Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara solicita diversas melhorias na área urbana e estradas do interior

Câmara solicita diversas melhorias na área urbana e estradas do interior

por RAFAELLA publicado 15/02/2023 11h05, última modificação 15/02/2023 11h03
Câmara solicita diversas melhorias na área urbana e estradas do interior

As indicações foram aprovadas por unanimidade de votos

Durante a 2ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura realizada no dia 14 de fevereiro, os vereadores apresentaram 13 indicações ao Executivo e um pedido de informação. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos.

ALCIDES CEZAR PINTO

O 1º Secretário Alcides Cezar Pinto apresentou indicação solicitando patrolamento e cascalhamento urgente nas estradas da Coloninha de Baixo no Guamirim. O pedido, segundo ele, partiu da moradora Ana Rendacki Ribas, que registrou por meio de fotos as péssimas condições das estradas. O vereador também pediu melhorias nas Ruas Irmã Helena Olek e Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães, no bairro São Francisco. “Ambas as vias são movimentadas e se encontram bastante esburacadas por falta de manutenção. Os moradores estão tendo prejuízos nos veículos por conta das valetas no asfalto. O pedido foi feito pela moradora Maria Heloísa Kavilhuka”, afirmou.

Alcides sugeriu ainda à Comissão Municipal de Trânsito a implantação de sinalização na esquina da Rua Manoel Cruz do Nascimento com a Rua Bahia. “Segundo informações dos moradores, carros atravessam a preferencial no local em alta velocidade por falta de sinais de trânsito. O pedido partiu da moradora Edineia Floriano Bello”. Indicou também em nome da moradora Marisete Fátima Ribeiro, o conserto ou a construção de uma nova ponte entre as comunidades do Guamirim e Arroio Grande. E, por fim, solicitou o envio de um convite ao Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), a fim de que compareça a esta Casa de Leis e faça uso da Tribuna Popular, com o intuito de discorrer sobre os trabalhos, ações e projetos realizados pela Associação.

DR. JOÃO HENRIQUE DUARTE

O vice-presidente Dr. João Henrique Sabag Duarte apresentou um requerimento solicitando que sejam prestadas informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Quais ações estão sendo realizadas e quais medidas estão sendo tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde para a prevenção e combate à dengue?”, indagou.

LEOMAR JACUMASSO

O vereador Leomar Jacumasso solicitou o envio de um ofício à Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, requerendo esclarecimentos e providências, com urgência, em relação às frequentes ocorrências de falta de água no Loteamento João Paulo II, situação que vem causando incômodo e transtorno aos moradores.

LEOMAR JACUMASSO E WILSON KARAS

Os vereadores Leomar Jacumasso e Wilson Karas apresentaram indicação sugerindo serviços de cascalhamento e patrolamento nas estradas rurais de Gonçalves Junior à Volta Grande, Volta Grande ao Mato Queimado e Rio Preto, Volta Grande à Campina de Gonçalves Junior e Boa Vista do Pirapó, visando oferecer melhores condições de trafegabilidade aos moradores das referidas comunidades. Também indicaram serviços de patrolamento na Linha C de Gonçalves Junior, onde melhorias se fazem necessárias com urgência; serviços de patrolamento nas estradas da Linha Ordenança e Linha B até a Campina de Gonçalves Junior; e a recuperação do bueiro existente na serra da Linha Velha de Gonçalves Junior, em frente à propriedade do Sr. Augusto Sautchuk, a fim de que o escoamento da água das chuvas ocorra de maneira adequada e não cause transtorno a quem reside nas proximidades.

VERA GABARDO

A 2ª Secretária Vera Maria Gabardo indicou, a pedido dos moradores, a realização de serviços de roçada nos terrenos próximos à UBS e na entrada do Conjunto Joaquim Zarpelon, pois o aparecimento de cobras, está deixando os moradores preocupados. Também sugeriu a instalação de tampas nas bocas de lobo existentes na Rua Sebastião Rosa, no bairro Alto da Glória II, as quais encontram-se abertas, causando perigo, principalmente às crianças que passam pelo local.

TERESINHA MIRANDA VERES

A vereadora Teresinha Miranda Veres apresentou indicação solicitando ao Executivo que seja disponibilizado um funcionário para realizar serviços de reparos e manutenção dos parques, praças e academias ao ar livre, a fim de preservar e evitar maiores estragos e prejuízo no uso de tais locais e seus equipamentos.

As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.