Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara solicita apoio de deputado para pavimentação asfáltica da estrada que liga os distritos de Gonçalves Junior até o Itapará

por RAFAELLA publicado 17/11/2021 11h37, última modificação 17/11/2021 11h37

(Foto: Prefeitura de Irati)

Durante a Sessão Ordinária do dia 16 de novembro, os vereadores apresentaram cinco indicações ao Executivo. Os pedidos que atendem os anseios da comunidade foram aprovados por unanimidade de votos. Neste ano de 2021, os vereadores já encaminharam à Prefeitura 11 requerimentos e 328 indicações.

JOSÉ RONALDO FERREIRA

O 1º Secretário José Ronaldo Ferreira solicitou ao Executivo a realização de pavimentação asfáltica da Rua Guilherme Rech Filho, situada no loteamento Pavelski. O pedido, conforme abaixo-assinado anexo, se trata de uma reivindicação dos moradores e comerciantes locais, que visam melhorar a acessibilidade e a qualidade de vida dos mesmos.

ALCIDES CEZAR PINTO

Alcides Cezar Pinto apresentou indicação solicitando à Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico estudos para que como parte das atividades recreativas dos finais de semana, os pedalinhos do Parque Aquático voltem a funcionar, possibilitando aos iratienses e turistas passeios no lago. Alcides também sugeriu à Iratran, a pedido dos munícipes, que o pagamento das multas e dos blocos do Estacionamento Regulamentado – Estar possa ser realizado por meio de PIX ou cartão facilitando aos usuários, que muitas vezes enfrentam dificuldades para realizar os pagamentos.

HELIO DE MELLO

O Presidente Helio de Mello solicitou o envio de ofício à Deputada Federal Leandre Dal Ponte, agradecendo os relevantes serviços prestados à nossa cidade e região, em especial à atenção dada na questão da saúde e assistência social. Aproveitando a oportunidade, Helio solicitou à Deputada apoio e empenho para destinação de recursos através de emenda parlamentar para construção de um refeitório na Escola Municipal Olavo Anselmo Santini que funciona em dualidade administrativa com o Colégio Estadual do Campo de Rio do Couro, atendendo atualmente 16 comunidades, e não dispõe de um espaço adequado para que os alunos possam lanchar e realizar suas refeições.

Helio também apresentou indicação solicitando o envio de ofício ao Deputado Federal Evandro Roman agradecendo os relevantes serviços prestados em prol da nossa cidade com a destinação de recursos e emendas nas mais diversas áreas. “Notáveis são os investimentos realizados com a pavimentação asfáltica ligando a comunidade do Pinho de Baixo com a BR 277. Diante do exposto, solicitamos sua atenção e empenho na destinação de recursos para a pavimentação asfáltica da estrada municipal que liga os distritos de Gonçalves Junior até o Itapará. Um trecho de aproximadamente 30 Km, que atenderá mais de 20 comunidades e cerca de 500 famílias. Com certeza melhorará, além da segurança e da trafegabilidade dos usuários, a qualidade de vida de todos que residem nesta região”, justificou.

Mello ressaltou ainda que esta região possui três escolas municipais e dois colégios estaduais; quatro postos de saúde (transporte de médicos e demais profissionais para atenderem aos programas); trata-se de região turística contendo a Cachoeira do Itapará, Cachoeira do Cadeadinho, Caverna do Canhadão, Fonte de Água de São João Maria, Pousada Daneliv, Chácara Kanarski (área de camping) e turismo religioso: 13 igrejas católicas sendo destas, quatro no rito ucraniano com realização da Romaria Penitencial em Itapará, onde há participação de diversas cidades do Estado e Santa Catarina. “É uma região extremamente agrícola, produzindo anualmente diversas toneladas de fumo (tabaco), soja, milho, trigo, feijão, diversos produtores de leite; possui olaria, armazéns e comércios locais; área de reflorestamento (pinus e eucalipto); o transporte escolar é utilizado por quase 100% dos alunos diariamente, e a referida estrada, além da ligação entre os dois Distritos (Gonçalves Junior e Itapará), liga também os municípios de Irati e Inácio Martins e facilita o acesso a Prudentópolis”, afirmou.

Os pedidos foram comentados e reforçados pelos vereadores durante a discussão do Expediente. Aprovadas por unanimidade de votos, as solicitações foram encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.