Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara homenageia profissionais iratienses

Câmara homenageia profissionais iratienses

por RAFAELLA publicado 05/11/2020 14h05, última modificação 05/11/2020 14h18
Os projetos de lei aprovados instituem “Dias Municipais Comemorativos” para profissionais e trabalhadores iratienses no Calendário Oficial de Eventos do Município
Câmara homenageia profissionais iratienses

Eduardo Glinski - Médico Veterinário

Nas últimas semanas, a Câmara aprovou por unanimidade de votos seis projetos de lei que homenageiam profissionais e trabalhadores iratienses. De autoria do vereador Roni Surek, as proposituras estabelecem ‘Dias Municipais Comemorativos” que passam a constar no Calendário Oficial de Eventos do Município.

Os projetos aprovados instituem no Calendário Oficial do Município o “Dia Municipal do Médico Veterinário”; “Dia Municipal do Engenheiro Florestal e do Engenheiro Ambiental”; “Dia Municipal do Técnico Florestal”; “Dia Municipal do Nutricionista e do Engenheiro de Alimentos”; “Dia Municipal do Engenheiro Agrônomo e do Técnico Agrícola” e o “Dia Municipal do Educador Físico”.

Os "Dias Comemorativos" propostos têm como objetivo homenagear e celebrar o trabalho e as ações destes profissionais na sociedade. O “Dia Municipal do Médico Veterinário”, deverá ser comemorado, anualmente, no dia 04 de outubro, Dia de São Francisco de Assis. Conforme a propositura, os veterinários merecem reconhecimento pois são responsáveis por cuidar da saúde dos animais, ajudar na diminuição da propagação de zoonoses e ainda auxiliar na preservação da saúde da população.

O “Dia do Engenheiro Florestal e do Engenheiro Ambiental será celebrado, anualmente, no dia 17 de julho, considerando a relevante contribuição do setor, tanto para o papel econômico quanto social, através da dedicação e colaboração destes profissionais que preservam e aumentam a produtividade dos recursos naturais. Da mesma forma, o “Dia Municipal do Técnico Florestal” deverá ser comemorado no dia 23 de outubro.

O “Dia do Nutricionista e do Engenheiro de Alimentos” será celebrado, no dia 20 de outubro. De acordo com o projeto, estes profissionais merecem reconhecimento pois contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população, trazendo mais saúde e bem-estar.

No dia 30 de março, conforme o projeto de lei aprovado, será comemorado o “Dia do Engenheiro Agrônomo e do Técnico Agrícola”, responsáveis por ajudar a potencializar as capacidades de produção da agricultura do município, auxiliando no planejamento e execução da agropecuária. E por fim, no dia 6 de março, será celebrado o “Dia do Educador Físico”, data que contribui para a valorização da categoria, cuja atividade vai muito além da preocupação com a forma física.

Os órgãos competentes municipais deverão organizar em conjunto com conselhos de classe, associações, sindicatos, empresas e outras instituições da esfera pública e privada, atividades e eventos alusivos às datas instituídas em reconhecimento a estes profissionais. Os projetos aprovados por unanimidade de votos pelos parlamentares, seguem para sanção do prefeito, que deverá fazer justas e merecidas homenagens a estes profissionais que diariamente ajudam a escrever a história de Irati.