Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara homenageia profissionais da enfermagem do município

Câmara homenageia profissionais da enfermagem do município

por RAFAELLA publicado 30/06/2022 10h35, última modificação 30/06/2022 10h34
A homenagem concedida reconhece os relevantes trabalhos prestados por estes profissionais da linha de frente, os quais aceitaram o desafio de enfrentar a maior pandemia dos últimos séculos
Câmara homenageia profissionais da enfermagem do município

Enfermeiro Agostinho e autores da Moção de Aplausos

Na noite do dia 28 de junho, os vereadores Jorge Luiz Zen, Nei Cabral, Wilson Karas e Leomar Jacumasso entregaram Moção de Aplausos aos profissionais da enfermagem do município, reconhecendo o trabalho prestado na linha de frente durante a pandemia da Covid-19. A Moção foi aprovada por unanimidade de votos pelos vereadores e prestigiada por profissionais da saúde.

A homenagem se justifica pelos relevantes trabalhos prestados por estes profissionais da linha de frente, os quais aceitaram o desafio de enfrentar a maior pandemia dos últimos séculos e ainda, aproveitando a oportunidade, honrar o Dia Mundial dos Profissionais de Enfermagem celebrado no dia 12 de maio e ao Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem comemorado no dia 20 de maio. O Presidente Helio de Mello registrou a satisfação da Câmara em homenagear os profissionais da enfermagem do município, os quais assumem papel decisivo no cuidado e promoção da qualidade de vida da população, sendo a base da saúde pública.

Em nome dos autores da Moção, Jorge Luiz Zen disse que entre todas as competências do seu mandato certamente essa Moção será uma das mais marcantes, “pois é uma honra como parlamentar homenagear heróis que estiveram na linha de frente da maior pandemia dos últimos séculos. Neste período o mundo todo percebeu a necessidade dos enfermeiros, que choravam junto com a dor dos familiares daqueles que não conseguiram se salvar. Trabalhavam abatidos e exaustos, mas não desistiam, mesmo acabados fisicamente continuavam firme enfrentando a guerra como verdadeiros heróis”, reconheceu Jorge citando a frase da Deputada Leandre Dal Ponte: “quando a enfermagem é valorizada todos nós ganhamos. Os mais ricos e os mais pobres, porque todos nós um dia vamos precisar de alguém da enfermagem do nosso lado”. Zen agradeceu ao prefeito e a vice e a Câmara pela importante atuação durante a pandemia em prol dos profissionais da saúde e dos empresários. “Em meu nome e de todos os meus eleitores registro agradecimentos também aos familiares dos profissionais da enfermagem que morreram durante o enfrentamento dessa doença. Vocês jamais serão esquecidos”.

Representando os homenageados, o enfermeiro Agostinho Vanderlei Basso agradeceu a oportunidade de representar esta importante categoria. “Agradecemos a Câmara pela acolhida e aprovação desta Moção. Falar de enfermagem é falar da minha própria vida, são 32 anos nesta profissão que aprendi amar e fazer dela minha razão de acordar todos os dias desde o dia 14 de maio de 1990, quando entrei como voluntário na Santa Casa de Irati.  Falar de enfermagem é falar de gente que cuida de gente, uma das profissões mais antigas da humanidade. É falar das mulheres, mães, muitas delas arrimo da família, esposas, filhas e profissionais capacitadas, mais de 93% dos profissionais desta área são mulheres. Falar de enfermagem é falar de ciência, de conhecimento científico que envolve estudos, dedicação e inovações e exige constante aperfeiçoamento. É falar de arte, pois requer devoção exclusiva e preparo rigoroso assim como a obra de qualquer pintor ou escultor. É uma grande engrenagem que move a saúde pública e privada do país. Mesmo com medo, assumindo riscos, a enfermagem não recuou e permaneceu firme na pandemia. Não somos anjos, não temos dom especial e não temos mãos abençoadas, tudo isso é técnica, é profissionalismo, somos capacitados, treinados e estudamos muito para exercer esta profissão. Enfermagem é gente que gosta de gente, o povo quer ser olhado nos olhos, as vezes um sorriso cura mais que uma prescrição. Em nome de todos os profissionais agradecemos a homenagem à nossa categoria”.

Os proponentes da honraria entregaram certificados de Moção de Aplausos aos representantes das equipes de enfermagem das instituições de saúde públicas e privadas do município. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem e reconhecimento mediante aplausos. Helio reafirmou que a honraria representa o reconhecimento à importância da valorização e incentivo destes profissionais que revelaram ao mundo a relevância da profissão durante a pandemia.