Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara inaugura Galeria de Ex-Presidentes

Câmara inaugura Galeria de Ex-Presidentes

por RAFAELLA publicado 21/12/2022 11h09, última modificação 21/12/2022 11h09
Câmara inaugura Galeria de Ex-Presidentes

Ex-presidentes, filho de vereador Nei Cabral (in memoriam) e prefeito Jorge Derbli

A Câmara Municipal de Irati inaugurou nesta terça-feira (20 de dezembro), a Galeria de Ex-Presidentes, idealizada pelo Presidente Helio de Mello com a aprovação da Mesa Diretora. O espaço, localizado no hall de entrada da Câmara, presta homenagem aos ex-presidentes do Legislativo. Além dos ex-representantes, o filho do vereador Nei Cabral (in memoriam) e o prefeito Jorge Derbli também marcaram presença.

A Galeria, de acordo com Helio, preserva a história política do município, valoriza os que fizeram e ainda fazem parte dela e reconhece os relevantes serviços prestados pelos parlamentares no exercício dos seus mandatos. “Todos nós fizemos história dentro do Legislativo. É fundamental que as novas gerações conheçam e saibam quem participou desta construção”, enfatizou.

Representando os ex-presidentes, Sidnei Jonaldo Jorge, parabenizou a Câmara pela iniciativa. “Um espaço importante de reconhecimento daqueles que ajudaram a construir a história de Irati. A memória de uma instituição ou de um povo representa uma importante fonte de ensinamentos”, afirmou.

O prefeito Jorge Derbli disse que a história de uma cidade se dá por meio de pessoas, e esta galeria imortaliza a trajetória de todos que contribuíram para o desenvolvimento do município. “Ficam as construções, pontes e obras na construção civil, e as pessoas se vão, mas essa lembrança  imortaliza os ex-presidentes, assim como na Prefeitura estão eternizados os ex-prefeitos. Nossos, filhos, netos e bisnetos poderão conhecer mais sobre a história do nosso povo”, parabenizou.

O espaço conta com 11 quadros de ex-presidentes desde o biênio 2001-2002 quando ocorreu a mudança da Câmara para o prédio atual. Estão registrados em fotos: Eugênio Demczuk (2001-2002); Luís Antônio Andreassa (2003-2004); Antônio Roberto Cequinel (2005 – 2006); Marcelo da Luz Rodrigues da Anunciação (2007 – 2008); Sidnei Jonaldo Jorge (2009 – 2010); Laudelino Antônio Filipus (2011 – 2012); Amilton Komnitski (2013 – 2014); Vilson Menon (2015 – 2016); Helio de Mello (2017 – 2018); Valdenei Cabral da Silva (2019-2020) e Helio de Mello (2021-2022). Os demais ex-presidentes, desde o início da história do Parlamento Municipal, também estão registrados, mas sem fotos.

Os retratos e registros das autoridades políticas contêm o nome e o período da gestão de cada um. Localizados no hall de entrada da Casa, ficarão à disposição da população e escolas para visitações e registros.