Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara solicita melhorias no interior e requer informações sobre o Estar e os atendimentos oncológicos

Câmara solicita melhorias no interior e requer informações sobre o Estar e os atendimentos oncológicos

por RAFAELLA publicado 15/03/2023 09h45, última modificação 15/03/2023 09h50
Câmara solicita melhorias no interior e requer informações sobre o Estar e os atendimentos oncológicos

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

   Durante a 5ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura realizada no dia 14 de março, os vereadores apresentaram 10 indicações ao Executivo e dois pedidos de informação. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste ano, já foram apresentadas pelos parlamentares 73 indicações e 11 requerimentos. A maioria dos pedidos são para melhorias nas estradas rurais e vias urbanas.

DR. JOÃO HENRIQUE DUARTE

   O vice-presidente Dr. João Henrique Duarte apresentou indicação solicitando o envio de convite ao Senhor Raimundo Gnatkowski, Secretário Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, a fim de que compareça a esta Casa de Leis e faça uso da Tribuna Popular, com o intuito de discorrer e prestar esclarecimentos acerca do Projeto de Lei nº 006/2023, que institui o programa “Porteira Adentro”, especialmente no que se refere aos questionamentos apresentados através do Requerimento (Pedido de Informações) nº 007/2023. A data poderá ser agendada de acordo com a disponibilidade do convidado e a critério da Mesa Diretora desta Casa de Leis, sugerindo-se que a participação ocorra na próxima Sessão Ordinária (21/03/2023), a fim de evitar maiores atrasos na apreciação do Projeto.

   O Vereador também sugeriu a realização de melhorias na Escola Rural Municipal Cerro da Ponte Alta, com a substituição de portas e rodapés danificados, janelas e vidros quebrados, a fim de proporcionar um ambiente com mais qualidade e segurança para alunos, professores e funcionários da mencionada instituição de ensino. Por fim, ainda recomendou ao Executivo serviços de patrolamento e cascalhamento nas estradas da comunidade de Pirapó e adjacências, as quais estão em péssimas condições de conservação, necessitando de recuperação com urgência, considerando o início do período da safra agrícola e a necessidade de boas condições de trafegabilidade para escoamento da produção.

VERA GABARDO

   A 2ª Secretária, Vera Maria Gabardo, sugeriu que sejam tomadas providências necessárias para abertura da Rua Cambé, no bairro Vila Raquel, pois a via já está delimitada e possui denominação, sendo, no entanto, necessária a adequação da mesma a fim de possibilitar o acesso dos moradores e proprietários de imóveis. “Também no bairro Vila Raquel, se faz necessária a realização de serviços de limpeza e manutenção dos bueiros existentes nas vias, visando oferecer mais segurança a quem transita pelo local”, alertou. Vera ainda solicitou a colaboração da Guarda Municipal, através da presença de viaturas e efetivos nas proximidades das agências bancárias, nas datas de pagamento de aposentados e pensionistas, com o intuito de proporcionar mais segurança aos idosos nos dias que recebem seus benefícios.

TERESINHA MIRANDA VERES

   Teresinha Miranda Veres sugeriu a instalação de cobertura no ponto de ônibus localizado na Rua Nossa Senhora de Fátima, ao lado da Igreja Adventista. Este pedido, segundo ela, se faz urgente e necessário, pois a falta de cobertura tem causado transtornos aos usuários do transporte público, que se veem obrigados a aguardar a chegada do ônibus expostos ao sol forte e à chuva.

Alcides Cezar Pinto

   O 1º Secretário Alcides Cezar Pinto sugeriu a realização de melhorias na Vila Rural. “Conforme o morador Sr. Eduardo Alvez, em dias de chuva, as ruas ficam intransitáveis em alguns trechos da Vila, além disso, existe um bueiro entupido há muito tempo. Também foi solicitada atenção especial para um dos pontos de ônibus, que está com a cobertura danificada”, afirmou. Recomendou melhorias no prolongamento da Rua Coronel Pires, que vai da obra do Senac até a antiga Usicon. “A estrada está precária, precisando de manutenção”. Por fim, apresentou requerimento solicitando informações acerca do Estacionamento Regulamentado – ESTAR: “Qual valor arrecadado no exercício de 2022? - Qual o valor arrecadado pelo Município com a regularização de infrações de trânsito? - Solicito um relatório detalhado com a discriminação da destinação dos recursos arrecadados através do Estacionamento Regulamentado. - Como está a implantação do Sistema de Estar Digital previsto na Lei Municipal nº 4921/2021? - Quantas reuniões o Conselho de Trânsito de Irati fez no ano de 2022? - Solicito cópia das atas com as votações das reuniões. - Quantas reuniões foram feitas no ano de 2023 para discutir e melhorar a trafegabilidade do trânsito de Irati? - Por que existem várias discussões paralisadas?”

HELIO DE MELLO

   O vereador Helio de Mello sugeriu a realização de serviços de manutenção nas estradas das localidades rurais: Faxinal do Rio do Couro (patrolamento), Cerro até Palmital (patrolamento e reposição de cascalho em alguns trechos), Faxinal dos Da Luz (cascalhamento e abertura de bueiro, a pedido do morador Edinor Bertão), Pinheiro Machado (patrolamento e reposição de cascalho em alguns trechos), Linha E do Itapará (patrolamento e reposição de cascalho em alguns trechos), Linha B de Gonçalves Junior (patrolamento e reposição de cascalho em alguns trechos), Rio do Couro (patrolamento e cascalhamento nas estradas dentro da comunidade, onde os moradores têm encontrado dificuldade de transitar), Linha Pinho (próximo à propriedade de Arlete Brigina e também à estrada do Sr. Mariano Urbanski, onde residem famílias com idosos que necessitam com frequência se deslocar para tratamento médico). Também indicou a permanência do profissional técnico em enfermagem no período integral na Unidade Básica de Saúde do Rio do Couro, onde, com frequência os moradores necessitam de atendimento (injeção, curativos) e não há profissional nesta unidade de saúde, principalmente no período da tarde. Ainda segundo Helio, a UBS atende também outras comunidades e, já há algum tempo, o técnico em enfermagem só tem comparecido nos dias em que há atendimento médico, permanecendo no mesmo período. “A presente solicitação vem sendo apresentada desde antes da profissional concursada que atendia se aposentar, o que ocorreu no ano de 2020”.

   Helio também apresentou requerimento ao Executivo e à 4ª Regional de Saúde solicitando informações: “Quantos pacientes da 4ª Regional de Saúde e por município estão aguardando na fila para encaminhamento para os hospitais para tratamento oncológico em Curitiba? - Como está sendo realizada a distribuição dos pacientes entre os hospitais? - Quantos pacientes foram encaminhados nos últimos 12 meses para cada hospital em Curitiba? - Qual o tempo médio de espera para que o código de transação seja realizado? - Por quais os motivos os pacientes da 4ª Regional de Saúde não estão recebendo o código de transação do Hospital Erasto Gaertner, tendo em vista que foi montada uma unidade avançada do referido Hospital na cidade de Irati, para evitar que os pacientes precisem se deslocar para Curitiba para realizar alguns procedimentos e segundo notícias, 75% dos pacientes de oncologia da 4ª Regional estão sendo atendidos em Irati, fato este, que não está acontecendo”.

   As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)

 

NAVEGUE AQUI

     HOLERITE ELETRÔNICO