Câmara solicita melhorias nas comunidades do interior e requer informações sobre os pacientes com diagnóstico de Diabetes Tipo 2
Durante a 14ª Sessão Ordinária do 2º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 11 de novembro, os vereadores apresentaram sete indicações e um requerimento ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos.
MARCELO DUDA
O vereador Marcelo Duda apresentou indicação solicitando que a Administração Pública Municipal proceda à regularização da documentação referente ao imóvel localizado no Cemitério Jardim das Paineiras, bem como promova sua devida inclusão no patrimônio municipal, a fim de que a verba oriunda de emenda parlamentar possa ser efetivamente aplicada na construção da Capela Mortuária do bairro Rio Bonito, atendendo aos requisitos legais e garantindo a execução da obra em benefício da comunidade. Também sugeriu que sejam adotadas medidas para melhorar a organização e o fluxo das Consultas Especializadas, estabelecendo, quando possível, um sistema que permita o atendimento alternado entre pacientes classificados como "preferência/prioridade" e "normal", com o objetivo de proporcionar maior agilidade no atendimento, considerando que muitos usuários possuem compromissos profissionais, necessitam cumprir horários de trabalho e realizar suas refeições, enfrentando longas esperas até serem atendidos. Por fim, ainda recomendou que sejam adotadas providências referentes ao atendimento de pacientes residentes no interior do município que se deslocam até o Posto de Saúde e, ao chegarem, encontram-se em condição de saúde fragilizada, necessitando de atendimento imediato. “Considerando que, em diversas situações, as fichas de consulta médica já se encontram esgotadas, indica-se que o responsável pela unidade de saúde estabeleça contato imediato com a Secretaria Municipal de Saúde, especificamente com o Ambulatório Ildefonso Zanetti, a fim de garantir a reserva de uma ficha para atendimento, nos casos em que se configurar uma possível pré-emergência, visando assegurar que nenhum paciente em situação de risco fique sem assistência, especialmente aos moradores das áreas rurais que enfrentam maiores dificuldades de deslocamento”, alertou.
DR. JOÃO HENRIQUE SABAG DUARTE
Dr. João Henrique Sabag Duarte sugeriu que sejam tomadas providências quanto ao descarte irregular de resíduos sólidos na via pública localizada atrás da empresa Yazaki, a qual também dá acesso aos fundos do Parque Industrial, o que tem contribuído para a formação de um lixão a céu aberto, causando transtornos aos trabalhadores, moradores e empresas próximas, além de representar riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Apresentou requerimento também solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Quantos pacientes com diagnóstico de Diabetes Tipo 2 estão atualmente cadastrados na rede pública municipal, recebendo acompanhamento pelas unidades de saúde? Quais os critérios utilizados para a distribuição dos aparelhos e das tiras de monitoramento glicêmico destinados às pessoas com Diabetes Tipo 2?’, questionou.
JOÃO LEUCH
João Leuch sugeriu a realização estudo técnico para a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nas localidades de Palmital, Faxinal dos Neves e Rio Preto. “Tais unidades são de suma importância, pois permitirão que as mencionadas comunidades sejam atendidas de maneira adequada e satisfatória pelas equipes da Saúde da Família (ESF), garantindo maior acessibilidade aos serviços básicos de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores”, justificou. Também recomendou melhorias em parte da Rua Sebastião Miranda Bueno, especialmente nos trechos próximos ao acesso à BR-153, os quais apresentam buracos e valetas, comprometendo o deslocamento seguro dos usuários que precisam acessar a Rodovia.
JOÃO LEUCH E LEOMAR
Os vereadores João Leuch e Leomar Jacumasso solicitam melhorias no bueiro localizado na estrada da Colônia Rio Bonito, nas proximidades da residência do Sr. Fernando Pachude, pois o mesmo não está suportando a vazão da água, mesmo em períodos de chuva de pequeno volume, ocasionando o transbordamento sobre o leito da estrada e impedindo a passagem de veículos, causando transtornos e oferecendo riscos à segurança de todos que transitam pelo local. “Ao longo da mesma estrada, se faz necessária também a realização de serviços de patrolamento e aplicação de cascalho, pois a mesma se encontra em condições precárias, dificultando o trânsito e agravando a insegurança viária”, alertaram.
As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





