Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara participa do Lançamento do Programa Cidade Amiga do Idoso

Câmara participa do Lançamento do Programa Cidade Amiga do Idoso

por RAFAELLA publicado 26/10/2021 11h12, última modificação 26/10/2021 11h12
Câmara participa do Lançamento do Programa Cidade Amiga do Idoso

Presidente Helio de Mello durante a sua explanação no evento

Representando a Câmara Municipal, o Presidente Helio de Mello e as vereadoras Vera Gabardo e Teresinha Miranda Veres participaram ontem (25), na Associação dos Servidores Públicos, do Lançamento da Década do Envelhecimento Saudável e do Programa Cidade Amiga do Idoso de Irati. O evento contou com a participação do prefeito Jorge Derbli, da Secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, da Deputada Federal Leandre Dal Ponte, do Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Fernandes Toninho Costa, do representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) da OMS no Brasil, Bernardino Vitoi, entre outras autoridades. O evento faz parte das ações intersetoriais que vêm sendo realizadas para incluir o município na Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.

O Programa da Cidade Amiga do Idoso tem a finalidade de incentivar os municípios a adotarem medidas para o envelhecimento saudável, garantindo qualidade de vida da pessoa idosa. Desde 2008, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem certificado as cidades que adaptam suas estruturas e serviços para que sejam acessíveis a idosos e promovam a inclusão desta população. Desta forma, Irati fará parte de uma rede global focada em melhorar a qualidade de vida no envelhecimento, composta por 44 países, 1.141 cidades, 14 redes, envolvendo mais de 262 milhões de pessoas. Irati será a 13ª cidade no Paraná, com um Plano Municipal que envolve todo o trabalho de políticas públicas para a pessoa idosa em que estão inseridos o Complexo Social Cidade do Idoso, o Condomínio do Idoso e outros serviços prestados pela Assistência Social e demais setores do poder público, privado e sociedade civil.

Durante o evento, o Presidente Helio de Mello parabenizou a Secretária Sybil, a Deputada Leandre e o prefeito Jorge pelo bom trabalho que vêm realizando em prol da nossa gente. “O envelhecimento é uma questão que envolve todos os setores, e o Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa será justamente voltado à todas as idades, devendo melhorar as condições de saúde e aumentar a participação entre as populações que estão envelhecendo. Ao mesmo tempo, assegura que os idosos tenham segurança, proteção e cuidados adequados quando precisarem de assistência. Pensar no envelhecimento saudável é pensar na qualidade de vida de toda a nossa população”, afirmou o Presidente.