Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores parabenizam as Mulheres e reforçam a importância da participação feminina na política

por RAFAELLA publicado 08/03/2023 14h25, última modificação 08/03/2023 14h23

Os Vereadores usaram a palavra-livre da Sessão Ordinária do dia 7 de março para cumprimentar as Mulheres pelo dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A espera da data, a Procuradora da Mulher - Vereadora Vera Maria Gabardo, decorou o hall de entrada da Câmara e reforçou a importância da participação feminina na política.

Teresinha Miranda Veres, disse que não poderia deixar de cumprimentar e dar os parabéns a todas as Mulheres pelo dia 8 de março. “Espero que esse dia seja marcado com muita alegria e todo reconhecimento que vocês merecem. Me sinto honrada em representar a sensibilidade, a força, a coragem e a perseverança da mulher neste Legislativo”, afirmou Teresinha deixando uma mensagem: “Mulheres lutem pelos seus sonhos e movam o mundo com suas forças, vocês são muito especiais. Parabéns e Feliz Dia da Mulher a todas”.

A Procuradora da Mulher, Vera Gabardo, relembrou os números do último pleito eleitoral de 2020. “Tivemos em Irati 171 candidaturas às vagas de vereadores e deste número, apenas 64 eram mulheres, representando 37%, porém, das 10 vagas uma mulher, a Teresinha se elegeu. Logo em seguida, eu assumi também uma vaga no Legislativo porque fiquei na 1ª suplência do Partido Verde. E, felizmente, diferente dos outros anos, tivemos inúmeras mulheres na suplência, um grande avanço”, contou Vera dizendo ainda que a Casa de Leis contará a partir do dia 15 de março, pelo período de 31 dias, com mais uma mulher, visto que a Genilse deverá assumir a vaga no lugar do Helio, que sairá de licença. “Se aumentarmos o número de mulheres na política, tornamos maior a nossa capacidade de representar a parcela feminina da população, garantindo direitos e condições de vida cada vez mais justas e igualitárias. A única maneira que nós mulheres temos de conquistar mais espaço é nos mostrando mais ativas e participativas. É no envolvimento político que mostramos o quanto estamos preparadas e conscientes, e prontas para defender nossos direitos e vencer o machismo. Vamos juntas ocupar nossos lugares de fato e de direito. Viva as Mulheres”.

José Ronaldo Ferreira afirmou que o Dia da Mulher é todo dia. “Parabéns Vera pela dedicação e decoração aqui na casa para o Dia 8 de Março. Registro toda nossa consideração às mulheres, o homem é fortalecido quando tem uma mulher do lado dele”, comemorou.

Helio de Mello parabenizou as mulheres, as guerreiras, aquelas que lutam pelos seus direitos, que não se acomodam e estão sempre em busca dos seus espaços, daqueles que sempre foram delas por direito na sociedade. “O meu abraço, carinho respeito e consideração a todas Elas. No mês de março, mês das mulheres, me licencio para dar oportunidade para mais uma mulher na Casa de Leis, fazendo jus também aos votos que a Genilse recebeu, os quais me ajudaram na eleição”, comentou.

Dr. João Henrique Duarte enfatizou a importância do mês de março. “Apesar do dia 8 ser uma data comemorativa, se faz necessário reflexão sobre este Dia que trata de um reflexo histórico no qual as mulheres buscavam igualdade salarial e, infelizmente, até hoje ainda há inúmeros episódios de violência doméstica, preconceito de gênero e desigualdade no mercado de trabalho. Neste sentido, parabenizo todas as mulheres pela coragem, determinação e disposição, pois muitas realizam dois turnos de trabalho, o trabalho fora de casa, e após o expediente, o trabalho do lar. Além disso como legislador estou à disposição para elaboração de projetos de lei e outros mecanismos, que possam ajudar as mulheres no combate a todos os tipos de violência ou discriminação de gênero”, salientou.