Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara participa de reunião na Unicentro sobre a instalação do IML em Irati

Câmara participa de reunião na Unicentro sobre a instalação do IML em Irati

por RAFAELLA publicado 17/05/2021 15h50, última modificação 17/05/2021 16h12
Câmara participa de reunião na Unicentro sobre a instalação do IML em Irati

Prefeito Jorge, Presidente Helio, Deputado Emerson e Reitor Fábio

Continuando as discussões acerca da instalação do Instituto Médico Legal em Irati, na manhã desta segunda-feira (17), representando a Câmara o Presidente Helio de Mello participou na Unicentro de uma reunião com o Reitor da Universidade - Professor Fábio Hernandes e Diretores, Deputado Estadual - Emerson Bacil, Prefeito - Jorge Derbli e secretários, Delegado de Irati - Paulo César Eugênio Ribeiro, Presidente da Aciai - Elias Sidnei Mansur, representantes do Conseg e assessores de deputados estaduais.

Novamente, o Deputado Emerson Bacil falou sobre o projeto técnico do IML, que será construído em Ponta Grossa e replicado em Irati. Bacil também reforçou a importância da união de forças estaduais e municipais para que este projeto se concretize. O Deputado discorreu sobre o seu requerimento apresentado no dia 8 de junho de 2020 ao Governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, Coronel Rômulo Marinho Soares, solicitando a instalação do IML em Irati, pedido, que teve apoio de 14 deputados. “Falamos neste assunto do IML há mais de 10 anos, e agora temos um projeto assegurado pela UEPG. Temos mais deputados envolvidos e essa força dentro de Irati e região fará com que consigamos tirar esse projeto do papel”.

O Reitor da Unicentro - Professor Fábio Hernandes disse que a ideia é somar. “Sobre a cessão do terreno dentro da Universidade ainda não nos reunimos com os Conselhos Superiores, mas já adianto que necessitaríamos de uma nova entrada no campus para o IML. Diariamente circulam muitos estudantes e pacientes das clínicas, não comportaria mais o trânsito do IML, teríamos que fazer num lugar mais reservado, com acesso exclusivo. Sabemos da importância do Instituto para Irati e região e somos parceiros enquanto universidade”, destacou.

O prefeito Jorge Derbli reafirmou a importância de unir forças. “Precisamos mobilizar os nossos deputados e caso seja necessário fazer um novo acesso na Unicentro, nos colocamos a disposição. Acredito que poderíamos fazer em um lugar mais reservado, com acesso pela BR 153. Se não der certo de fazer na Universidade, também estamos dispostos a procurar um terreno, assim como fizemos com a Delegacia Cidadã. Porém, acredito que na Unicentro, ficaria bem boa a logística, por se tratar de um local bem centralizado, próximo dos demais municípios”, afirmou.

O Presidente Helio de Mello desabafou em relação a esta luta que se arrasta há anos. “Precisamos aproveitar este momento, temos espaço na Unicentro, um projeto pronto e deputados querendo investir. Enquanto Presidente da Câmara, na próxima semana, entregarei ao Governo do Estado, por intermédio do Deputado Emerson, um ofício com a assinatura de todas as Câmaras da região manifestando apoio a esta causa. O problema é nosso, mas é a soma de esforços de cada um que fará a diferença. Agradeço o empenho da universidade, do prefeito e do deputado”.

O posto do IML além de Irati, atenderá os municípios de Inácio Martins, Ipiranga, Imbituva, Ivaí, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Guamiranga.