Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara sugere ao Executivo alteração da data-base para que reposição salarial seja concedida aos servidores em janeiro

por RAFAELLA publicado 09/02/2022 11h19, última modificação 09/02/2022 11h19

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

Durante a Sessão Ordinária do dia 8 de fevereiro, os vereadores apresentaram 10 indicações ao Executivo. Os pedidos feitos em nome da população foram aprovados por unanimidade de votos. Desde o início dos trabalhos legislativos da Casa, neste ano, os vereadores já encaminharam à Prefeitura 19 indicações.

O Presidente Helio de Mello apresentou indicação sugerindo ao Executivo a alteração da data-base para os efeitos de revisão geral dos vencimentos dos servidores públicos municipais, para o dia 1º de janeiro. Atualmente, conforme Helio, a correção ocorre no mês de abril, enquanto o salário mínimo nacional é revisto, desde o ano de 2011, no dia 1º de janeiro, causando uma defasagem na remuneração por conta desse período de diferença. “Cabe salientar que municípios da região, como Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares e Rio Azul, bem como a capital do Estado, já concederam a reposição aos seus servidores, reconhecendo e valorizando o trabalho desempenhado pela categoria”, justificou.

O vereador também sugeriu que seja dado efetivo cumprimento à Lei Municipal nº 4.563, a qual possibilita ao Poder Público conceder, mediante licitação, à empresa ou consórcio de empresas, a instalação, manutenção, conservação e veiculação de publicidade em lixeiras, contentores de lixo, bancos e pontos de ônibus. “Tais equipamentos urbanos necessitam de adequação e constante manutenção e, mediante parceria com o setor privado podem ser mantidos, oferecendo tais serviços com maior com qualidade e conforto para a população”, afirmou.

José Ronaldo Ferreira

O 1º Secretário José Ronaldo Ferreira recomendou ao Executivo serviços de limpeza e roçada no acesso entre a Av. Getúlio Vargas e a Escola Municipal Francisco Stroparo, onde a vegetação está tomando conta do passeio, dificultando a circulação dos pedestres, especialmente dos alunos com o retorno das atividades escolares.

Leomar Jacumasso

O 2º Secretário Leomar Jacumasso indicou melhorias com cascalhamento nas Ruas José Calvino e Olivério Zarpellon, ambas no bairro Rio Bonito, as quais se encontram mal conservadas, causando preocupação e transtorno aos condutores e moradores. Também sugeriu a implantação de um redutor de velocidade na Rua Joana do Nascimento Rosa (em frente à praça), no bairro Lagoa, visando oferecer maior segurança aos usuários da referida via e proximidades.

Teresinha Miranda Veres

A vereadora Teresinha Miranda Veres sugeriu a instalação de lixeiras na Avenida Getúlio Vargas. “A indicação visa melhorar o sistema de limpeza e higiene da via, evitando que o lixo seja jogado no chão ocasionando além de sujeira e mau aspecto, o entupimento de bueiros”, alertou. Teresinha também solicitou que sejam tomadas, com urgência, providências necessárias para a conclusão do serviço de manilhamento realizado na Rua Dr. José Augusto da Silva, pois, da forma que se encontra, a obra coloca em risco a segurança dos pedestres, especialmente de crianças e adolescentes que transitam pelo local para chegar até a escola.

Alcides Cezar Pinto

Alcides Cezar Pinto indicou a manutenção da Rua Arlete Vilela Richa, no bairro Riozinho, a qual fica próxima da BR 153 e liga o município de Irati a São Mateus do Sul. “É uma via bastante movimentada e precisa de reparos urgentes, para garantir a segurança dos motoristas e pedestres”, justificou. Alcides também sugeriu melhorias urgentes nas Ruas Augusta Born e João Maria dos Santos, no bairro Colina Nossa Senhora das Graças, ambas dão acesso à Santa. “Estas vias encontram-se abandonadas com pedras soltas, buracos e o mato está invadindo as ruas, causando preocupação nos moradores”, alertou.

Nei Cabral

O vereador Nei Cabral sugeriu a realização de melhorias na via de ligação entre os bairros Tucholka e Fragatas, bem como serviços de recuperação nas ruas dos bairros Nhapindazal, Tucholka e Fragatas, visando melhorar a segurança e a trafegabilidade dos moradores locais, que merecem uma especial atenção por parte do Poder Executivo.

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.