Câmara solicita diversos serviços para melhorias nas comunidades do interior e na área urbana
Durante a 11ª Sessão Ordinária do 1º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 22 de abril, os vereadores apresentaram 21 indicações e três requerimentos ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste ano, os vereadores já apresentaram 250 indicações e 30 requerimentos ao Executivo.
HELIO DE MELLO
O Presidente Helio de Mello apresentou indicação sugerindo a construção de quadras de areia nas comunidades de Itapará e Rio do Couro, as quais carecem de espaços adequados para a prática de atividades esportivas e recreativas, especialmente pelos alunos das instituições de ensino das citadas localidades. Também indicou a construção de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) em Guamirim e Itapará, com o objetivo de atender à crescente demanda por vagas na educação infantil nos referidos Distritos e garantir o acesso à educação de qualidade para crianças de 0 a 5 anos. Helio ainda solicitou a realização de pavimentação asfáltica nas duas quadras ainda não contempladas da Rua Dr. José Augusto da Silva, melhoria de grande importância para a mobilidade urbana e para os moradores da região. “Cabe ressaltar que as duas quadras mencionadas já estão contempladas no programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – da Caixa Econômica Federal, o que garante os recursos necessários para a execução da obra, que, contudo, até o presente momento, não foi iniciada”, enfatizou. Por fim, o Presidente sugeriu serviços de limpeza e dragagem do Rio Caçador, em Gonçalves Junior (afluente do Rio das Antas) mantendo a qualidade da água e a tranquilidade dos moradores que residem nas suas proximidades.
SILVANA E TERESINHA
As vereadoras Silvana Rzepka e Teresinha Miranda Veres sugeriram a realização de estudo técnico com o objetivo avaliar e propor melhorias no trânsito nas imediações da Unidade de Pronto Atendimento, localizada na Vila São João. “Justifica-se a solicitação devido ao intenso fluxo de ambulâncias e caminhões na região, o que tem gerado preocupação quanto à segurança dos pedestres, especialmente em razão da proximidade da UPA com a Escola João Paulo II – CAIC, considerando que a movimentação de veículos pesados, especialmente em horários de entrada e saída de alunos, coloca em risco a integridade de crianças, pais, profissionais da educação e demais membros da comunidade que frequentam a referida instituição de ensino”, alertaram. Também indicaram melhorias na Rua Coronel Sabóia, bem como nas demais vias públicas do bairro Canisianas, com o intuito de garantir maior conforto e segurança à população, além de contribuir para o desenvolvimento urbano do bairro. As vereadoras recomendaram ainda melhorias na entrada do Posto de Saúde do Distrito de Guamirim, tornando mais seguro e adequado o acesso ao local, que é bastante utilizado pelos moradores. E, por fim, solicitaram reparos no asfalto, pintura de sinalização viária e implantação de travessia elevada na Rua Leonardo Bora, no bairro Rio Bonito, em frente ao Colégio Estadual João de Mattos Pessoa, melhorando as condições de segurança e trafegabilidade da via mencionada, onde há grande circulação de estudantes, pais e servidores da educação.
TERESINHA MIRANDA VERES
A vereadora Teresinha Miranda Veres sugeriu serviços de cascalhamento na Rua Padre Delile Ribeiro Pinto, no bairro Canisianas, a qual está bastante danificada por falta de manutenção. “O pedido é uma solicitação da moradora Salete, representando todos os cidadãos que residem no local”, relatou.
SYBIL DIETRICH
A 1ª Secretária Sybil Dietrich sugeriu a realização de estudos para implantação de via elevada ou lombada na Rua Angelim Mosele, com intuito de reduzir a velocidade dos veículos e garantir a segurança do trânsito. Também apresentou requerimento solicitando informações sobre a situação atual do Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) realizado no bairro Pedreira, que visa regularizar e efetivar a titulação dos imóveis aos moradores. “Quais os prazos para finalização dos trâmites? Quais outros bairros estão em processo de regularização e os prazos para a finalização dos respectivos processos?”, indagou.
