Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara homenageia Pedro Betezek com nome de Praça na Vila São Pedro

Câmara homenageia Pedro Betezek com nome de Praça na Vila São Pedro

por RAFAELLA publicado 16/04/2025 10h55, última modificação 16/04/2025 11h03
Câmara homenageia Pedro Betezek com nome de Praça na Vila São Pedro

Praça da Vila São Pedro que receberá a denominação

   Na Sessão Ordinária do dia 15 de abril, os vereadores aprovaram em segunda votação, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 009/2025, que denomina a Praça Pública, localizada no bairro Vila São Pedro, de “Praça Pedro Betezek”. De autoria do Presidente Helio de Mello, o projeto faz justa e merecida homenagem ao Pedro (in memoriam), que dedicou parte da sua vida à caridade e ao desenvolvimento e bem estar da população da Vila São Pedro.

   Conforme Helio, esta homenagem reconhece e eterniza o legado de Pedro Betezek, filho de Estefano Betezek, natural da Áustria, que chegou ao Brasil e fixou residência na Colônia Marcelino em São José dos Pinhais, onde Pedro nasceu e residiu com seus irmãos Brasílio, Helena, Maria Magdalena, Laurita, Adão e Joana Betezek. Mais tarde, em busca de melhores condições de vida, a família de Pedro se mudou para Fernandes Pinheiro e em 1932 mudaram-se para Irati. “Em Irati, Pedro cursou o ensino médio e trabalhou com seu pai na lavoura e atuou marceneiro e ferreiro fazendo carroças para os lavradores. Na Rua 19 de dezembro, tinham a Casa de Comércio de Derivados e Moinho. Pedro também trabalhou na Oficina Mecânica, na Pecuária (leiteria) e trabalhou como motorista de caminhão, profissão que acabou se aposentando. A aposentadoria nunca foi motivo para parar de trabalhar, pois até os 83 anos atuou, incansavelmente, com dedicação ao loteamento da família na Vila São Pedro. Fez parte como sócio fundador da Cooperativa Agrícola de Irati e foi sócio do Sindicato Rural de Irati”, contou Mello.

    O Presidente relatou ainda que Pedro sempre foi um homem voltado à caridade, nunca deixou uma pessoa que lhe pedisse auxílio, sair sem ao menos dar uma moeda e uma palavra de incentivo. “Doou para o Centro Espírita Jesus e Maria um extenso terreno no Loteamento da Vila São Pedro, com o objetivo de ali construírem uma instituição que abrigasse pessoas carentes. Da mesma forma doou no loteamento da Vila São Pedro outra extensão de terreno para a Prefeitura fazer uma área recreativa com campo de futebol para que as crianças da Vila e redondezas pudessem praticar atividades esportivas, afastando os mesmos da ociosidade”.

     Ainda segundo Helio, Pedro também sempre foi voltado à Filosofia e a Filantropia, dedicando-se à causa Espírita e à Maçonaria, onde desenvolveu um grande trabalho social, reconhecido pelo GOB - Grande Oriente do Brasil-Paraná do qual fazia parte com o cargo de Conselheiro a convite do Grão-Mestre, onde recebeu grandes homenagens e honrarias pelos relevantes serviços prestados à Maçonaria e a comunidade paranaense. “Recebeu no Aniversário de Curitiba de 300 anos, o Prêmio Cidade de Curitiba, concedido pelo vereador Horário Rodrigues da Câmara Municipal de Curitiba, pelo inerente destaque alcançado em Filosofismo Maçônico e Filantropia. Recebeu Placa de Homenagem do Deputado Estadual Marcos V. Isfer pelo trabalho de uma vida dedicada à Maçonaria Paranaense e a comunidade. Como hobby colecionava moedas da época do Império e fazia parte da Sociedade Numismática Paranaense. Sempre participou de cultos religiosos na Igrejas Assembleia de Deus, Presbiteriana e outras, pois era um livre pensador, acreditando que todos os caminhos levam a Deus”.

    A denominação da praça do bairro como “Praça Pedro Betezek” faz justa homenagem a este homem que dedicou sua vida à caridade e à comunidade. “Seu legado de trabalho, dedicação e amor ao próximo merece ser reconhecido e celebrado por todos. Pedro era um iratiense de fato e de coração, pois quando estava em Curitiba ou em outra cidade e encontrava iratienses, era motivo de alegria para conversar sobre sua cidade tão querida”, destacou Helio. O projeto aprovado em duas votações, por unanimidade de votos, segue agora para sanção do prefeito.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)