Câmara solicita ao Executivo a criação das Salas “Lilás” e “Multissensorial” no Pronto Atendimento Municipal
Durante a 14ª Sessão Ordinária do 1º Período do 1º Ano da 28ª Legislatura realizada no dia 13 de maio, os vereadores apresentaram 22 indicações e dois requerimentos ao Executivo. As solicitações feitas em nome da população foram aprovadas por unanimidade de votos. Somente neste ano, os vereadores já apresentaram 309 indicações e 36 requerimentos ao Executivo.
ALCIDES CEZAR PINTO
Alcides Cezar Pinto solicitou a criação de uma vaga de parada rápida (15 minutos) na Rua Albino Grigoletti, bairro Canisianas, em frente ao ponto comercial nº 60. O pedido, que tem como objetivo facilitar e garantir maior rotatividade, atende uma reivindicação tanto dos comerciantes da área quanto dos consumidores. Sugeriu ainda que sejam tomadas providências quanto à ausência de escoamento de água pluvial na Rua Dr. Armando Van Der Laars, o que tem causado alagamentos recorrentes em dias de chuva, prejudicando o tráfego de pedestres e veículos, além de oferecer riscos à saúde e segurança dos moradores da região. “A solicitação é um pedido do Sr. Tiago Boruch, representando os moradores locais, que já realizaram protocolos na Ouvidoria, porém até o momento não houve solução efetiva”. Também solicitou o envio de um convite ao departamento de transportes da Secretaria Municipal de Educação, a fim de um representante do setor compareça a Casa de Leis fazer uso da Tribuna Popular, com o intuito de discorrer sobre o trabalho realizado nas linhas dos ônibus transporte escolar.
TERESINHA MIRANDA VERES
A vereadora Teresinha Miranda Veres solicita o envio de um convite à Sra. Denise Dietrich, Presidente da ANAPCI – Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati, a fim de que compareça a Casa de Leis para fazer uso da Tribuna Popular, com o intuito de discorrer sobre as ações e atividades da instituição. A parlamentar também apresentou requerimento solicitando informações, que devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Quem é o supervisor responsável pela coleta de lixo orgânico, funcionário da empresa contratada pelo município para prestar este serviço? Quais atividades o supervisor desempenha? Quantos caminhões estão realizando a coleta de lixo orgânico? Como é realizado o controle mensal dos funcionários que trabalham na coleta de lixo orgânico? Seja fornecida cópia do contrato de prestação de serviço de coleta de lixo orgânico. Quem realiza e quem é o responsável pela coleta verde no Município?”, questionou.
SELMO VIEIRA
O vice-presidente Selmo de Lima Vieira sugeriu que sejam adotadas providências no sentido de assegurar o repasse regular e pontual dos recursos destinados ao Hospital Erasto Gaertner, especialmente os valores correspondentes ao piso salarial nacional dos profissionais de enfermagem, pois os atrasos tem causado sérios prejuízos, afetando a condição financeira e a dignidade profissional da categoria. Também indicou serviços de drenagem e/ou fechamento de buraco existente na lateral da Rua João Filipak, no bairro Fragatas. “Conforme relato da moradora Sra. Marisa, no local há acúmulo constante de água, favorecendo a proliferação de insetos, moscas e pernilongos, o que pode representar risco à saúde pública, incluindo a possibilidade de focos de dengue, razão pela qual a situação demanda atenção imediata para prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida dos moradores da região”, alertou. Selmo ainda sugeriu a realização de reparos na Rua 3 Pinheiros, em frente ao número 36, onde há um buraco causado pelo afundamento do asfalto, onde já foram registrados casos de veículos e até crianças que caíram no local, o que agrava ainda mais a urgência da intervenção. “Ressalta-se que um ofício foi encaminhado à Prefeitura no mês de janeiro deste ano, porém, até o presente momento, nenhuma providência foi tomada”, justificou. Por fim, o vereador requereu que, em conjunto com os órgãos de segurança pública, sejam avaliadas medidas para proibir o uso e a entrada de garrafas de vidro nos campos de futebol do município, especialmente durante a realização de partidas. “No último sábado, durante uma partida realizada no campo do Clube Olímpico, ocorreu um grave incidente que culminou em uma briga generalizada. O tumulto foi iniciado após o arremesso de uma garrafa de vidro contra a cabeça de um integrante de uma das equipes e o objeto causou ferimentos e gerou revolta entre os jogadores e torcedores presentes, comprometendo a segurança do evento e colocando em risco a integridade física dos envolvidos. A fim de evitar novos episódios dessa natureza, propomos que seja estudada a implementação de medidas de segurança que impeçam o ingresso de recipientes de vidro nos locais de prática esportiva”, alertou.
MARCELO DUDA
O vereador Marcelo Duda sugeriu que a Secretaria Municipal de Saúde analise a viabilidade de implantação do envio de mensagens via WhatsApp pela “Casa Verde”, como forma complementar de comunicação aos pacientes acerca do agendamento de consultas especializadas e exames, considerando que muitos pacientes não conseguem atender chamadas telefônicas durante o horário comercial, seja por estarem trabalhando ou por outras limitações. “O envio de mensagens pelo WhatsApp permite uma comunicação mais ágil e com maior chance de ser visualizada pelo paciente, contribuindo para a redução de faltas em atendimentos e melhor aproveitamento da agenda médica”, justificou. Também indicou que seja realizada uma análise da viabilidade técnica e orçamentária para celebração de aditivo contratual com acréscimo de valor, visando a conclusão das obras de calçamento nas ruas Ubirajara de Campos e Domingos da Luz, ambas localizadas no bairro Rio Bonito, investimento de extrema importância para garantir acessibilidade, segurança e melhor mobilidade urbana para os moradores e pedestres que transitam pelas referidas vias. Solicitou ainda a pintura das faixas de pedestres vias públicas do Bairro Planalto, onde praticamente nenhuma rua conta com sinalização adequada; serviços de limpeza e a roçagem da vegetação que vem crescendo ao redor da Escola Plínio Anciutti Pessoa, localizada no bairro DER, pois o mato alto nas proximidades tem causado transtornos à comunidade escolar; e a construção de um abrigo coberto e adequado para os pacientes que aguardam transporte na Secretaria Municipal de Saúde, especialmente para aqueles em tratamento médico fora do domicílio (TFD), que nas madrugadas, enfrentam frio e chuva. “A construção de um espaço apropriado, com cobertura, assentos e iluminação, garantirá dignidade, conforto e segurança aos usuários do sistema público de saúde, refletindo o respeito da Administração Municipal pelos seus cidadãos”.