MARCELO DUDA
O vereador Marcelo Duda sugeriu manutenção, com cascalho, na extensão da Rua dos Cedros, localizada no bairro Santo Antônio, especialmente nas proximidades do número 11, contribuindo para a melhoria da mobilidade, segurança e qualidade de vida dos munícipes da região. Também recomendou a realização de estudos para a viabilidade de implantação de uma travessia elevada na Rua Ubirajara de Campos esquina com a Rua das Acácias, no Bairro Rio Bonito (próximo ao Cemitério Jardim das Paineiras), visando aumentar a segurança no local e colaborar para a redução da velocidade dos veículos, promovendo uma maior tranquilidade aos pedestres e motoristas e diminuindo os riscos de acidentes.
ALCIDES CEZAR PINTO
Alcides Cezar Pinto sugere melhorias na segurança do Cemitério da Vila São João, com ampliação da iluminação, reforço na altura dos muros e instalação de câmeras de monitoramento, visando garantir a integridade do local, proporcionando segurança aos frequentadores e moradores da região e respeito aos espaços de memória e contemplação. Também indicou a instalação de uma nova placa indicativa de acesso ao Bairro Vila Raquel, pois a atual é bastante antiga e está com a pintura apagada, dificultando a visualização por parte dos moradores, visitantes e entregadores. Por fim, sugeriu melhorias na Rua Benedito de Moraes, localizada no Bairro Stroparo. “A solicitação atende ao pedido da moradora Regina dos Anjos, que relata diversos problemas enfrentados pelos moradores da via, o que compromete a segurança e a qualidade de vida da população local”, justificou. O vereador ainda apresentou requerimento solicitando informações: “Há previsão de celebração de novos convênios com o DEPPEN (Departamento de Polícia Penal) para utilização da mão de obra dos presos da cadeia pública na realização de atividades laborais supervisionadas, possibilitando a ocupação produtiva do tempo de cumprimento de pena e contribuindo para a ressocialização dos envolvidos?”, questionou.
LEOMAR JACUMASSO
O vereador Leomar Jacumaso sugeriu a realização de serviços de patrolamento, cascalhamento e alargamento da estrada de Guamirim à Campina do Guamirim e à Água Quente, a qual está em péssimas condições, necessitando de melhorias com urgência. Também recomendou serviços de patrolamento, cascalhamento e alargamento na estrada de Guamirim à Fazenda Gomes, a fim de oferecer melhores condições de deslocamento e segurança a quem transita pelo local.
SELMO VIEIRA
O Vice-presidente Selmo Vieira sugeriu a realização de melhorias na Rua Purpurata, localizada no Conjunto Cruzeiro do Sul, especialmente nas proximidades do CMEI, visando atender à solicitação da população local, que sofre com as más condições da via, que possui inúmeros buracos que comprometem a segurança de motoristas e pedestres. Indicou também a execução da ligação entre os bairros Lagoa e Vila Raquel, utilizando a Rua Purpurata como via de acesso. “O pedido se justifica devido à grande demanda das famílias residentes nos bairros mencionados, especialmente das que possuem filhos em idade escolar e enfrentam dificuldades de locomoção para acessar a Escola. A abertura da via proporcionará um trajeto mais curto, seguro e eficiente, garantindo melhores condições de mobilidade e qualidade de vida à população local”, justificou. Solicitou ainda que sejam adotadas providências junto aos responsáveis pelo convênio com a Itaipu, visando garantir que todas as famílias da comunidade de Monjolo sejam devidamente atendidas com o abastecimento de água, especialmente aquelas que, até o momento, não foram contempladas com o ponto de água atualmente em implantação. Por fim, sugeriu a realização de serviços de cascalhamento nas estradas da comunidade de Monjolo, diante das constantes reclamações dos moradores locais, que vêm enfrentando sérios transtornos devido à falta de manutenção nas vias. O vereador ainda apresentou requerimento solicitando informações sobre “qual a previsão e o prazo para conclusão final da rede de distribuição de água na comunidade de Monjolo (Concorrência 90014/2024 - Convênio 4110706/2023 Itaipu)? Quantas famílias estão sendo beneficiadas? - Por qual motivo algumas famílias não tiveram acesso à distribuição de água?”, questionou.
As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





