Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo homenageia a Guarda Mirim de Irati

Legislativo homenageia a Guarda Mirim de Irati

por RAFAELLA publicado 13/10/2022 13h10, última modificação 14/10/2022 10h09
Legislativo homenageia a Guarda Mirim de Irati

Vereadores e integrantes da Guarda Mirim de Irati

Na noite do dia 11 de outubro, os vereadores Helio de Mello, Amauri Cezar Jacumasso, José Ronaldo Ferreira e Leomar Jacumasso entregaram Moção de Aplausos à Guarda Mirim de Irati em reconhecimento as conquistas alcançadas pela banda, que recentemente venceu o 29º Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas. A Moção foi aprovada por unanimidade de votos pelos vereadores e prestigiada pela equipe da Guarda Mirim.

A Banda composta por jovens de 12 a 20 anos participou do Campeonato com 26 alunos, além de quatro pessoas que deram apoio aos músicos. Venceu o 29º Campeonato, na categoria Banda de Percussão Marcial Juvenil, evento organizado pela Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas, que aconteceu no dia 17 de setembro deste ano no Ginásio de Esportes Gilmar Agibert em Prudentópolis. A Banda da Guarda Mirim é Tetra campeã Paranaense.

De acordo com um dos autores da Moção, Presidente Helio de Mello, a homenagem reconhece e homenageia a Guarda Mirim em razão do destaque que vem alcançando a nível nacional representando o município, orgulhando a todos por suas conquistas. “Expressamos nossos agradecimentos à delegação e a todos os envolvidos: diretoria, voluntários, colaboradores e, especialmente, às crianças e adolescentes que integram o projeto, que tem como valores a disciplina, o respeito e a educação”, parabenizou.

Representando os homenageados, José Valdecir de Souza contou um pouco da história da Guarda Mirim e da luta em busca de instrumentos musicais para que as crianças iniciassem com a Banda. “Começamos com poucos recursos e instrumentos antigos. Mas, com o pouco que tínhamos, em 2014, inscrevemos a banda na Confederação Paranaense e ficamos, orgulhosamente, em segundo lugar. Em 2015, com muita ajuda evoluímos nos instrumentos e fomos campeões paranaenses, comprovando o talento das nossas crianças. Em seguida, participamos no Campeonato Nacional, concorremos com grandes bandas do país e mesmo com todas as nossas dificuldades fomos campeões nacional de bandas e fanfarras. Não tem como descrever a emoção da vitória. Depois disso, tivemos muitas conquistas e alcançamos diversos títulos. Hoje, temos instrumentos próprios. No dia 22 de outubro competiremos no Sul Americano em Itapema – SC, em novembro da Copa Irati de Bandas e Fanfarras e em dezembro do Campeonato Nacional em Niterói no Rio de Janeiro. Só temos a agradecer a todos pelo apoio que temos recebido, e em especial à nossa equipe e às nossas crianças pela dedicação”.

José Ronaldo Ferreira também registrou os cumprimentos à equipe e às crianças e lembrou o início da Guarda Mirim no tempo do Zezo e do Cabo Lima, o quanto que batalharam por este projeto. “Somos companheiros da Guarda Mirim e estaremos sempre juntos lutando por suas conquistas. Projetos educativos como este além de elevar nome de Irati por todos os cantos do país o, são importantes para a formação de cidadãos de bem”.

Os proponentes da honraria entregaram certificado de Moção de Aplausos aos integrantes da Banda. Antes de encerrar a solenidade, o Presidente solicitou que em pé, publicamente, os Vereadores externassem a homenagem mediante aplausos. Helio reafirmou que a honraria representa o reconhecimento à importância do relevante trabalho prestado pela Guarda Mirim de Irati, a qual além de orgulhar e engrandecer o nome de Irati, contribui para que seus integrantes tenham grandes oportunidades no futuro e sejam cidadãos de bem.