LEOMAR JACUMASSO
Leomar Jacumasso apresentou indicação agradecendo o atendimento à Indicação nº 114/2025, apresentada em 11 de março de 2025, a solicitou-se que fossem equipadas as cozinhas das Capelas Mortuárias das comunidades de Gonçalves Júnior e Guamirim, visando melhor atender a população, bem como a instalação de ventiladores, proporcionando maior conforto aos usuários desses espaços. Também sugeriu a substituição da ponte de madeira existente na localidade de Água Fria, divisa com o município de Prudentópolis, por uma ponte de concreto. Por fim, recomendou melhorias, com patrolamento e cascalhamento, nas estradas das comunidades de Caratuva I, Caratuva II, Pinho de Cima, Pinho de Baixo até São Miguel, e também na estrada de Pinho de Baixo até Barro Preto, garantindo a segurança e a mobilidade dos moradores das comunidades, além de melhorar significativamente a qualidade de vida local.
DR. JOÃO HENRIQUE, TERESINHA E ALCIDES
Os vereadores Dr. João Henrique Sabag Duarte, Teresinha Miranda Veres e Alcides Cezar Pinto solicitaram a criação, no Pronto Atendimento Municipal, da "Sala Lilás", espaço destinado ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de vulnerabilidade, proporcionando acolhimento sigiloso e protegido, evitando o constrangimento das vítimas ao circularem por diferentes setores do PAM. “Ainda, no mesmo local, sugeriram a criação da “Sala Multissensorial”, espaço para, com sensibilidade, acolher, acalmar e estimular crianças atípicas, proporcionando mais conforto aos pacientes e às suas famílias, além de otimizar a atuação da equipe de atendimento”, justificaram.
DR. JOÃO HENRIQUE DUARTE
Dr. João Henrique Sabag Duarte Indicação nº 305/2025 sugeriu serviços de recuperação asfáltica na Rua Souza Naves, tendo em vista as péssimas condições da via, que se encontra totalmente esburacada, com formação de valetas no pavimento, dificultando o tráfego de veículos e colocando em risco a segurança de motoristas e pedestres. Também apresentou requerimento solicitando informações, as quais devem ser encaminhadas a esta Casa de Leis no prazo legal disposto na Lei Orgânica: “Relação das propriedades rurais cadastradas no Município de Irati para fins de incidência do ITR, nos anos de 2024 e 2025; Valores arrecadados pelo Município, no mesmo período, referentes ao ITR; Está sendo cumprido o disposto na Lei Municipal nº 5.034, a qual determina que a totalidade dos recursos provenientes do ITR seja destinada ao Fundo Municipal de Apoio às Estradas Rurais – FUNDESTRADAS? Seja fornecida relação das obras, serviços e manutenções executadas com recursos oriundos do FUNDESTRADAS, discriminando valores, localidades atendidas e datas de realização”.
SILVANA E SELMO
Os vereadores Silvana Teresinha Rzepka e Selmo de Lima Vieira sugeriram a realização de reforma e estruturação das lombadas no bairro Engenheiro Gutierrez, onde as mesmas estão em condições irregulares, com desníveis e superfícies que dificultam o tráfego, ocasionando até mesmo o risco de danos aos veículos. “Em diversos pontos, os carros estão constantemente enroscando nas lombadas, o que além de gerar transtornos diários, coloca em risco a segurança de motoristas e pedestres”, alertaram.
SILVANA RZEPKA
A vereadora Silvana Teresinha Rzepka sugeriu a inclusão da Travessa Engenheira Márcia Luiza Cenci, localizada no Loteamento Nazle Mansur, no cronograma de obras de pavimentação asfáltica. “Recentemente, foi dado início às obras na Rua Pedro Waidzik, e, apesar de a Travessa Engenheira Márcia Luiza Cenci já ter sido medida previamente, os moradores foram informados, pelo responsável da empresa executora, de que a via não será contemplada com a pavimentação, se tornando a única do bairro sem receber a melhoria. Diante disso, solicita-se com urgência a análise e a inclusão da referida rua nas obras de pavimentação em andamento, garantindo equidade e atendendo às justas reivindicações da comunidade local”, requer. Também indicou a instalação de uma lombada na Rua Prefeito Alcides Boese, com o intuito de promover maior segurança viária, prevenir acidentes e contribuir para o controle da velocidade dos veículos que transitam pela via, especialmente em trechos de maior circulação de pedestres. E, por fim, recomendou a implantação de uma lombada na via de acesso ao CMEI Professor José Maria Orreda, visando à segurança das crianças, pais, servidores e demais transeuntes que circulam diariamente pelo local.
As indicações apresentadas foram aprovadas por unanimidade de votos e encaminhadas ao Executivo, que deverá tomar as providências cabíveis.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)





