Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara reforça importância de medidas preventivas contra o Covid-19

Câmara reforça importância de medidas preventivas contra o Covid-19

por RAFAELLA publicado 19/11/2020 10h55, última modificação 19/11/2020 10h59

A Câmara Municipal de Irati em parceria com o Executivo vem reforçando junto a população os cuidados em relação ao covid-19, tendo em vista, o aumento considerável de casos nos últimos dias. Os vereadores estão orientando as pessoas sobre medidas simples que fazem a diferença e podem prevenir a disseminação do vírus.

Na última Sessão Ordinária da Câmara, o Presidente Nei Cabral demonstrou preocupação em relação aos casos que vêm aumentando no município. “Precisamos nos cuidar, cuidar um do outro, usar álcool gel, máscara e segurar os tradicionais churrascos e aglomerações. Temos condições de contornar esta situação, mas precisamos do bom senso de todos. Os casos estão aumentando e isso significa um relaxamento dos cuidados”, alertou Nei.

A Mesa Diretora alerta: “Se você tem anemia, problemas respiratórios, é fumante de longa data, gestante, hipertenso, diabético, possui doença crônica ou tem mais de 60 anos você é do grupo de risco. Previna-se: evite ao máximo sair de casa; adie viagens, evite locais com aglomeração de pessoas e ambientes; lave sempre as mãos com água e sabonete líquido ou higienize com álcool gel 70%; evite tocar os olhos, nariz e boca; use lenço descartável para assoar o nariz e ao tossir ou espirrar apoie no cotovelo, nunca nas mãos; abra as janelas e mantenha os ambientes ventilados; não compartilhe copos, talheres e objetos pessoais”. Os cuidados são os mesmos para quem não é do grupo de risco.

“Se você tem sintomas de gripe ou resfriado fique em casa por 14 dias para evitar a contaminação de outras pessoas. Faça repouso e siga as medidas de higiene para reduzir o risco aos seus familiares”, destacam os vereadores. A Secretaria de Saúde de Irati informa que, ao fazer exames para Covid-19 em laboratórios particulares em Irati, seja PCR, sorologia ou antígeno, caso o resultado dê positivo, imediatamente o serviço de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Irati é notificado. “A pessoa não precisa e nem deve se deslocar a uma Unidade Básica de Saúde, ou ao serviço de Vigilância Epidemiológica, para buscar orientações e sim, PERMANECER EM CASA, aguardando o contato de algum responsável pelo monitoramento, no número de telefone fornecido no exame”.

“Perdemos vidas, é muito triste para as famílias, essa doença vem e leva”, lamentou o Presidente na última Sessão, reforçando as recomendações do prefeito Jorge Derbli sobre os cuidados que as pessoas precisam ter. “O município tem tomado as medidas cabíveis, mas precisamos da ajuda de todos para que a doença não se alastre cada vez mais”, alertou Nei.