Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara solicita melhorias no trânsito, na coleta de lixo, nas comunidades do interior e no agendamento de consultas especializadas

por RAFAELLA publicado 03/08/2022 10h13, última modificação 03/08/2022 10h13

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

Durante a Sessão Ordinária do dia 02 de agosto, os vereadores apresentaram nove indicações ao Executivo. Os pedidos oriundos da população foram aprovados por unanimidade de votos. Somente neste ano, os vereadores já encaminharam à Prefeitura 157 indicações.

JOSÉ RONALDO FERREIRA

O 1º Secretário José Ronaldo Ferreira apresentou indicação solicitando ao Executivo estudos a fim de adequar a legislação municipal à Lei Federal nº 14.285/2021, que permite a regularização de edificações às margens de cursos e corpos d’água em áreas urbanas. A nova lei, conforme o vereador, modificou o Código Florestal e repassou aos municípios o poder de normatizar essas edificações, prevendo, no Plano Diretor e na Lei de Uso e Ocupação do Solo, os limites das áreas de preservação permanente marginais de qualquer curso d’água natural em área urbana.

JOSÉ RONALDO FERREIRA E HELIO DE MELLO

Os vereadores José Ronaldo Ferreira e Helio de Mello sugeriram a instalação de placas a fim de identificar as comunidades do interior do município. “A identificação das localidades é imprescindível para localização dos moradores, principalmente na entrega de correspondências, bem como para o acesso de outras pessoas que se deslocam pela zona rural e necessitam destas informações”, justificaram os parlamentares.

TERESINHA MIRANDA VERES

Teresinha Miranda Veres sugeriu ao Executivo uma ação de divulgação acerca dos horários de atendimento e da documentação necessária para o agendamento de consultas especializadas através da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de evitar transtornos e desperdício de tempo aos pacientes que utilizam o serviço. Conforme ela, se faz necessária também a adequação do local, com a instalação de uma cobertura na parte externa, com o objetivo de oferecer mais segurança e dignidade a quem aguarda atendimento.

Veres solicitou também que seja verificada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as condições da realização da coleta no lixo pela empresa contratada, tendo em vista que em muitas vias o recolhimento não está sendo realizado, mesmo com a taxa sendo paga pelos moradores, o que vem originando transtornos e reclamação por parte da população.

VERA GABARDO

A vereadora Vera Maria Gabardo solicitou a instalação de placas de sinalização na Rua Goiás, na Vila São João, tornando, se possível, a via preferencial. “O pedido é uma reivindicação do morador Sr. João Maria Padilha de Andrade e visa oferecer mais segurança aos moradores e a quem transita pelo local”, justificou. Vera também sugeriu uma avaliação para possíveis melhorias no trânsito da Rua Trajano Gracia, próximo à oficina do Conde, visto que mesmo com a rotatória, muito motoristas ultrapassam a velocidade permitida, colocando em risco os pedestres, além de dificultar a entrada de clientes nos estabelecimentos comerciais. Por fim, a vereadora ainda pediu a retirada do meio fio (saliência), em frente ao Panka Materiais de Construção, em ambas as esquinas, a fim de melhorar e tornar mais seguro o trânsito no local.

ALCIDES CEZAR PINTO

Alcides Cezar Pinto sugeriu, à secretaria competente, a realização de melhorias com cascalhamento e patrolamento na Rua Nicanor Vasconcelos de Souza, no bairro Choma. O pedido partiu da moradora Sra. Patrícia Boron. Recomendou também a manutenção urgente da estrada principal da comunidade de Assungui, no trecho que liga Irati ao município de Fernandes Pinheiro, próximo à residência da família Basílio.

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

(Acompanhe as discussões do Expediente pelo site www.irati.pr.leg.br no ícone Sessões Gravadas)