Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Cleonice Schuck esclarece sobre os trabalhos e serviços ofertados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde

por RAFAELLA publicado 27/04/2023 13h35, última modificação 27/04/2023 13h35

Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Cleonice Schuck,

A Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 25 de abril, foi utilizada pela Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Cleonice Schuck, que discorreu sobre os trabalhos do órgão e a situação dos pacientes oncológicos. Em nome da população, os vereadores fizeram questionamentos sobre os serviços prestados, consultas médicas, investimentos e filas de espera.

Conforme Cleonice, os nove municípios atendidos pelo Consócio somam aproximadamente 200 mil pessoas. “Hoje estamos sendo muito questionados em relação ao problema financeiro da Santa Casa de Irati e em relação aos atendimentos do Centro de Saúde Erasto Gaertner. Nós estamos há cerca de dois anos acompanhando os trâmites junto ao Governo do Estado e buscando ajuda no Governo Federal, inclusive na gestão passada, tivemos a oportunidade falar pessoalmente com o ex-presidente e solicitar a equiparação da tabela SUS, atualização, que há mais de 14 anos não acontece, não tem reajuste. Sabemos das dificuldades dos hospitais, só no estado do Paraná são 1440 unidades credenciadas”, declarou.

Ainda sobre a Santa Casa de Irati, Cleonice afirmou que houve um retorno do Governo do Estado, sobre uma reunião realizada na Sesa. “Recebemos a notícia do Ian (Lucena Sonda), chefe de gabinete do secretário Beto Preto, pedindo um prazo de dois meses para rever e fazer os reajustes nos procedimentos, que vão acontecer com a Santa Casa de Irati e com outras Santas Casas do Paraná. Também será feito, segundo ele, um aporte financeiro para solucionar os atendimentos do Hospital Erasto Gaertner, no centro de saúde de Irati”.

A Presidente do Consórcio contou que estão aguardando o retorno oficial da Sesa sobre a forma e o prazo de repasse dos R$ 180 a 220 mil, recurso que será repassado pelo estado à Santa Casa, um aumento de aporte de receita. “Estamos analisando com a Sesa também uma forma legal dos municípios conseguirem um repasse de recurso para completar os R$ 400 mil apresentados pela Santa Casa como déficit mensal do seu faturamento. Sabemos que em breve, estes R$ 400 mil vão se tornar R$ 500 mil, R$ 600 mil e nós não sabemos até quando os municípios terão condições de estar ajudando. No mês de abril houve uma queda de 12% de arrecadação do FPM, estamos aguardando o andamento dos próximos repasses e a contrapartida do governo federal. Nos municípios da nossa região há pouca industrialização, o que piora ainda mais a situação, somente no município de Fernandes Pinheiro este mês foram R$ 70 mil a menos”, lamentou.

Cleonice afirmou ainda que não é função do Consórcio marcar consultas e fazer encaminhamentos, “mas é obrigação do órgão atender a população e buscar junto aos governos soluções para melhorar as condições de saúde de todos. O que vemos hoje são pessoas saindo de Irati e demais municípios em viagem para Curitiba em busca de atendimento no Angelina Caron. Só que infelizmente a parte burocrática foge do alcance das nossas mãos, mas com muito empenho e apoio dos deputados, conseguimos junto ao governo uma situação inovadora no Estado, um contrato a parte com o prestador para que possa ser resolvida esta situação, e isso é um mérito de toda a população que não se calou e nos pressionou para buscar soluções. Uma vitória de toda a região”.

Schuck deixou a disposição dos vereadores uma cópia do valor que foi custeado pelos municípios para a Santa Casa de Irati durante o ano de 2022, que segundo ela, foram mais de R$ 2 milhões. Também colocou o Consórcio e toda sua equipe a disposição da população para esclarecimentos de dúvidas, “trabalhamos de forma transparente”.

Os vereadores agradeceram a explanação de Cleonice, e fizeram muitas perguntas em relação aos atendimentos, principalmente, oncológicos. O Presidente José Ronaldo Ferreira agradeceu a presença da Cleonice, a qual trouxe importantes esclarecimentos sobre os trabalhos realizados e os serviços ofertados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, e ressaltou que esta Casa de Leis está sempre a disposição para trabalhar junto em defesa de uma melhor qualidade de vida para a população.

(Acompanha a explanação na íntegra no ícone Sessão ao Vivo)