Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Chefe da 4ª Regional de Saúde explana sobre os códigos e atendimentos prestados pelo Hospital Erasto Gaertner de Irati

por RAFAELLA publicado 09/11/2023 14h34, última modificação 09/11/2023 14h34

Chefe da 4ª Regional de Saúde, Dra. Larissa Mazepa

Atendendo um convite do Presidente, José Ronaldo Ferreira, a chefe da 4ª Regional de Saúde, Dra. Larissa Mazepa, discorreu sobre os códigos e atendimentos prestados pelo Hospital Erasto Gaertner de Irati. Os vereadores fizeram muitas perguntas e elogiaram o bom trabalho realizado pela Chefe a frente da Regional.

A chefe da 4ª Regional de Saúde discorreu sobre a trajetória do Hospital em Irati. “A inauguração do Erasto em Irati ocorreu no dia 17 de outubro de 2017, com atendimento na antiga Anapci que cedeu o espaço para que o Erasto pudesse iniciar seu braço no município. Naquela época os códigos de transação saiam através do sistema MV, não existia fila de espera. O Erasto foi inaugurado por meio de ordem política e, portanto, enquanto esses políticos estiveram no mandato, nunca houve problemas de filas. Em 2019, aconteceu a mudança de sistema de regulação estadual, e os códigos passaram a vir pelo sistema de saúde. No início não tivemos problemas, mas em 2021, as vagas para o Erasto de Irati começaram a ficar mais escassas, os nossos pacientes começaram a competir com pacientes do Estado do Paraná. Em setembro de 2021, a fila aumentou consideravelmente. Na época foi solicitado ajuda à SESA e foram liberadas algumas agendas extras. Porém, em 2022, os agendamentos foram inferiores as nossas demandas, gerando inúmeras filas. Em 2023, os agendamentos caíram drasticamente, três pacientes estavam sendo atendidos por mês, sendo que temos mais de 100 pacientes na fila / mês”, relatou.

Dra. Larissa afirmou que entrou para a 4ª Regional de saúde com o objetivo de fazer o Erasto de Irati funcionar, e com grata satisfação recebeu do Beto Preto no dia 24 de agosto a deliberação junto com prefeitos e secretários da região, que foram de suma importância para que a CIB-PR – Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Paraná, fosse colocada em votação. “Com isso a equipe da 4ª Regional se reuniu para fazer um fluxo de atendimento dos pacientes e no dia 16 de outubro deste ano, tivemos o nosso primeiro acesso a oncologia, sendo disponibilizados 50 códigos, zerando a fila de espera. A partir deste mês de novembro todos os pacientes que ingressaram já foram deliberados com seus códigos”, comemorou.

“Infelizmente, a nossa população precisa muito do serviço oncológico, nós conseguimos 100 vagas por mês porque esta é a nossa média mensal. A partir de agora os pacientes oncológicos não esperam mais em filas e recebem seu primeiro atendimento no Erasto de Irati. Todo paciente que é diagnosticado com neoplasia, câncer, procura uma UBS para ingressar via SUS e é encaminhado à 4ª Regional de Saúde, que disponibiliza um código de transação. O prazo de agendamento está sendo de uma semana, ou seja, em uma semana, o mesmo já passa por uma avaliação, o profissional solicita todos os exames e encaminha às especialidades. Os pacientes também são acompanhados por uma equipe multidisciplinar com nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social. Em breve, com mais investimentos já previstos, o Erasto de Irati também realizará internamentos e transfusões de sangue. Queremos que os nossos pacientes sejam encaminhados ao Erasto Central do Estado apenas em casos de extrema necessidade”, informou.

Os vereadores fizeram perguntas acerca dos códigos e atendimentos do Erasto de Irati e elogiaram o excelente trabalho da Chefe da Regional que em pouco tempo a frente da pasta já trouxe muitos resultados positivos à população. O Presidente José Ronaldo Ferreira agradeceu a explanação e a presença da Dra. Larissa, reiterando que a Casa de Leis está à disposição para trabalhar junto em defesa de uma melhor qualidade de vida à população.

(Acompanhe a explanação na íntegra por meio do site www.irati.pr.leg.br no ícone Sessão ao Vivo)