Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Economia - Legislativo repassa mais de R$ 500 mil ao Executivo

Economia - Legislativo repassa mais de R$ 500 mil ao Executivo

por RAFAELLA publicado 21/12/2023 15h30, última modificação 21/12/2023 15h30
Economia - Legislativo repassa mais de R$ 500 mil ao Executivo

Registros da devolução do recurso da Câmara à Prefeitura

A Câmara Municipal de Irati repassou ao Executivo, na manhã desta quinta-feira (21), o valor de R$ 507.360,00. O montante, que já foi depositado na conta da Prefeitura, é fruto da economia realizada durante este ano pela Mesa Diretora, gestão do Presidente José Ronaldo Ferreira e do atual Presidente Interino Dr. João Henrique Duarte. No momento, além do prefeito Jorge e do Dr. João, estiveram presentes também o vereador Leomar Jacumasso, a vice-prefeita Ieda Regina Waydzik, o Diretor Financeiro da Câmara, Jorge Rigoni, a Secretária Municipal de Educação, Jandira Girardi, e demais secretários municipais.

Os recursos do Poder Legislativo provêm de repasses que o Executivo faz. Quando o valor não é gasto, por lei, as Câmaras são obrigadas a devolver o restante. No entanto, cada Câmara tem autonomia para gastar 100% do valor caso julgue necessário, cabe à Mesa Diretora definir as prioridades e aplicação dos recursos. Em Irati, a Mesa optou por poupar gastos, e mesmo recebendo apenas 1,7% da receita corrente mensal do município, economizou e devolveu mais de 500 mil aos cofres públicos. “A Câmara tem direito de receber até 6% do valor da receita, mas em comum acordo com o Executivo, a Mesa optou por pegar apenas 1,7%, e ainda assim, devolvemos dinheiro à Prefeitura em prol da população”, enfatizou Dr. João sugerindo ao prefeito que o valor repassado pelo Legislativo seja utilizado na educação, em pequenas reformas e reparos nas escolas e CMEIs, visto que tais benfeitorias trarão mais conforto, segurança e qualidade no aprendizado.

O prefeito Jorge garantiu que o dinheiro será utilizado apenas na área da educação, direcionado especificamente para pequenas reformas nas escolas e centros municipais de educação infantil. “Temos hoje 24 escolas e 16 CMEIs, todas serão atendidas nas suas necessidades. Agradeço ao Presidente José Ronaldo Ferreira, que está em tratamento de saúde, tendo em vista que essa economia é fruto de um bom trabalho do Presidente Ronaldão, do Dr. João e de todos os vereadores”.

A secretária de educação, Jandira Girardi, agradeceu à Câmara e ao prefeito pela atenção e carinho. “Esse recurso veio como uma benção de final de ano. A educação agradece”.