria a semana da prevenção e combate ao abuso. O banner da campanha conta com o símbolo nacional que é a flor e ao lado tem o Super D, criado em 2012 pelo aluno Marlon de 10 anos da Escola Municipal Francisco Stoparo, o qual hoje está com mais de 20 anos. Marlon deu o nome do Super D e o desenho foi criado pelo professor Marcos Rosa do IFPR junto com seus alunos”, contou. A vereadora também explanou sobre o evento realizado na Câmara semana passada sobre o Dia 18 de Maio, o qual reuniu muitas pessoas e crianças da Cidade da Criança que realizaram uma apresentação, também teve palestras e foram repassados números de abusos pelo Conselho Tutelar. “Agradeço à secretaria de assistência social e à sua equipe pelo evento. Precisamos reduzir os casos registrados pelo Conselho. Nas escolas denúncias dos alunos são recebidas, precisamos estar alertas, ouvir as crianças e dar atenção as mudanças de comportamento. Agradeço também a Claudia que esteve na Escola Antonina Fillus Panka ministrando palestra aos alunos sobre o tema”, enfatizou Silvana afirmando que uma semana de prevenção e combate ao abuso sexual das crianças foi criada no mês de maio, “mas todos os meses e dias, precisamos estar atentos para protegermos as nossas crianças e adolescentes”, concluiu.
Além da Vereadora Silvana, participaram do evento citado, os Vereadores Helio de Mello, Selmo de Lima Vieira, Sybil Dietrich, Teresinha Miranda Veres e Marcelo Duda. O Vice-presidente, Selmo esteve representando a Câmara compondo a mesa de autoridades da solenidade que contou com diversas pautas.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





