Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo participa da entrega de sementes de feijão às associações de produtores

por RAFAELLA publicado 05/09/2019 09h55, última modificação 06/09/2019 10h10
"Uma grande e importante ação para o desenvolvimento da área rural do município", elogiou o Presidente

Durante o uso da palavra, Nei elogiou esta grande e importante ação para o desenvolvimento da área rural do município

Representando o Legislativo, o Presidente Nei Cabral esteve no dia 3 de setembro participando na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais da entrega de 44 sacas de sementes de feijão para as associações de produtores que fazem parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). 14 associações foram contempladas.

A entrega das sacas de sementes foi promovida em parceria pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar da Prefeitura de Irati, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

“Trata-se de semente nova, de 1ª geração. Não é feijão que teve excedente de produção, é semente mesmo, e isso representa um alto custo que o produtor não terá que arcar”, afirmou o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski. Conforme o secretário, o objetivo da distribuição é que os produtores contemplados criem um campo de produção de sementes. “O processo, será devidamente acompanhado e assessorado pelos técnicos da Emater, do Iapar e também da Secretaria de Agricultura”, afirmou.

O analista de Ciência e Tecnologia do Iapar de Ponta Grossa, Henrique Luiz da Silva, explica que “a importância da entrega destas sementes, através do Governo do Estado, é o seu valor genético muito alto. Para os produtores que estão recebendo este material, será uma oportunidade de ter um importante acréscimo genético em sua propriedade, com ganho potencial de produção e de qualidade de grão excepcional. Dificilmente um produtor tem acesso direto a uma semente básica”.

O Presidente Nei Cabral, que reside no interior e conhece a realidade dos produtores rurais ficou satisfeito com a ação, que beneficia diretamente as comunidades. “Agora os produtores poderão multiplicar estas sementes e ter um ganho tanto para comercialização como para consumo próprio. Uma importante parceria da Secretaria com o Iapar, Conselho de Desenvolvimento Rural, Seab e Emater, que vem motivar e auxiliar os nossos produtores proporcionando melhor qualidade e maior quantidade de produção”, elogiou o Presidente colocando a Câmara a disposição de todos os envolvidos nesta grande e importante ação para o desenvolvimento da área rural do município.

(Assessoria Câmara Municipal com informações da SECOM)