Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em 1ª Votação, Vereadores aprovam projeto que trata da construção do Complexo Cidade do Idoso

por RAFAELLA publicado 11/03/2021 13h15, última modificação 11/03/2021 13h15

Projeto do Complexo da Cidade do Idoso

Foi realizada na tarde de terça-feira (9 de março) a 6ª Sessão Ordinária do ano. Um novo projeto de lei do Executivo e sete indicações dos vereadores foram lidos no Expediente. Na Ordem do Dia, dois projetos de lei foram aprovados em primeira votação por unanimidade de votos.
    Durante o Expediente foi apresentado o projeto do Executivo nº 006/2021, que autoriza o município de Irati a associar-se ao Consórcio Público a ser instituído pela Frente Nacional dos Prefeitos para aquisição de vacinas para o enfrentamento à pandemia da COVID-19. Também foi lido o ofício nº 009/2021 do Executivo que solicita a convocação de sessão extraordinária para apreciação do Projeto nº 006/2021 em regime de urgência. Os vereadores apresentaram sete indicações ao Executivo sugerindo melhorias no trânsito e em vias urbanas se rurais.
   Na Ordem do Dia, foram aprovados em primeira votação os projetos de lei do Executivo nº 004/2021, que institui o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS no município de Irati e o nº 005/2021, que autoriza o Executivo Municipal a contratar Operações de Crédito com a Agência de Fomento do Paraná S.A.
  O projeto nº 005/2021 foi bastante enaltecido pelos parlamentares. Nei Cabral enfatizou a importância da matéria. “Mais um projeto que nos deixa feliz, o qual autoriza o Executivo a contratar empréstimo de até R$ 2.500.000,00 com a Agência Fomento Paraná para construção do Complexo Cidade do Idoso. Um sonho do prefeito Jorge Derbli de ter um espaço àquelas pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Irati. Será um ambiente completo com refeitório, posto de saúde, praça e salão de convivência, jardim, pista de caminhada, capela ecumênica, estacionamento e lago. Um investimento de R$ 6.250.000,00 – sendo que 60% será subsidiado pelo Governo do Estado e 40% de contrapartida municipal. Parabéns ao Executivo por esta iniciativa”, elogiou.
   O 1º Secretário José Ronaldo Ferreira destacou a importância da Pessoa Idosa. “Este empreendimento é o reconhecimento das pessoas que tiveram a benção de chegar até a melhor idade, e agora terão um espaço apropriado com atendimento especializado com diversas atividades e muito lazer”. O Presidente Helio de Mello afirmou: “É um projeto de grande importância social dentro de Irati. O Centro de Tradições Willy Laars passa grande parte do ano ocioso e fica em uma área privilegiada da cidade. Há um potencial grande para desenvolver atividades lá, através de oficinas às pessoas da melhor idade. Isso trará mais qualidade de vida, melhora da autoestima e a valorização da vida. Serão mais empregos e oportunidades de trabalho e o Governo do Estado deverá auxiliar na contratação de pessoal para trabalhar no complexo. Não é só um empréstimo é um investimento. Seremos pioneiros no Estado do Paraná, servindo de exemplo para outras cidades no tratamento e cuidado com a Pessoa Idosa”, justificou o Presidente.
   Os projetos nº 004 e 005/2021 do Executivo, aprovados em primeira votação, seguem para segunda votação na próxima Sessão Ordinária a ser realizada no dia 16 de março.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa através do ícone “Sessões Gravadas”.