Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara solicita ao Executivo que impeça o aumento abusivo na conta de água

Câmara solicita ao Executivo que impeça o aumento abusivo na conta de água

por RAFAELLA publicado 02/05/2019 10h45, última modificação 02/05/2019 10h44
Câmara solicita ao Executivo que impeça o aumento abusivo na conta de água

Cinco indicações e um requerimento foram aprovados por unanimidade de votos

Os vereadores apresentaram na Sessão Ordinária do dia 30 de abril, cinco indicações e um pedido de informações ao Executivo. Todas as solicitações, que foram bastante elogiadas, discutidas e comentadas foram aprovadas por unanimidade de votos.

O 1º Secretário José Bodnar, sugeriu a edição de um Decreto impedindo o aumento abusivo da tarifa de água e esgoto por conta da SANEPAR, já que se trata de uma concessão pública de exploração de serviços e de acordo com a Lei Federal nº 8.987/1995, em seu artigo 29, prevê a obrigatoriedade da homologação do aumento das tarifas por conta do CONCEDENTE no caso a Prefeitura e ainda a inflação oficial anual pelo IPCA foi de apenas 3,75%, justificando dessa maneira, o impedimento desse reajuste exorbitante nas contas de água e luz. O vereador lembrou ainda que a população não é contra o reajuste, desde que seja um reajuste condizente com a realidade do povo. Bodnar encaminhou em anexo a indicação uma minuta do Decreto sugerido e cópia da Lei Federal nº 8.987/1995.

Nivaldo Bartoski solicitou que seja refeita, com urgência, a ponte na comunidade de Lageadinho sentido Colônia São Lourenço, próxima da residência do Sr. José Skiba. Conforme ele, o pedido partiu do morador da localidade Sr. Antônio Schereida, que relatou as inúmeras dificuldades dos usuários da referida ponte.

Roni Surek apresentou indicação sugerindo melhorias, como implantação de rede de esgoto e pavimentação asfáltica na Rua Miguel Agulham Junior (travessa com a Rua Alberto Rebesco), localizada no Jardim Virgínia. Também solicitou melhorias no Cemitério da Vila São João: “reforma e ampliação da capela mortuária; limpeza e construção de calçadas nas ruas do cemitério; calçadas nos passeios no entorno do cemitério”. As medidas, segundo ele, se fazem necessárias tendo em vista que o local semanalmente recebe um número considerável de visitantes e o atual estado de conservação de suas dependências é precário.

O Suplente Alceu Hreciuk sugeriu a realização de reparos no telhado da Unidade Básica de Saúde do Pirapó, pois segundo relato do enfermeiro Augustinho, que trabalha no local, algumas salas já precisaram ser interditadas em razão das infiltrações existentes. Hreciuk também apresentou um requerimento solicitando informações sobre a empresa terceirizada que faz trabalho para o pátio de máquinas. Buscou saber quantos caminhões e quantas máquinas atuam nos trabalhos; onde trabalham e quais os valores já foram pagos à empresa nesta gestão.